Embora os detalhes neurológicos sobre as causas da enxaqueca estejam ainda sendo conhecidos, existem muitos fatores que fazem as enxaquecas mais prováveis de acontecer. Tais fatores são chamados de gatilhos, pois dão início às fortes dores de cabeça das enxaquecas. Os gatilhos de cada paciente podem ser diferentes, mas a maioria dos gatilhos são mais ou menos comuns para todos.

Enxaqueca: tratamento caseiro evitando e descobrindo os gatilhos

Além dos gatilhos aqui citados, o paciente tem que estar consciente de que existem outros gatilhos possíveis. Esses outros gatilhos devem ser descobertos com a observação constante por parte de quem sofre da enxaqueca, percebendo o que aconteceu pouco antes de uma crise começar. Daí, é possível começar o melhor tratamento caseiro para enxaqueca, que é simplesmente evitar os gatilhos.

O que causa a enxaqueca?

Os gatilhos para enxaqueca mais comuns são os seguintes:

Alterações nos níveis de estresse emocional – Caracterizado por um aumento do estresse em casa ou no trabalho, que pode desencadear uma dor de cabeça. Uma redução do estresse, como terminar um projeto importante ou sair de férias também pode desencadear uma enxaqueca.

Certos alimentos e produtos químicos – Os mais comuns a causarem a enxaqueca são o chocolate, álcool, nozes, glutamato monossódico (MSG), queijos envelhecidos, carnes processadas (como salsichas ou frios), altos níveis de cafeína, aspartame.

Alimentação e hidratação – A fome ou desidratação, especialmente quando causadas por uma refeição que foi “pulada”, podem desencadear a enxaqueca.

Por que descobrir os gatilhos da enxaqueca

Descobrindo os gatilhos para a enxaqueca, é possível fazer um tratamento preventivo efetivo contra esse problema de saúde debilitante. (Foto: balitangviral.com)

Mudança das condições meteorológicas – É a mudança do clima, do tempo do local onde você se encontra. Isso pode incluir mudanças na pressão barométrica, umidade e temperatura. Muito comum ocorrer em pessoas que estão viajando de um lugar para outro, de clima diferente.

Alterações nos padrões de sono – A enxaqueca pode ser desencadeada se a pessoa ficar com mais ou menos sono do que o normal.

Luzes brilhantes-  Principalmente a luz solar direta, sem óculos de sol ou luz, mesmo em dias nublados. As luzes emitidas a partir de uma tela de cinema podem também causar enxaqueca.

Sons altos – Equipamentos de construção ou um concerto de música com som muito alto.

Odores fortes – Perfume usado em excesso, água de colônia, ou purificadores de ar perfumados.

Atividade física intensa – Isso inclui exercício físico aeróbico, levantar objetos pesados, ou mesmo a atividade sexual.

Mudanças hormonais nas mulheres – Podem estar relacionadas com a menstruação, gravidez, pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal para a menopausa.

Enxaqueca: alimentação é o mais comum gatilho

Um dos gatilhos acima mais frequentes é a alimentação (ou a falta dela). Consultar um nutricionista é um ponto de partida para um eficiente tratamento de prevenção contra a enxaqueca. Além de ajudar em melhorar sua saúde contra a enxaqueca, o nutricionista dará recomendações apropriadas de alimentação para atingir seus objetivos, como perda ou ganho de peso, etc.

Remédio para enxaqueca: um bom neurologista!

Eu tomo alguns chás naturais para enxaqueca, quando ela está quase acontecendo. Mas conversei com meu médico antes de fazer isso. Faço um tratamento com medicamentos recomendados por ele, e ele faz um bom acompanhamento de minha condição de saúde. O médico é o melhor amigo para quem tem enxaqueca, principalmente para obter o tratamento mais eficiente e permanente.

Quais são seus gatilhos para a enxaqueca? Como você faz para prevenir esses gatilhos?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.