Considerando a longa história da massagem, sua existência na medicina ocidental ainda está em sua infância. Dito isto, o crescimento e a pesquisa sobre as propriedades curativas da massagem terapêutica rapidamente ganharam impulso, e a demanda pública pela massagem está em alta.

Hoje, a massagem é vista em todos os lugares. desde spas, academias e locais de trabalho até hospitais, lares de idosos e maternidades. Também é usado fortemente em clínicas de fisioterapia e quiropraxia para aumentar a circulação e acelerar a cicatrização dos músculos lesados.

Uma vez considerada uma forma de medicina alternativa ou complementar, a massagem é agora uma das práticas mais recomendadas e procuradas quando se trata de manter uma boa saúde e bem-estar.

Tipos de massagens existentes

As terapias de massagem são muitas vezes misturas complexas de práticas de cura holísticas que envolvem componentes físicos, emocionais e espirituais. Como resultado, o número de terapias diferentes lá fora é enorme. De fato, existem mais de 200 técnicas e tipos de massagem diferentes, todos tratando diferentes necessidades e fornecendo vários benefícios. Um estilo de massagem terapêutica pode ser a resposta. Se você quiser melhorar seu desempenho atlético, uma massagem esportiva funcionaria.

Falar com seu terapeuta sobre o que você quer da sua massagem irá garantir que você receba os melhores benefícios possíveis. Muitos terapeutas usam mais de uma forma de massagem e podem personalizar sua massagem de acordo com sua idade, condição ou quaisquer necessidades/objetivos especiais que você possa ter.

Mas antes de chegar a sua consulta sentindo-se confuso sobre todas as diferentes opções disponíveis, comecemos por analisar as características de algumas das formas mais comuns de massagem lá fora.

Técnicas de massagens relaxantes

A massagem sueca ou qualquer outra massagem do tipo de relaxamento é um dos métodos mais populares e eficazes. Essas formas de massagem visam as camadas superiores dos músculos, usando técnicas como apertos suaves, levantamento musculoso suave, torções e movimentos de corte para ajudar a aliviar o estresse nos músculos.

Os tipos de relaxamento de massagem realmente vão além do relaxamento. É excepcionalmente benéfico para aumentar o nível de oxigênio no sangue, diminuindo as toxinas musculares e melhorando a circulação e flexibilidade enquanto alivia a tensão. Os movimentos usados ​​nestes estilos de massagem aquecem o tecido muscular, liberando tensão e gradualmente dividindo os nódulos musculares e os tecidos aderentes.

Tipos de massagem

Existem vários tipos de massagem e com certeza, pelo menos um deles vai funcionar perfeitamente para você. (Foto: Thermea)

Massagem de tecido profundo

Uma massagem de tecido profundo visa as camadas profundas do músculo, usando movimentos profundos, lentos e suaves para aliviar a tensão além do alcance de uma massagem de relaxamento. É particularmente benéfico para a liberação de tensão muscular crônica. A massagem neuromuscular, um tipo de massagem de tecido profundo, visa especificamente os pontos de gatilho que causam nós, músculos puxados e dores de cabeça.

Massagem reabilitativa

A massagem reabilitativa usa técnicas específicas que estica e alonga o tecido conjuntivo e os músculos, reduz a dor e o desconforto, promove o bem-estar. o relaxamento e a mobilidade. Um dos principais objetivos da massagem corretiva é acelerar o retorno do sangue venoso das extremidades, reduzindo o tempo de recuperação pela descarga de ácido lático e úrico e outros resíduos metabólicos.

A massagem reabilitativa é boa para relaxar a tensão nos músculos, estimular o fluxo sanguíneo, quebrar e eliminar as toxinas, relaxar o sistema nervoso e a mente, e melhorar a oxigenação do cérebro. Os efeitos terapêuticos que oferece são baseados nas necessidades individuais de uma pessoa e não na terapia geral.

Terapia Craniosacral

As técnicas de massagem craniosacral se concentram no crânio e na coluna vertebral superior. Pressão extremamente leve é ​​utilizada para ajudar a estimular os músculos e fluidos dentro do crânio, sacro e ao redor da medula espinhal para ajudar a aliviar o estresse e as dores de cabeça.

