Comer a cada poucas horas ajuda a evitar a fome, mas não necessariamente ajuda na perda de peso. O tipo de alimentos que você come e sua ingestão diária total de calorias são o que determina quanto peso você vai perder. Melhores resultados ao comer a cada três horas para perder peso são obtidos se você fazer exercícios regularmente. Mas por que então, essa recomendação de comer de 3 em 3 horas? Vejamos.

O que comer de 3 em 3 horas para emagrecer?

Você vai perder peso quando comer a cada três horas se o seu gasto diário de calorias é maior do que a sua ingestão de calorias totais. Para efetivamente perder peso, você deve visar reduzir sua atual ingestão de calorias para 500 a 1.000 por dia. Para muitos adultos, 1.200 a 1.600 calorias por dia é eficaz em uma dieta. No entanto, se você está perdendo mais do que dois quilos por semana, é hora de aumentar um pouco a sua ingestão de calorias.

Nas refeições de 3 em 3 horas, sua alimentação deve ser mais rica em proteínas do que em carboidratos. Isso porque seu organismo tem que passar a queimar a gordura para obter mais energia, pois não tem outra fonte mais fácil de energia, que são os carboidratos. Ovos e carnes magras são exemplos de alimentos ricos em proteínas, enquanto pães, cereais, e massas são exemplos de alimentos ricos em carboidratos. Com a ajuda de um nutricionista, dá pra fazer uma dieta completa, com mais proteínas do que carboidratos e gorduras.

Eficiência de comer de 3 em 3 horas

Comer de 3 em 3 horas só é eficiente se você reduzir a quantidade total de calorias ingerida. (Foto: indiemusicessential.tk)

O que comer de 3 em 3 horas para perder barriga? Porções pequenas

Quanto mais você come, menos calorias você terá para cada refeição, o que vai ajudar a conseguir a perda de peso. Por exemplo, uma mulher que segue um plano de refeição com perda de peso de 1.200 calorias e que come a cada três horas, seis vezes por dia, deve procurar por 200 calorias em cada refeição. Se ela reduzir sua frequência de alimentação para três vezes ao dia, ela pode consumir 400 calorias por refeição. Qualquer método é eficaz para a perda de peso se a sua ingestão total permanecer em 1.200 calorias. A questão é maneirar nas porções, seja através do uso de aplicativos ou um diário de alimentação, para saber tudo que você está comendo e as quantidades que você tem comido.

Comer de 3 em 3 horas engorda ou emagrece: 3 ou 6 refeições por dia?

Comer refeições menores e mais frequentes a cada três horas não é necessariamente eficaz quando você está tentando perder peso. estudos descobriram que os pacientes que comiam três vezes por dia comiam menos calorias ao longo do dia do que os indivíduos que consumiam seis refeições por dia. Os pesquisadores concluíram que comer refeições frequentes seis vezes ao dia é menos eficaz para a perda de peso do que regimes de três refeições por dia. No entanto, você ainda vai perder peso comendo seis vezes ao dia, ou a cada três horas, se você controlar a sua ingestão diária total de calorias. Portanto, o diário e monitoramento da dieta voltam aqui a se tornar necessários.

Comer a cada 2 horas, a cada 5 horas: o importante são os nutrientes!

Se você está comendo uma dieta rica em proteínas, consumir seis refeições por dia pode ter efeitos positivos sobre a composição corporal. Obter 35 por cento de suas calorias de proteína e comer seis vezes por dia ajuda a diminuir a gordura corporal, e também ajuda a aumentar a massa magra do corpo. Alimentos ricos em proteínas incluem ovos brancos, carnes magras e de aves, frutos do mar, produtos lácteos com baixo teor de gordura, produtos de soja, legumes, sementes, e oleaginosas. É uma boa estratégia aumentar as proteínas na dieta e reduzir outros nutrientes, se você faz mais de 3 refeições por dia. Dessa forma, você não vai se sentir fraco durante o passar do dia, algo comum em quem está fazendo uma dieta mais rica em proteínas do que outros nutrientes.

O veredito

Comer de 3 em 3 horas é um ritual de alimentação que ajuda quem não tem disciplina para se alimentar de forma saudável. Além disso, em dietas ricas em proteínas, comer de 3 em 3 horas pode ser uma necessidade para deixar o metabolismo funcionando sem pesar muito para o corpo e mente da pessoa. Pode ser que esse método não funcione para você, mas com dedicação, orientação profissional, e disciplina, fica muito mais fácil manter ou perder o peso.

Você come quantas refeições durante o dia? De quanto em quanto tempo se alimenta?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.