No artigo de hoje vamos falar sobre o tempo gasto na academia e responder perguntas como: Quanto tempo na academia começa a fazer efeito? Quanto tempo na academia começa dar resultado? Quanto tempo na academia emagrece? Essas e outras repostas vocês conferem agora!

É incrível como que o roteiro segue para tantas pessoas. Em pesquisa realiza foi comprovado que a maioria das pessoas chega à academia e faz mais ou menos 20 minutos de esteira ou bicicleta como aquecimento, depois realiza seu treino de musculação de aproximadamente 1 hora e meia.

São pessoas buscando emagrecer, outras buscando corpos esculturais e musculosos e praticamente todas elas seguindo a mesma rotina de treino, será que isso está certo? Será que este é mesmo o caminho correto?

Existem pessoas que estão frequentando a academia faz muitos meses e não conseguem se aproximar de seus objetivos, porque será que isso está acontecendo? Será que o tempo dedicado é pouco? Será que o treino realizado está ineficaz?

Realmente foram muitas perguntas apresentadas neste início de artigo e vamos apresentar argumentos para responder todas elas a partir de agora. Fiquem bem atentos a cada ponto discutido para enquadrar e solucionar sua situação.

A primeira resposta é definir seu objetivo na academia e quais sãos os exercícios que irão te levar a ele. Seguir o que todo mundo ou o que a maioria faz não irá funcionar para você, porque cada pessoa é diferente e seu organismo funciona de maneira diferente de outra pessoa.

Após definir o objetivo vamos ao tempo gasto no treino. A pessoa que tem apenas 30 minutos de tempo disponível pode ter um treino que ofereça o resultado similar ao da pessoa que treina 90 minutos.

A intensidade do treino é que definirá o seu resultado. Sendo assim, converse com seu personal e defina a carga de trabalho de acordo com sua disponibilidade de tempo por sessão.

Especialistas afirmam que o treino superior a 90 minutos tem efeito inverso ao desejado, uma vez que a pessoa começa a diminuir os níveis hormonais e com isso a eficiência do trabalho reduz.

É muito importante compreender que um planejamento deve ser seguido à risca. Existem pessoas que malham pesado uma semana e na outra semana vão apenas uma vez à academia. Isso fará com que seu trabalho da semana anterior seja jogado fora.

Quanto tempo malhar por dia?

Quanto tempo deve durar uma sessão de treino?

Todo planejamento é constituído de uma periodização que é composta das seguintes fases:

  • Fases de estímulos de alta intensidade
  • Fase de baixa intensidade
  • Fase de aprimoramento dos movimentos

Este planejamento pode ser revisado a cada treino de acordo com o seu desempenho na sessão, mas isso deve ser discutido com seu personal para manter as alterações dentro do planejamento e não interferir no objetivo.

Conhecimentos básicos para quem malha muito

O treino aeróbico deve ser muito bem ajustado e jamais ultrapassar 80 minutos de duração incluindo a musculação. O mais indicado são sessões de 40 minutos de aeróbio.

O descanso é fator fundamental na evolução do treino e busca dos objetivos. A pessoa que malha todos os dias pesados, certamente está andando para trás e aumentando a distância do seu alvo.

Malhar intensamente o mesmo grupamento muscular em dias consecutivos irá provocar desgaste, perca de massa magra e ainda aumentar consideravelmente as chances de lesões musculares e articulares.

Se você é uma pessoa que malha todos os dias, é importante montar sessões que trabalhem grupamentos musculares diferentes, respeitando o tempo de descanso que tem função importante no processo de ganho de força e resistência muscular.

Tanto as pessoas que querem tonificar, quanto às pessoas que desejam perder peso, devem compreender que malhar igual louco não trará resultados eficientes sem que haja uma preocupação com a sua dieta.

Se você estiver realizando um ótimo treino de musculação, aeróbicos no tempo adequado e mesmo assim não consegue perder peso. Muito provavelmente, o seu balanço calórico não está sendo negativo, ou seja, é necessário realizar um ajuste na sua alimentação. Neste caso é importante buscar um nutricionista de confiança.

Para finalizar nosso artigo vamos deixar uma lista de coisas que você não deve fazer quando for malhar. Veja a lista abaixo com bastante atenção!

  • Ir malhar em jejum
  • Ir malhar após refeições pesadas – almoço ou janta
  • Não se hidratar antes durante e após a sessão de treino
  • Treinar mais que uma hora e meia continuamente
  • Não seguir a ficha de treinamento proposta pelo personal
  • Faltar a sessões de treino
  • Não seguir a dieta proposta pelo nutricionista
  • Não respeitar sinais e sintomas de dores e desgastes

Por fim, não inicie qualquer treinamento ou exercício físico antes de consultar um médico e obter a liberação pra exercício físico. Talvez você não possa realizar algum exercício, ou até mesmo, talvez você não possa praticar atividade física. Evite descobrir isso da pior maneira possível, prevenir é sempre melhor que remediar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.