Arroz parboilizado pode soar como pré-cozido, mas não é. Em vez disso, é processado de forma bastante diferente de outros tipos de arroz. O grão resultante é cozido e servido como se fosse arroz branco ou marrom. No entanto, devido ao processamento especial, o arroz parboilizado é uma fonte melhor de fibra, cálcio, potássio e vitamina B-6 do que o arroz branco comum.

Arroz parboilizado: o que é?

Depois que o arroz é colhido, sua casca não comestível é removida para produzir arroz integral. Se o arroz é submetido a uma segunda etapa de processamento para remover o farelo, ele se torna arroz branco. Ao contrário do arroz branco e marrom, o processo de arroz parboilizado começa antes que a casca seja removida. O grão completo de arroz é embebido, cozido no vapor e seco, em seguida, a casca é removida para fazer arroz parboilizado. A vaporização permite que o arroz absorva os nutrientes e altera o amido de modo que cozinhe em um prato de arroz mais firme e menos pegajoso do que o arroz branco comum. O vapor não coze o arroz, por isso ainda leva cerca de 20 minutos para se preparar.

Carboidratos do arroz parboilizado

Uma xícara de arroz cozido parboilizado fornece 41 gramas de carboidratos totais, ou cerca de um terço da ingestão diária recomendada de 130 gramas. A mesma porção tem 1,4 gramas de fibra, que fornece 4% de fibra diária para homens e 6% para mulheres. O arroz parboilizado tem o dobro da fibra do que o arroz branco cozido. Tem um baixo índice glicêmico de 38, em comparação com um alto 89 para o arroz branco. Um baixo índice glicêmico indica que os carboidratos no arroz parboilizado não causam um grande aumento no nível de açúcar no sangue.

Arroz parboilizado

O arroz parboilizado é um dos tipos de arroz que você pode consumir, e entender seus benefícios é importante para qualquer dieta. (Foto: Honeyville)

Benefícios do arroz parboilizado nas vitaminas B

O arroz parboilizado é especialmente rico em niacina, fornecendo 4 miligramas, ou 23% da ingestão diária recomendada em 1 xícara de arroz cozido. Você também receberá 19% da ingestão diária de vitamina B-6. Esses valores são aproximadamente o dobro da quantidade que você obteria do arroz branco não enriquecido. Seu corpo precisa de vitaminas do complexo B para metabolizar alimentos em energia, mas eles também preenchem outros papéis, como ajudar a produzir hormônios e neurotransmissores. A vitamina B-6 remove o aminoácido homocisteína da corrente sanguínea, transformando-o em outras substâncias. Isso pode ajudar a manter seu coração saudável; níveis elevados de homocisteína estão associados a um risco aumentado de doença cardiovascular.

Minerais no arroz parboilizado

Uma xícara de arroz parboilizado cozido fornece 2 a 3% da ingestão diária recomendada de cálcio, ferro, magnésio e potássio. Você terá um impulso ligeiramente maior de zinco, com 1 xícara contendo 0,58 miligramas de zinco. Esse montante representa 5% das necessidades diárias dos homens e 7% das mulheres. O zinco desempenha papéis vitais em todo o corpo, desde a formação da estrutura das proteínas até a regulação do DNA. Se você não recebe zinco suficiente, seu sistema imunológico fica prejudicado; precisa de zinco para produzir as células que combatem bactérias e infecções.

Arroz parboilizado ou arroz integral?

Tanto o arroz parboilizado quanto o arroz integral são excelentes fontes de nutrientes para uma dieta. O arroz integral ainda mantém um pouco mais dos nutrientes do arroz. A diferença principal entre eles, porém, está no sabor, com o arroz integral com um gosto diferenciado, enquanto o parboilizado remete mais ao gosto do arroz branco.

Qual arroz você consome? O que acha do arroz parboilizado?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.