A rotina diária de trabalho aliada a má postura são fatores principais para o surgimento de dores na coluna e em casos mais graves, o desenvolvimento de algumas doenças mais graves.

Como a cultura de nosso país não estimula a busca do conhecimento e manutenção da saúde, apenas a minoria da sociedade compreende a real necessidade de prevenir tais danos a coluna.

No artigo de hoje vamos falar sobre a hérnia de disco, uma patologia desenvolvida pelos brasileiros com cada vez mais freqüência nos dias atuais. Uma das maneiras mais simples de preveni-la é através de correções posturais e exercícios compensatórios a postura das tarefas diárias.

Talvez você esteja se perguntando o que são estes exercícios compensatórios, a resposta é simples. Imagine que em sua rotina diária de trabalho você tenha que realizar diversas rotações do tronco para o lado direito. O exercício compensatório para esta pessoa seria realizar rotações do tronco para o lado esquerdo.

O que é hérnia de disco?

De uma maneira bem simples de explicar, é quando ocorre desgaste do disco intervertebral causando atrito entre as vértebras, este atrito provoca dores insuportáveis e em alguns casos impede alguns movimentos.

A hérnia de disco também pode ser provocada quando parte do disco intervertebral sai de sua posição original e comprimi as terminações nervosas que emergem da coluna vertebral. Esta situação também provoca dores terríveis e perca de movimentos em alguns casos.

Como foram citados anteriormente, os exercícios compensatórios e corretores de postura são fundamentais para evitar tal patologia. Eles também devem ser utilizados por pessoas que já possuem a hérnia, este procedimento irá auxiliar na diminuição das dores.

Os exercícios que iremos passar servem para hérnia de disco lombar e hérnia de disco cervical. Os exercícios recomendados para hérnia de disco são alongamentos, também são conhecidos como fisioterapia para hérnia de disco.

Mobilidade da Coluna Lombar

Deitado no chão com a barriga voltada para cima, você deve flexionar os joelhos e manter a musculatura do abdômen contraída. Em seguida você deve movimentar as pernas para a direita e para a esquerda sem tirar os pés e a coluna do chão.

Lembrando que este movimento não deve causar nenhuma dor ou desconforto na perna ou na coluna, se isso acontecer é porque você está cometendo algum erro na realização.

Alongamento do Quadrado Lombar

Deitado com a barriga voltada para cima, você deve posicionar a perna esquerda sobre a direita e realizar uma leve torção na coluna de maneira que o seu pé fique alinhado à parte posterior do joelho direito.

É fundamental manter o seu peito voltado para cima durante toda a realização do exercício. Você deve permanecer nesta posição por 20 segundos e em seguida repetir o procedimento com a perna oposta.

Durante a realização deste exercício você não deve sentir dor, formigamento ou dormência, caso isso esteja ocorrendo, você deve reavaliar sua posição de realização do exercício.

Melhores exercícios para hérnia de disco?

O que é hérnia de disco?

Contração Muscular com Abdução de uma Perna

Deitado no chão com a barriga voltada para cima e com os joelhos flexionados, você deve contrair o músculo da barriga durante toda a realização do exercício. Em seguida você deve afastar uma das pernas lateralmente o máximo que conseguir e retorná-la a posição inicial logo em seguida. Realize 10 repetições com cada perna.

Durante a atividade, você jamais deve permitir que a coluna lombar perca o contato com o solo. Isso pode provocar desconforto e em alguns casos até agravar a dor.

Abdução das Pernas

Este exercício é similar ao anterior, mas a diferença é que você deve realizar o afastamento de ambas as pernas ao mesmo tempo. Lembrando sempre de manter os joelhos flexionados, a musculatura do abdômen bem contraída e manter a coluna lombar sempre em contato com o chão.

Deslizando a Perna no Chão e Controle Muscular

Deitado no chão com a barriga voltada para cima e com os joelhos flexionados, você deve apoiar a sola de ambos os pés no chão e contrair a musculatura abdominal.

Durante a realização do exercício você deve deslizar o pé para frente até que a sua perna esteja totalmente estendida, em seguida você deve retornar a posição inicial e realizar o exercício com a outra perna.

Em hipótese alguma você deve deixar que a coluna perca o contato com o solo, caso contrário, o exercício será prejudicial e irá agravar dores e/ou lesões.

Controle Cruzado

Você deitar-se com a barriga voltada para cima e com ambas os joelhos flexionados. Os pés devem ser mantidos em contato com o solo e os braços relaxados ao lado do corpo.

O exercício consiste em elevar o braço direito mantendo-o totalmente estendido e ao mesmo tempo elevar à perna esquerda, mantendo o joelho flexionado a 90º. Você deve realizar 10 repetições para cada lado e é importante manter o apoio da coluna sempre em contato com o solo.

Estamos chegando ao final deste artigo e é claro que não podíamos deixar de alertar sobre os riscos de praticar exercícios físicos sem orientação profissional, principalmente no caso de lesões.

Busque a liberação médica para a realização de atividades física e em seguida busque o acompanhamento profissional capacitado para te oferecer os melhores benefícios e promover a real prevenção.

Obrigado pela atenção e continuem em nosso site. Temos muitas dicas de saúde, atividade física e muito mais esperando sua leitura. Sejam sempre bem vindos!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.