Sejam todos bem vindos ao nosso artigo! Hoje vamos falar sobre os treinos para os iniciantes na corrida. Vamos falar como você pode sair de uma vida sedentária e em um semestre poder correr uma distância próxima ou superior a 3 km.

Certamente você já se perguntou como certa pessoa consegue correr tanto tempo, ou então já ouviu alguém fazer esta pergunta. As pessoas sedentárias ou que realizam pouca atividade física consideram a corrida como algo que parece inalcançável.

Neste artigo vamos te mostrar que respeitando os seus limites e tendo paciência, em um curto espaço de tempo você poderá se tornar um corredor. A parte mais complicada é justamente estes primeiros momentos, o que chamamos de fase de adaptação.

Vamos tratar com muita cautela deste período onde as pessoas saem das caminhadas e iniciam nas corridas. Neste momento você precisa realizar treinos bem leves e inicialmente curtos, este cuidado servirá para não causar desmotivação.

Principalmente no início de qualquer vivência na corrida, os exercícios intervalados são de extrema eficiência. Como seria isso? Neste período você deve alternar entre pequenos trotes e caminhadas acelerada.

Sugestão de treino de corrida para iniciantes

A nossa sugestão é que você faça 3 minutos de caminhada acelerada e depois 1 minuto de trote leve. Faça 10 repetições desta série e com isso você terá um treino de 40 minutos, mas que não será tão intenso.

Com o passar dos dias de treino, a tendência é que haja uma melhoria do condicionamento físico, sendo necessária fazer uma adaptação na carga de treinamento. Como saber a hora de fazer esta troca?

É muito importante a orientação de um educador físico. Ele será capaz de determinar qual será a hora ideal de diminuir o tempo de caminhada e aumentar o de trote. Este trabalho não deve ser apressado, permitindo uma adaptação saudável do corredor.

É certo que em poucos meses você já será capaz de realizar uma corrida durante os 40 minutos, é importante frisar, que quando falamos corrida, não estamos falando de alta velocidade, mas sim de ritmo bem mais intenso do que um trote leve.

Sugestão de treino de corrida para iniciante

Dicas para iniciar na corrida

Porque pedir ajuda de um educador físico?

A orientação irá te prevenir de excessos e principalmente de realizar exercícios incorretos, tudo isso irá de proteger de possíveis lesões ou situações de risco. Além de tudo isso que falamos, o profissional capacitado irá trabalhar com alongamentos e fortalecimento muscular.

Corrida ajuda a emagrecer?

Se você está pensando em correr visando à redução de peso, você chegou ao esporte perfeito, uma vez que o mesmo é responsável por queimar muitas calorias e manter acelerado o metabolismo após o exercício. Todos estes fatores contribuem e muito para a perda de peso.

Claro que tudo isso só trará resultado se houver uma alimentação balanceada adequada e orientada por algum profissional da área da nutrição.

Apesar de muita gente olhar apenas o benefício da perda de peso, este é apenas um dos benefícios de quem corre. Largar o sedentarismo de lado e correr irá promover melhoria na circulação sanguínea e adaptações positivas no sistema respiratório.

A melhoria do condicionamento físico trará diversos benefícios nas tarefas do dia a dia, uma vez que você terá mais fôlego, por exemplo, para subir escadas.

Pequenas mudanças podem mudar Sua classificação na pirâmide do exercício físico, fugir do sedentarismo faz bem. Busque informações sobre pratica de exercício e melhore sua saúde sempre!

Estamos chegando ao final deste artigo e esperamos que tenham entendido a importância do exercício físico na sua vida. Lembre-se de antes de iniciar qualquer atividade física, o primeiro passo é passar por uma avaliação médica e seguir as instruções de um profissional qualificado.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.