O sono é um dos elementos de nosso dia a dia que mais tem mitos que o envolvem. Por isso, vamos direto ao assunto aqui antes que você acabe cochilando em cima do teclado: mitos sobre o sono que infelizmente ainda são perpetuados, seja por falta de informação ou simplesmente de você estar desatualizado.

Para funcionar melhor, você precisa obter cerca de oito horas de sono

Não há nada de mágico sobre esse número. Todo mundo tem diferentes necessidades de sono e você saberá que você está recebendo o suficiente quando você não tem vontade de cochilar em uma situação chata no período da tarde. Portanto esqueça desse número e durma o suficiente que te faz acordar sem sono e bem descansado.

Se você pode dormir mais, mais sono é sempre saudável

Alguns estudos descobriram que as pessoas que dormem mais de oito horas por noite morreram mais novas do que pessoas que tem entre seis e oito horas. O que os cientistas ainda não sabem: dormir causa mais problemas de saúde ou é um sintoma de problemas. Quem dorme por longos períodos pode sofrer de problemas como a apneia do sono, depressão ou diabetes não controlada, que os fazem passar mais tempo na cama.

Algumas pessoas funcionam perfeitamente após quatro horas de sono

Quem dorme menos não necessariamente faz melhor com seu sono. Eles apenas não estão conscientes de como eles estão com sono. Muito pouco sono é ruim para a sua saúde e sua imagem. Pode fazer você ineficaz (que prejudica o desempenho, bom senso e a capacidade de prestar atenção), doente (enfraquece o sistema imunológico) e deixá-lo com excesso de peso. Na verdade, as mulheres que dormiam em cinco horas ou menos por noite eram um terço mais propensas a ganhar mais peso ou mais de 16 anos de aparência do que as mulheres que dormiam sete horas. Estranhamente, o corte de muito sono e ficar menos de seis horas dormindo está associada com os mesmos problemas que dormir muito: um maior risco de problemas cardíacos e morte. E, claro, traindo o sono te machuca ao volante. Uma vigília por 18 horas faz você dirigir quase como se estivesse legalmente bêbado.

Cuidado com a qualidade do seu sono

Cuidado com os mitos sobre o sono e cuide para ter uma melhor qualidade de sono com fatos reais. (Foto: wellbeingmagazine.co.uk)

Acordar durante a noite significa que você vai ficar cansado o dia todo

Ao contrário: Pode ser o nosso ciclo natural. Muitos animais dormem desta maneira e há uma série de indícios de que os nossos antepassados ​​fizeram o mesmo, talvez para esticar as pernas ou ter uma noite mais quente com o cônjuge. Quando 15 pessoas em um estudo viveram sem luzes artificiais por algumas semanas, eles acabaram dormindo três a cinco horas, acordando por uma ou duas horas, e depois dormindo novamente por quatro horas ou mais e eles disseram que nunca se sentiram tão descansados.

Você precisa de medicamentos se você tiver insônia todas as noites

Remédios do sono são projetados para problemas de sono de curta duração, causados por eventos estressantes como a perda de um emprego ou tomar um voo transatlântico. Pessoas com problemas de longo prazo se beneficiam mais de terapia cognitivo-comportamental, essencialmente, reciclando suas percepções de sono e aprendendo melhores hábitos de sono, como ir para a cama ao mesmo tempo todas as noites, evitando TVs e computadores antes de dormir, ficando longe de cafeína seis horas antes de dormir e outras mudanças de estilo de vida. De fato, pesquisas concluíram que este tipo de terapia é tão eficaz como medicamentos prescritos para o tratamento a curto prazo da insônia crônica. Em muitos casos, um comprimido para dormir não pode mesmo resolver o seu problema de sono. Cerca de metade das pessoas que pensam que têm insônia podem ter é ansiedade ou depressão.

Você pode compensar o sono perdido no fim de semana

Ficar cochilando no fim de semana e não dormir durante a semana em um esquema de “bulimia do sono” perturba seus ritmos circadianos e torna ainda mais difícil de obter sono reparador. Dormir até meio-dia no domingo geralmente o impede de bater a cama às 10 na mesma noite. Então, ao invés de corrigir o seu déficit em relação à semana anterior, para configurar um ciclo de sem sono para a semana por vir. Nosso corpo ama consistência. Melhor dormir mais ou menos ao mesmo tempo todos os dias, mesmo nos fins de semana.

Tylenol é melhor do que uma prescrição de remédios para um ataque ocasional de insônia

Não, se a luta durar mais do que algumas noites. Tylenol não é melhor que um medicamento de prescrição para pessoas que têm dificuldade em adormecer , e pode ser menos eficaz do que alguns medicamentos prescritos , ela diz. O ingrediente ativo do Tylenol PM é um anti-histamínico, e seu efeito colateral é que faz você se sentir sonolento. Alguns relataram uma maior possibilidade de sentir “ressaca de sono” depois de tomar anti-histamínicos que depois de tomar medicamentos prescritos. Se você decidir tomar anti-histamínicos, não faça-o no meio da noite. Eles podem permanecer ativo no seu sistema por oito horas ou mais. Outra diferença: as drogas de prescrição do sono são pensadas ​​para permitir que você passe por todas as fases do ciclo de sono, nenhuma palavra sobre se os anti-histamínicos faz o mesmo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.