A meningite é uma grave infecção que afeta o revestimento protetor do cérebro e da medula espinhal, também conhecidas como “meninges”. Geralmente é espalhada através da saliva ou muco. Beijar, viver em espaços fechados ou comunais, ou compartilhar copos e utensílios para comer são formas de se infectar com a meningite.

Sintomas de meningite

Os sintomas mais comum e reconhecível de meningite incluem febre alta repentina e calafrios, dor de cabeça, torcicolo, áreas roxas na pele que se parecem com contusões. Os sintomas geralmente ocorrem repentinamente, dentro de uma semana de exposição à bactéria ou ao vírus.

Outros sintomas menos comuns de meningite são confusão (particularmente em adultos mais velhos), náusea e vômito, sensibilidade à luz, erupção cutânea (geralmente um sintoma que aparece durante os estágios posteriores), sonolência e fadiga, apreensão, coma.

As crianças tendem a exibir diferentes sintomas de meningite do que os adultos. Um pescoço rígido é um sintoma em adultos que muitas vezes não está presentes em crianças. Os sintomas em crianças também geralmente progridem gradualmente. Alguns sintomas comuns a crianças pequenas incluem irritabilidade, convulsões parciais, áreas roxas na pele, vômitos, dificuldade em alimentar, choro agudo.

Sintomas da meningite

A meningite pode causar até a morte de um indivíduo, e todo cuidado deve ser tomado para identificar e tratar esse problema de saúde o quanto antes. (Foto: WebMD)

Possíveis complicações da meningite

Pode haver complicações graves se a meningite não for tratada ou se o tratamento for adiado. Essas complicações podem incluir:

  • Convulsões
  • Danos cerebrais
  • Perda de audição
  • Hidrocefalia, acumulação de fluidos e inchaço cerebral
  • Miocardite ou inflamação do coração se a infecção chegar
  • Falência renal
  • Morte

Prevenção da meningite

Existe uma vacina para proteger as pessoas em risco de contrair meningite. Você deve considerar uma vacina se você se enquadra em uma dessas categorias:

  • Pessoa se mudando para um dormitório ou república
  • Entrada em um escritório ou empresa com muitas pessoas
  • Recrutamento militar
  • Viajante frequente, especialmente aqueles que visitam certas partes do mundo, particularmente a África

Os antibióticos podem ser administrados a todos aqueles que podem ter sido afetados em caso de surto. Por isso, o tratamento pode começar mesmo antes que as pessoas desenvolvam sintomas.

Diagnóstico da meningite

O diagnóstico de meningite pode ser baseado em um exame clínico. O exame pode incluir uma punção lombar, ou uma punção na espinha dorsal.

O diagnóstico pode ser confirmado através de uma cultura do fluido espinhal. Muitas vezes, a bactéria ou vírus no fluido espinhal pode até serem vistos sob um microscópio. Outros sinais de meningite incluem níveis de proteína superiores ao normal e níveis de glicose inferiores ao normal.

Tratamento da meningite

Uma medicação antibiótica é o principal tratamento para meningite. As pessoas geralmente são internadas em um hospital para tratamento e observação. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para tratar complicações de meningite.

É muito importante ir ao médico imediatamente se suspeitar que você tenha meningite. Esta doença é potencialmente fatal. Além disso, ligue para o seu médico se você esteve em contato próximo com alguém que tem meningite.

É importante entrar em contato com seu médico, mesmo que não exiba nenhum sintoma. E você definitivamente deve procurar tratamento se sentir algum problema, mesmo que tenha sido vacinado. A vacina não previne todos os casos ou tipos de meningite.

Se você ainda tem dúvidas, deixem suas perguntas nos comentários abaixo que iremos responder o quanto antes!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.