Uma parte essencial do cardápio asiático, o arroz tem sido por muito tempo um tópico de discussão entre os entusiastas da saúde e fitness. Alguns sugerem evitá-lo por completo, enquanto alguns conselhos de que é melhor mudar para alternativas mais saudáveis, como arroz integral, arroz vermelho e quinoa. Entre essas opções ‘mais “saudáveis”, os nutricionistas também começaram a recomendar uma certa variante do arroz: o arroz negro.

O arroz preto é cultivado em quantidades relativamente pequenas em comparação com outros tipos de variedades de arroz. O arroz integral também contém muitos benefícios para a saúde. O arroz preto é uma variedade rara e muito antiga de arroz que vem crescendo na Índia há séculos. É cultivada principalmente na região nordeste (chamada de Chak Hao) e nas partes meridionais (chamadas de Kavuni no Tamil) da Índia. Aqui estão alguns benefícios do arroz preto.

A riqueza em antioxidantes é um dos benefícios do arroz negro

O preto profundo ou o tom roxo do arroz preto é um marcador de suas propriedades antioxidantes. Semelhante a amoras e mirtilos, que aparecem em cores mais profundas devido ao seu alto teor de antioxidantes. A camada mais externa do grão (o farelo e o casco) contém quantidades imensas do antioxidante-antocianina. De fato, a quantidade de antocianina contida no arroz preto é maior do que qualquer outro grão, incluindo arroz integral, arroz vermelho, quinoa vermelha ou outras variedades de grãos integrais coloridos.

A antocianina pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, restringindo os movimentos dos radicais livres, que podem causar várias doenças, como diabetes e até câncer. Também pode ajudar a melhorar a função cerebral e reduzir a inflamação.

O arroz branco e outros grãos refinados são despojados de seu alto teor de nutrientes e propriedades benéficas no processo de moagem. Maioria dos nutrientes do arroz estão presentes na camada externa, no casco e no farelo, que são retidos somente nos grãos integrais. Como o arroz negro não é submetido a nenhum refinamento ou processamento, ele é capaz de reter seus antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. O arroz negro também contém um importante antioxidante que é a Vitamina E, útil para manter a saúde dos olhos, da pele e do sistema imunológico.

O arroz negro é um desintoxicante natural

Os fitonutrientes presentes no arroz preto ajudam a limpar o corpo da doença, causando toxinas (causadas pelos radicais livres). Arroz preto ajuda o fígado (um dos mais importantes desintoxicantes do corpo) a eliminar substâncias indesejadas através da sua atividade antioxidante.

Uma boa fonte de fibra

O arroz negro tem cerca de 3 gramas de fibra por meia xícara de porção. Este rico conteúdo de fibra ajuda a regular os movimentos do intestino, prevenir a constipação, diarreia e inchaço. A fibra ajuda a ligar as toxinas e resíduos dentro do trato digestivo, e libera tudo para fora do sistema após a conclusão do ciclo de digestão. A fibra também dá ao seu corpo um sentimento saciado após o consumo, o que o impede de entrar em contato com outros alimentos gordurosos, ajudando assim na perda de peso.

Arroz preto na dieta

Faça uma receita gostosa de arroz preto e usufrua diversos benefícios desse ingrediente. (Foto: Modern Farmer)

O arroz negro ajuda na prevenção do risco de diabetes

Para evitar o risco de diabetes e obesidade, é aconselhável consumir grãos integrais em vez de apenas carboidratos refinados. Todo o farelo do grão é onde toda a fibra é armazenada no arroz preto. A fibra é capaz de ajudar a glicose (açúcar) do grão a ser absorvida pelo corpo durante um longo período de tempo, (desde que a fibra demore mais tempo a digerir), mantendo assim níveis consistentes de açúcar.

Prevenção do risco de obesidade

Para as pessoas que lutam contra a obesidade, o arroz negro é a melhor variante de arroz para consumir. Cheio de fibra, arroz negro não só lhe dá a sensação de estar cheio, evitando assim excessos; Estudos mostram que a variante do arroz também pode ajudar a prevenir a resistência à insulina, que é frequentemente associada ao risco de desenvolver diabetes e obesidade.

O arroz negro é rico em proteína

A razão pela qual seu nutricionista está lhe pedindo para reduzir seu consumo de arroz é por causa de seu alto teor de carboidrato versus muito menos conteúdo de proteína. As proteínas são muito essenciais na construção de músculos e no excesso de peso. O arroz negro também oferece uma quantidade minimamente aumentada de teor de proteína em relação a outras variantes mais saudáveis. Contém 8,5 g de proteína em uma porção de 100 g, enquanto o arroz marrom e vermelho contém 8 g e 7 g de proteína respectivamente para a mesma porção. Por outro lado, o arroz branco polido contém apenas 6,8 g de proteína.

O arroz negro é melhor para a saúde cardíaca

Comer arroz negro pode ter um impacto positivo em seus níveis saudáveis ​​de colesterol também. Os fitoquímicos antocianinas encontrados no arroz preto reduzem o colesterol LDL, também conhecido como colesterol ruim, que é um contribuinte comum para doenças cardiovasculares. Também reduz os níveis de colesterol total. O arroz negro tem provado reduzir ativamente a aterosclerose (endurecimento das artérias), o que pode ajudar os idosos a reduzirem a quantidade de suplementos que tem que acrescentar na dieta para evitar esse problema.

Arroz negro: como fazer?

Como outros tipos de arroz, o arroz negro deve ser bem preparado para se tirar o melhor proveito de seus benefícios. Para o preparo do arroz negro, você vai precisar de:

2 xícaras de arroz negro

3 xícaras e 1/2 de água

Modo de Preparo

Lave o arroz em uma peneira sob água corrente fria até que a água escorra. Leve o arroz, água, sal e pimenta para ferver em uma panela grande, descoberta, em fogo médio-alto. Cubra e reduza o fogo para baixo, depois cozinhe até que o arroz esteja macio e a maior parte da água tenha sido absorvida, o que demora cerca de 35 minutos. Retire do fogo e deixe descansar, coberto por 10 minutos.

Meia xícara de arroz negro cozido contém 160 calorias.

Gostaram do arroz negro? O que acharam do sabor?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.