Sua saúde digestiva é diretamente afetada pelos alimentos que você come e pelo estilo de vida que você vive. Ao tomar medidas para melhorar sua saúde digestiva, seu sistema digestivo funcionará de forma mais eficiente, melhorando sua saúde geral e sensação de bem-estar. Reunimos algumas das dicas mais eficientes para a melhora da saúde digestiva.

Aprenda como melhorar a digestão lenta aumentando as fibras na dieta

Consumindo uma dieta rica em fibras e ricas em grãos integrais, vegetais, legumes e frutas pode melhorar sua saúde digestiva. Uma dieta rica em fibras ajuda a manter o alimento se movendo através do trato digestivo, tornando menos provável a constipação. Uma dieta rica em fibras também pode ajudá-lo a prevenir ou tratar várias condições digestivas, como a diverticulose, hemorroidas e a síndrome do intestino irritável. Além disso, pode ajudá-lo a alcançar ou manter um peso saudável.

Alimentos que auxiliam na digestão que são ricos em fibras solúveis e insolúveis

É importante consumir os dois tipos de fibras, pois cada uma ajuda seu sistema digestivo de diferentes maneiras. A fibra insolúvel não pode ser digerida pelo corpo e, portanto, ajuda a adicionar volume às fezes. A fibra solúvel dilui na água e pode ajudar a prevenir as fezes que são muito líquidas. Boas fontes de fibra insolúvel incluem farelo de trigo, vegetais e grãos integrais. Obtenha fibra solúvel do farelo de aveia, nozes, sementes e leguminosas.

Para estimular a digestão, limite os alimentos com alto teor de gordura

Em geral, os alimentos gordurosos tendem a diminuir o processo digestivo, tornando-o mais propenso à constipação. Mas, como é importante ter um pouco de gordura em sua dieta, é importante combinar alimentos gordurosos com alimentos ricos em fibra pode torná-los mais fáceis em seu sistema digestivo. Capriche nas gorduras saudáveis, como peixes, azeite, entre outros.

Digestão

Com os hábitos e a rotina certos, ficará muito mais fácil manter uma digestão mais saudável e muito mais eficiente. (Foto: Insiders Health)

Se você quer uma maneira de como fazer a digestão mais rápido, carnes magras são um bom caminho para seguir

A proteína é uma parte essencial de uma dieta saudável, mas cortes gordurosos de carne podem levar à digestão desconfortável. Quando você come carne, selecione cortes magros, como lombo de porco, peixe, e aves sem pele.

Se você está se perguntando o que é bom para digestão rápida, probióticos são uma boa resposta

Os probióticos são o mesmo tipo de bactérias saudáveis naturalmente presentes no seu aparelho digestivo. Eles ajudam a manter o corpo saudável ao combater os efeitos de uma dieta pobre, antibióticos e estresse. Além disso, os probióticos podem aumentar a absorção de nutrientes, podem ajudar a quebrar a lactose, fortalecer seu sistema imunológico e, possivelmente, até mesmo ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável. Recomenda-se que as pessoas comam boas fontes de probióticos, como iogurte com baixo teor de gordura, diariamente.

Estimule sua digestão comendo no horário certo

Consumir suas refeições e lanches em uma programação regular pode ajudar a manter seu sistema digestivo na melhor forma. Busque sempre fazer as seguintes refeições: café da manhã, almoço, jantar e lanches no mesmo horário, todos os dias. Aplicativos podem te ajudar nessa dieta.

Fique hidratado para uma melhor digestão

Beber muita água é bom para sua saúde digestiva. A fibra tira água no cólon para criar fezes mais macias e mais volumosas, permitindo que elas passem com mais facilidade. E a água é essencial para diversos processos no seu metabolismo, todos essenciais para o bom funcionamento do seu corpo.

Evite os maus hábitos

Evite fumar, o excesso de cafeína e o álcool. Álcool, café e cigarros podem interferir no funcionamento do seu sistema digestivo e levar a problemas como úlceras no estômago e azia. Além disso, todos esses excessos podem provocar diversos problemas graves de saúde.

Exercite-se regularmente para uma melhor digestão

O exercício regular ajuda a manter os alimentos em movimento através do seu sistema digestivo, reduzindo a constipação. E o exercício pode ajudá-lo a manter um peso saudável, o que é bom para sua saúde digestiva. Faça como um objetivo colocar exercícios regulares em sua programação semanal.

Gerencie o estresse para uma melhor saúde digestiva

Muito estresse ou ansiedade podem fazer com que seu sistema digestivo tenha sérios problemas. Encontre atividades que reduzem o estresse e as pratique regularmente.

O que você come e a qualidade da sua saúde digestiva estão entrelaçadas. Seguindo estas 10 dicas ajudará a garantir que sempre seja um relacionamento feliz. Claro, se você estiver enfrentando problemas que persistem, é super importante ir a um médico ou a um nutricionista para conselhos. Nossas dicas são apenas informativas e não substituem o conselho médico.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.