A terapia craniosacral busca restaurar a posição natural dos ossos, facilitar a inflamação das articulações, diminuor o estresse por lesões crônicas e enxaquecas, aliviar a dor nas costas e no pescoço.

Reflexologia é um dos tipos de massagens corporais

Reflexologia, enquanto não tecnicamente uma “massagem”, usa pressão sobre os pés e as mãos com técnicas específicas de polegar, dedos e mãos. Baseia-se em um sistema de zonas e áreas reflexas que supostamente refletem uma imagem do corpo.

Os terapeutas usam este mapeamento para manipular a saúde através do chi, ajudando a estimular a função dos nervos, aumentando a energia, impulsionando a circulação, eliminando as toxinas e provocando um profundo estado de relaxamento.

Massagem esportiva

A massagem esportiva é massagem detalhada, focada e anatomicamente específica que almeja e corrigir a tensão física. É voltada para atletas de todos os tipos, desde o profissional até os amadores. Ela concentra-se nas áreas do corpo que são usadas em excesso e estressadas por movimentos repetitivos e muitas vezes agressivos, sendo um componente útil em um regime de treinamento equilibrado, aliviando a tensão nos músculos e podendo ajudar com ferimentos.

Massagem esportiva também pode promover a flexibilidade, reduzir a fadiga, fortalecer a resistência e preparar o corpo e a mente para o melhor desempenho.

Massagem pré-natal

A terapia de massagem durante a gravidez é um complemento maravilhoso para o pré-natal. A massagem alivia muitos dos desconfortos normais suportados por uma mulher grávida, de dores nas costas e pescoço a cólicas nas pernas, dores de cabeça e inflamação. Além disso, incentiva a circulação sanguínea e linfática, ajudando a melhorar o sono.

Massagem de aromaterapia

Aromaterapia é um método holístico de tratamento do corpo, da mente e do espírito. Os óleos essenciais são aplicados na pele como parte da massagem de aromaterapia, onde são então absorvidos na corrente sanguínea e circulados ao redor do corpo. Dependendo dos óleos utilizados, os vasos sanguíneos vão se contrair ou se dilatar, aumentando ou diminuindo a pressão arterial. Ela também pode ser usada para fortalecer o sistema imunológico, ajudando a matar vírus, bactérias e infecções fúngicas, e ajudando a incentivar o sono reparador.

Acupressão

Acupressão é um método de cura chinês antigo que envolve a pressão sobre certos pontos do meridiano no corpo para aliviar a dor e ajudar a saúde e bem-estar. O corpo humano possui 14 meridianos que transportam energia em todo o corpo. Estes começam na ponta dos dedos, conectam-se ao cérebro e então se conectam ao órgão associado a esse meridiano particular.

Acupressão usa os dedos para pressionar os pontos-chave na superfície da pele para estimular as habilidades auto-curativas naturais do corpo. Quando os pontos de pressão são pressionados, a circulação de sangue é promovida, bem como a força vital do corpo para ajudar a curar. Acupressão pode ser um fabuloso método de massagem para evitar que a tensão se transforme em uma doença.

Tipos de massagens estéticas e cosméticas

O propósito desse tipo de massagem ser voltado para a modelagem do corpo. Exemplos desse tipo de massagem são as massagens de drenagem linfática e as massagens modeladoras. Além de serem altamente eficientes para fins estéticos, algumas dessas massagens podem ser também altamente relaxantes, e contribuir para benefícios medicinais, como reduzir dores causadas pelo acúmulo de líquidos.

Qual massagem é ideal para mim?

As terapias de massagem são muitas vezes misturas complexas de práticas de cura holísticas que envolvem componentes físicos, emocionais e espirituais. Como resultado, o número de terapias diferentes é enorme e de fato, existem mais de 200 técnicas e tipos de massagem diferentes, todos tratando diferentes necessidades e fornecendo vários benefícios. Com certeza, junto ao seu médico ou prestador de cuidados de saúde, você encontrará o tipo que você precisa.

Qual massagem vocês já fizeram? Quais gostariam mais de receber ou conhecer?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.