Um segmento de odontologia pouco oferecido por dentistas, a odontologia esportiva, tem ganho uma certa popularidade nos últimos anos. Esse ramo da odontologia trabalha com a prevenção de lesões orais e faciais na prática de esportes. Mas como é exatamente que isso funciona?

Odontologia desportiva: o que o dentista faz?

As lesões orais e faciais tratadas e prevenidas pelo dentista desportivo incluem dentes fraturados, luxados, ou que foram completamente extraídos devido à algum tipo de impacto. Além desses tratamentos, o dentista desportivo vai tratar e prevenir lesões nos tecidos moles. A maioria de equipes atléticas profissionais tem dentistas em suas equipes, e o mercado para esse profissional tem se expandido. Afinal, o número de pessoas que adota uma vida saudável tem crescido ao longo dos anos. E sabendo que as lesões dentárias são as lesões esportivas orais e faciais mais frequentes, particularmente os dentes fraturados, há uma grande oportunidade nesse mercado.

Odontologia esportiva para performance atlética

Protetores bucais são obrigatórios para diversos esportes. Esportes de contato como o boxe, muay thai, jiu jitsu, futebol americano, rúgbi, e esportes sem contato, como basquete, skate, patins, e até o futebol, também podem se beneficiar do uso de protetores bucais para prevenir lesões desportivas orais e faciais durante a participação em esportes, e evitando que o desempenho do atleta seja prejudica durante ou depois de impactos no rosto.

Além disso, um odontologista especializado na odontologia desportiva será capaz de diagnósticas problemas orais nos praticantes de esportes que podem estar prejudicando sua respiração, prejudicando o sono, entre outras questões prejudiciais que podem estar atrapalhando o atleta de dar o seu melhor desempenho.

Odontologia esportiva

A odontologia desportiva não serve apenas para prevenir lesões em atletas. Ela serve também para ajudar os atletas com problemas dentais a consertarem o problema e melhorarem o desempenho. (Foto: drbenmiller.com)

Odontologia desportiva e o desempenho dos atletas: proteção e prevenção

Seleção, design e fabricação de protetores bucais é extremamente importante. Embora baratos, os protetores bucais vendidos em lojas não fornecem o melhor ajuste e prevenção de lesões. Protetores bucais feitos sob medida oferecem a melhor proteção e conforto para o esportista. Um dentista do esporte também faz modificações de projeto no momento da fabricação e que permitem o uso do protetor em conjunto a outros tratamentos que estejam sendo realizados, como o uso de aparelhos, implantes, tratamentos de canal, entre outros.

Os exames em um dentista esportivo vão incluir o histórico de saúde de um paciente, identificação e diagnóstico de doenças e condições bucais. Dentes soltos ou ausentes, aparelhos ortodônticos, restaurações, as relações maxilares e mandibulares e a possível necessidade de extração de dentes são avaliadas. A necessidade de um tipo específico e design de protetor bucal é determinada neste momento, bem como os tratamentos adjacentes para fornecer a melhor solução e ajudar na melhora de desempenho do atleta.

A melhora de desempenho pela odontologia desportiva

Quando falamos sobre melhora de desempenho, não estamos brincando. Atletas de alto desempenho podem se beneficiar ao máximo de ganhos mínimos que podem obter. Por exemplo, um atleta que tem problemas para dormir devido ao ranger dos dentes, pode se beneficiar de um tratamento ortodôntico para melhorar a qualidade do sono. Outro atleta que tem problemas de respiração por conta de mordidas incorretas, pode também ter problemas de digestão devido a isso, e precisa de um tratamento apropriado. Vale lembrar também que um atleta lesionado perderá desempenho, e a proteção da boca evitará as lesões faciais. E por fim, um atleta com dentes corrigidos, bonitos, poderá aumentar seus ganhos em marketing e propaganda.

Custos da odontologia do esporte

Os custos são uma grande questão tanto para o paciente quanto para o dentista. As taxas variam, mas pode custar menos de 5% do salário mínimo para fazer um protetor bucal personalizado, por exemplo. Uma consulta pode custar até 10% do salário mínimo, ou um pouco mais dependendo do grau de especialização do dentista.

Você já faz uso da odontologia desportiva? Como? O que já conhece dessa área de atuação dos dentistas?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.