Metabolismo é o processo (ou taxa) pelo qual o corpo converte calorias dos alimentos em energia. Muitas vezes as pessoas acreditam que o metabolismo de uma pessoa magra é alto e o metabolismo de uma pessoa com excesso de peso é baixo, mas este não é geralmente o caso. Metabolismo sozinho não determina o seu peso. Este é dependente do equilíbrio de calorias consumidas em relação a calorias queimadas, da seguinte forma:

  • Consumir mais calorias do que você precisa: você ganha peso;
  • Consumir menos calorias do que você precisa: você perde peso.

O metabolismo é apenas o motor que queima essas calorias e a escala que regula suas necessidades energéticas. A quantidade de calorias que seu corpo queima a cada dia envolve três fatores fundamentais:

Necessidades básicas do metabolismo

Isso é conhecido como a sua taxa metabólica basal e abrange as calorias necessárias para sustentar as funções vitais do corpo, o combustível para os órgãos, a respiração, o sangue circulando, ajustando os níveis hormonais, além do crescimento e reparação das células. Tipicamente, a taxa metabólica basal de uma pessoa torna-se 66% a 75% das calorias totais que o corpo necessita para o dia.

Cerca de 10% de calorias do seu dia vão para a digestão e absorção dos alimentos que você come. É irônico que você realmente precisa de calorias para queimar calorias.

Exercício, dependendo de quão ativo você está a cada dia , é responsável pelo restante de calorias queimadas.

Efeito térmico dos alimentos no metabolismo

Quando você come, o seu estômago, intestinos, pâncreas, fígado e vesícula biliar trabalham digerindo o alimento e tornando-o disponível para o resto do seu corpo. A energia consumida pelo seu sistema digestivo durante esses processos é chamada de efeito térmico dos alimentos. Este efeito térmico dos alimentos conta para aproximadamente 10 por cento do seu gasto total de energia do corpo. Com um metabolismo rápido, o efeito térmico dos alimentos é maior do que entre as pessoas com uma taxa metabólica média. Por outro lado, o excesso de peso e a obesidade podem ser associados com um efeito térmico inferior ao normal de comida.

O metabolismo como motor do seu organismo

Procure entender o seu metabolismo como um motor que ajuda o seu corpo a funcionar. Assim, você também sabe que se não fizer uma boa manutenção do motor, o veículo não funcionará bem, ou seja, seu corpo. (Foto: www.thefitindian.com)

Estresse metabólico agudo

A sua taxa metabólica tipicamente aumenta com a doença ou lesão aguda, tal como uma infecção grave, acidente, cirurgia ou queimaduras. Os profissionais de saúde referem-se a este aumento da demanda por energia como estresse metabólico. Seu corpo deve trabalhar horas extraordinárias para curar durante períodos de estresse metabólico , o que significa que você precisa significativamente mais calorias do que o habitual. Estresse metabólico agudo pode causar perda de peso substancial se você não conseguir aumentar sua ingestão calórica para atender o aumento da demanda metabólica do seu corpo.

Efeitos de doenças crônicas e câncer no metabolismo

As doenças crônicas que causam um ou mais de seus sistemas do corpo a trabalhar mais do que o normal podem aumentar a sua taxa metabólica. O enfisema e bronquite crônica, por exemplo, aumentam o trabalho respiratório e aumentam as suas necessidades calóricas. Condições inflamatórias crônicas, tais como lúpus eritematoso do sistema, são caracterizados por um sistema imunitário hiperativo e aumento da necessidade calórica. A perda de peso causada por uma taxa metabólica rápida é geralmente um sintoma de câncer. Se você experimentar a perda de peso não intencional, consulte o seu médico para determinar a causa subjacente.

Como saber mais sobre o seu metabolismo?

Você deve ir ao médico clínico geral pelo menos uma vez por ano ou uma vez por semestre, caso tenha histórico de doenças na família. Nessa consulta, peça para ele fazer uma análise do seu metabolismo. Ele provavelmente vai te colocar para correr em uma esteira com um medidor de batimentos cardíacos. Assim, ele poderá controlar o ritmo de seu corpo e saber, combinando este exame físico com exames de sangue, o ritmo de seu metabolismo ideal para uma melhor saúde.

Ficou alguma dúvida? Não deixe de colocar nos comentários e nos ajudar a criar textos ainda mais completos com a sua participação!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.