Depois de vencer a luta contra a balança e eliminar aquelas gordurinhas indesejadas chegou o momento de manter o corpo da maneira que sempre desejou, ou ainda melhorá-lo com o aumento de massa muscular magra.

O grande problema neste ponto é que muitas pessoas investem na musculação e nem sempre conseguem atingir o objetivo, uma situação bastante desanimadora não é mesmo? No artigo de hoje vamos trazer dicas valiosas de como aumentar sua massa magra e manter sempre o corpo em forma.

Qual a importância dos exercícios físicos?

Sem sombra de dúvidas, a maneira mais eficiente de adquirir e/ou aumentar a massa magra é através dos treinamentos físicos, mas quais treinamentos são estes? A resposta é simples, musculação e treinamentos funcionais.

Segundo especialistas, é necessário que a pessoa treine pelo menos 3 vezes por semana, mas o ideal seriam 5 vezes por semana, lembrando-se sempre de dar prioridade para atividades que promovam o movimento do corpo todo.

Como definir as repetições e quantidade de séries?

Este ponto é chave no sucesso do seu treinamento, mas para isso você precisa de uma ajuda de um profissional capacitado, somente ele terá a informação precisa da carga necessária e como deverá ser as sessões de treino para cada pessoa e cada objetivo.

Existem diferenças da musculação para homens e mulheres?

Estudos comprovam que existem diferenças no ganho muscular entre os gêneros, geralmente o homem consegue obter massa muscular com mais facilidade em relação às mulheres, isso acontece pelo alto nível de testosterona, que é o hormônio que estimula a massa muscular.

Uma dica valiosa para as mulheres é que dediquem ao máximo nos treinos de maior intensidade no período em que estão ovulando, mas porque isso? A resposta é que neste período, as mulheres possuem mais força, ou seja, conseguirá fazer exercícios mais intensos.

Treino para ganhar massa muscular

Como ganhar massa magra rápido?

E as pessoas que ainda estão acima do peso?

Para aqueles que não atingiram o peso ideal, os especialistas indicam exercícios físicos que tenha sua iniciação com sessões de treinos visando à melhoria da estabilização do corpo e amplitude das articulações, o que geralmente é alcançado através dos exercícios funcionais.

Outro grande aliado é a utilização de exercícios físicos praticados na piscina, por exemplo, natação e hidroginástica. Este tipo de atividade é ótimo para pessoas acima do peso, uma vez que eles não necessitam de impacto das articulações.

Alimentação adequada

Neste ponto é onde muitas pessoas colocam tudo a perder, mesmo aquelas que se esforçam muito nos treinos, dedicam de verdade, se não houver uma alimentação correta, não vai conseguir aumentar a massa magra como queria.

Para conseguir o aumento de massa magra, será necessário ingerir muitas fibras e proteínas. Mas cada pessoa precisa de uma quantidade ideal para cada tipo de objetivo, sendo assim, mais do que nunca, torna-se indispensável à orientação de um nutricionista.

Na sequência deste artigo vamos listar várias coisas que você pode fazer no seu dia a dia e durante o seu treino, visando favorecer seu objetivo de aumentar a massa magra.

  • Inicie os treinamentos trabalhando todos os grupos musculares no mesmo dia. Faça isso 3 vezes por semana, sendo que entre cada sessão, você descanse 48 horas.
  • Após as sessões de treino, você deve ingerir 2 vezes mais carboidratos do que proteínas.
  • Para ganhar massa muscular é importante realizar o exercício até a falha muscular.
  • Tomar pelo menos 3 litros de água diariamente.
  • Coma muitas frutas e vegetais durante o dia.
  • Alimentação com proteínas de qualidade, encontrada em alimentos como: comer frango, carne magra, peixe e claras de ovos.
  • Jamais treine como fome, pois o corpo irá degradar o seu músculo como fonte de energia.
  • Realize sempre movimentos completos. Está é a melhor forma de estimular o tamanho do músculo.
  • É necessário descansar pelo menos 8 horas por noite para obter a recuperação ideal.
  • Capriche nos alongamentos antes e depois dos treinos.
  • Se possível, tome banho frio após o treino. Estudos comprovam que a água fria ajuda na recuperação muscular.

Agora com todas estas dicas em mãos, você tem tudo para conseguir treinar de maneira correta, se alimentar de maneira correta e buscar o seu objetivo com todos os conhecimentos necessários.

Agradecemos pela atenção de todos vocês, convidamos a todos para que possam visitar os outros artigos de nosso site, Dicas de alimentação saudável, prevenção de lesões e muito mais.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.