Febre reumática: causas, sintomas, tratamento

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

A febre reumática é uma complicação de problemas de saúde e é uma doença relativamente séria que pode causar um acidente vascular cerebral, danos permanentes ao coração e até a morte se não for tratada. A condição geralmente aparece em crianças entre as idades de 5 e 15, mesmo que adolescentes e os adultos mais velhos também tenham chances de contrair a febre.

Nosso artigo visa informar, e não substitui os conselhos de um médico. Se você tiver algum problema de saúde, consulte um médico antes de adotar qualquer procedimento arriscado.

O que causa a febre reumática?

A febre reumática é causada pelos estreptococos. Esta bactéria causa problemas de garganta ou, em uma pequena porcentagem de pessoas, escarlatina. A febre reumática é uma doença inflamatória. que faz com que seu corpo ataque seus próprios tecidos depois de ter sido infectado com a bactéria. Esta reação provoca inflamação generalizada em todo o corpo, que é a base para todos os sintomas da febre reumática.

Quais são os sintomas da febre reumática?

A febre reumática é causada por uma reação à bactéria estreptococo. Embora nem todos os casos de infecção resultem na febre reumática, esta complicação grave pode ser prevenida com o diagnóstico e o tratamento dos estreptococos. Se o seu filho tiver algum dos seguintes sintomas, eles devem obter um teste para estreptococos:

Uma grande variedade de sintomas está associada à febre reumática. Um indivíduo com a doença pode experimentar poucos, alguns ou a maioria dos seguintes sintomas. Os sintomas geralmente aparecem duas a quatro semanas após o diagnóstico. Os sintomas comuns incluem:

Se o indivíduo tiver febre, eles podem exigir cuidados imediatos. Você deve procurar cuidados médicos imediatos nas seguintes situações:

Tratamento de febre reumática

Os sintomas da febre reumática são fáceis de diagnosticar, e ela deve ser tratado com urgência antes do problema se agravar. (Foto: Health And Beauty)

Como a febre reumática é diagnosticada?

Seu médico primeiro quer obter uma lista dos sintomas e os antecedentes médicos. Eles também querem saber se a pessoa teve um ataque recente de estreptococos. Em seguida, será dado um exame físico que incluem

Febre reumática: tratamento

O tratamento envolverá livrar-se de todas as bactérias residuais, tratar e controlar os sintomas. Isso pode incluir qualquer um dos seguintes tratamentos.

Antibióticos

Seu médico irá prescrever antibióticos e pode prescrever um tratamento de longo prazo para evitar que ele ocorra de novo. Este tratamento pode durar até cinco anos.

Tratamento anti-inflamatório

Os tratamentos anti-inflamatórios incluem medicamentos contra a dor que também são anti-inflamatórios. Os médicos também podem prescrever um corticosteroide para reduzir a inflamação.

Medicamentos anticonvulsivantes

Seu médico pode prescrever um anticonvulsivo se os movimentos involuntários se tornarem muito graves.

Descanso

O seu médico também recomendará o descanso e atividades restritas até que os principais sintomas, como dor e inflamação, tenham passado. O restrição de cama restrita será recomendada por algumas semanas a alguns meses se a febre tiver causado problemas cardíacos.

A doença é transmissível, e todo cuidado é pouco!

Febre reumática pode matar? Sim, e prevenir é o melhor remédio.

A maneira mais eficaz de se certificar de que seu filho não desenvolve febre reumática é tratar a infecção da garganta rapidamente e completamente. Isso significa garantir que a pessoa completa todas as doses prescritas de medicação. Além disso, programe uma visita de acompanhamento para garantir que a criança esteja livre de anticorpos contra bactérias. Praticar métodos de higiene adequados pode ajudar a prevenir também a contaminação. Isso inclui:

Cobrir  sua boca quando tossir ou espirrar

Lavar as mãos

Evitar o contato com pessoas doentes

Evitando compartilhar itens pessoais com pessoas doentes

Prognóstico da febre reumática

Os efeitos a longo prazo da febre reumática podem ser incapacitantes se for um caso grave. Alguns dos danos causados pela doença podem não aparecer até anos mais tarde. Esteja ciente dos efeitos a longo prazo à medida que o a criança cresce.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.