A farinha de arroz é um alimento básico no sudeste da Ásia, Japão e sul da Índia. A produção desta farinha pode incluir tanto branco ou arroz integral, cada um funcionando bem para produtos comerciais ou bolos caseiros. Mas o que mais você precisa saber sobre a farinha de arroz? Para que serve?

Farinha de arroz tem glúten?

O glúten é uma proteína encontrada em produtos de grãos como trigo e centeio e sua prevenção é uma parte essencial da gestão de doença celíaca. A doença celíaca é uma condição digestiva que desencadeia uma resposta do sistema imunológico ao glúten. A farinha de arroz é um substituto adequado e saudável para a farinha de trigo e farinha de centeio se você deve manter uma dieta livre de glúten. Ou seja, se respondermos de forma básica para o que serve a farinha de arroz, já temos a utilidade como substituto sem glúten de outras farinhas.

Farinha de arroz: Benefícios

Tragos para você diretamente dos nutrientes presentes na farinha de arroz que tornam sua dieta ainda mais completa.

Proteína na farinha de arroz

A farinha de arroz é rica em proteínas, contendo um alto nível de vitaminas do complexo  . A principal diferença entre o arroz integral eo branco é a casca – durante a moagem, onde a remoção da casca produz arroz branco. No entanto, a casca de arroz é deixada intacta, tornando-se uma boa seleção ao considerar fibras, vitaminas e nutrientes, como cálcio e zinco.

Fibra na farinha de arroz

A fibra dietética é uma parte essencial de qualquer plano de alimentação. Arroz contém fibras insolúveis e é a substância que ajuda a mover os resíduos através dos intestinos. Uma dieta rica em fibra irá reduzir o colesterol, melhorar os níveis de açúcar no sangue e promover movimentos intestinais regulares. O arroz integral contém mais fibra do que o branco devido à casca. Substituindo farinha de trigo para a de arroz pode ajudar na perda de peso: uma dieta rica em fibras ajuda a te fazer sentir mais completo e reduz a fome. Ao adicionar mais fibras para o seu plano de refeição diário com farinha de arroz, você pode diminuir o risco do desenvolvimento de algumas condições médicas, como a doença diverticular, doenças do cólon, diabetes tipo 2 e hipertensão.

Como fazer farinha de arroz?

É frequentemente utilizada como um agente espessante em cozinhar, além de ser apropriada para fazer bolachas, bolos e bolinhos. A textura suave e sedosa e cor branca brilhante da farinha de arroz a diferencia de outras farinhas. Você pode fazer o sua própria com a ajuda de um moedor de café, liquidificador ou processador de alimentos.

Receita saborosa com farinha de arroz

Deliciosos bolinhos recheados feitos com farinha de arroz. Alguém aceita? (Foto: www.blendwithspices.com)

Farinha de arroz: Receitas

Farinha de Arroz para espessamento

A farinha de arroz funciona da mesma maneira como a farinha de trigo para sopas e molhos. Para engrossar um prato, use óleo, cebola e farinha de arroz como base antes de adicionar o líquido e fervê-lo. Você também pode usá-lo no final de uma preparação, fazendo uma pasta. Adicione 1 parte de farinha de arroz para 4 partes de água e misture bem até ficar suave. Adicione 1 xícara de líquido do seu molho ou sopa e misture bem antes de adicionar a mistura de volta à panela e mexer.

Farinha de arroz para bolinhas de massa

A farinha de arroz é comumente usada na Ásia para criar bolinhos recheados com misturas de doces e salgados. Para fazer uma massa, misture a farinha de arroz, água e pó, assando com açúcar juntos para criar uma bola. Depois de descansar, enrole a massa em uma longa peça e divida em um número determinado de peças. Achate as bolas, preenchendo com carne de porco marinado, vegetais misturados ou pasta de feijão doce. Sele os bolinhos juntando os dois lados e pressionando as bordas. Vire os bolinhos use vapor por cerca de 10 minutos ou até estar cozido.

Pão de farinha de arroz/Bolo de farinha de arroz

A farinha de arroz é um substituto adequado em bolos, muffins e outros produtos doces, mas é mais comumente usada em pães doces , uma vez que não tem glúten, um ingrediente necessário para o pão de trigo firme. Ela funciona bem em bolos e tortas leves e é muitas vezes combinada com outras farinhas de trigo para atingir a consistência desejada. Para obter os melhores resultados ao usar farinha de arroz em cozimento, use uma receita formulada especificamente para a farinha de arroz, pois pode não ser uma boa substituição para farinha regular em alguns casos.

Farinha de arroz para fritar

A farinha de arroz faz pratos fritos acessíveis para pessoas alérgicas ao glúten. Ela produz um revestimento para dourar em frituras. Faça uma massa com farinha de arroz e água ou simplesmente cubra pequenos pedaços de carne na farinha seca após o tempero  e frite até que a farinha seja torrada e a carne seja cozida.

Farinha de arroz: Onde comprar?

Lojas de produtos alimentícios asiáticos, principalmente de comida japonesa/chinesa vendem a farinha de arroz. Você também pode encontrar em alguns supermercados e online com facilidade. Lojas de produtos para celíacos sempre tem a opção da farinha de arroz. Caso queira, você pode também fazer sua própria farinha de arroz. 1 kg de farinha de arroz tem o preço de aproximadamente R$5,00, o que é bem barato.

Testou a farinha de arroz? O que você achou? Compartilhe sua experiência com a farinha de arroz nos comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.