Quando você é intolerante à lactose pode ser um desafio para evitar os produtos lácteos, especialmente se você realmente gosta deles. A chave é escolher alternativas de bom gosto e que fornecem os mesmos nutrientes ou similares. Aqui estão cinco maneiras de substituir laticínios em sua dieta.

Leite sem lactose

Mesmo se você não é um grande bebedor de leite, você pode estar acostumado a adição de leite para bebidas, cereais ou molhos. Muitas receitas pedem leite. Dependendo da extensão da sua intolerância à lactose, você pode querer eliminar leite de sua dieta completamente.

Se você tem o hábito de beber leite e está à procura de um substituto, olhe para bebidas de leite feito de arroz, soja, amêndoas, aveia ou sementes de cânhamo. Para se certificar de que você está recebendo o cálcio do leite regular, busque pelos produtos enriquecidos com cálcio. Você pode encontrar uma variedade de sabores, como leite de arroz de baunilha ou leite de amêndoas de chocolate.

Queijo sem lactose

Para os amantes de queijo, sendo intolerante à lactose pode ser um desafio. Você tem muitos substitutos de queijo a partir dos quais pode escolher. Muitos supermercados e lojas de alimentos saudáveis ​​tem o queijo feito de arroz, soja, amêndoas e cânhamo. Os sabores são geralmente rotulados para se parecerem com o que você pode já estar acostumado. Por exemplo, você pode encontrar queijo cheddar feito de arroz. O queijo de soja está disponível em cheddar, provolone e mussarela.

Quando você compra esses queijos alternativos, não se esqueça de ler os rótulos de ingredientes. Alguns contêm caseína, que é uma proteína do leite que provoca problemas para algumas pessoas que são intolerantes à lactose. Para algumas pessoa cuja intolerância à lactose não é extrema, queijos feitos com leite de ovelha ou de cabra também podem ser uma opção. Queijo de cabra ou queijo de leite de ovelhas tendem a causar menos problemas para algumas pessoas.

Substituindo a lactose

Ficar completamente sem lactose é difícil para muitos, mas ao descobrir bons substitutos você não sentirá mais tanta falta assim. (Foto: healthwiseeverythinghealth.blogspot.com )

Manteiga sem lactose

Opções de manteiga sem leite são úteis para espalhar nos pães, para cozimento e para misturar em receitas. Procure manteiga sem leite e margarina feita a partir de óleo de coco. Ghi é também uma opção. É uma forma de manteiga que é livre de caseína e lactose.

Iogurte sem lactose

O iogurte é geralmente uma boa sobremesa de baixa caloria. No caso de algumas pessoas com intolerância à lactose, iogurte não é problemático . No entanto, se ele causa problemas para você, você não tem que desistir dessa opção de sobremesa já que existem iogurtes em variedades sem lactose. Muitas lojas de alimentos saudáveis ​​vendem iogurte feitos de arroz ou de soja. Em alguns casos, você vai encontrar essas opções de iogurte com sabores de frutas adicionados. Você também vai encontrar iogurtes sem lactose em um sabor simples, que é particularmente útil para dietas mediterrânicas que usam iogurte natural como um prato complementar.

Sorvete sem lactose

Sorvete pode ser um dos produtos lácteos mais difícil de abandonar. No entanto, você tem acesso a variedades sem leite fabricados com soja, arroz, cânhamo e amêndoas. Sorvete de frutas também é uma opção, pois geralmente não contém leite. Gelatto pode ser uma escolha possível para você se sua intolerância à lactose é muito leve. Ele geralmente contém menos manteiga de sorvete.

Vale lembrar um conselho básico: não faça nenhuma mudança na sua dieta sem conversar com seu médico ou nutricionista. Estes itens são mais caros e geralmente só encontrados em lojas especializadas, como lojas de alimentos sem glúten. Mas alguns supermercados já está vendendo alguns produtos sem lactose.

Você tem outras opções aos laticínios? O que você usa para substituir produtos lácteos? Comente abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.