O enjoo matinal afeta mais da metade de todas as mães grávidas. É geralmente relacionada a um aumento nos níveis de estrogênio, baixa contagem de açúcar no sangue, e uma maior suscetibilidade a alguns cheiros. Mais frequentemente, enjoo matinal estará presente nas primeiras horas da manhã e se aliviará enquanto o dia passa.

Às vezes, o enjoo pela manhã pode ser leve. No entanto, a mãe grávida pode sentir tanta náusea que ela pode chegar a vomitar. Mesmo que o enjoo matinal possa ser extremamente desagradável, é quase sempre grave o suficiente para causar perturbação metabólica. Na maioria dos casos, o problema continua até o final do primeiro trimestre.

Enjoo matinal na gravidez: o que fazer? Descanse!

Você deve garantir boas noites de sono, seja usando uma máscara para dormir ou mesmo óculos escuros para bloquear a maior quantidade de luz possível. Você também pode considerar um travesseiro de corpo para ajudar a adequadamente apoiar suas costas e estômago. Às vezes, tirar sonecas durante o dia pode ajudar. E evite mover-se demais após comer. Levante-se lentamente pela manhã ou depois de cochilar, evitando tonteiras.

Enjoo matinal e suas soluções

O enjoo matinal não é um problema incurável, e pode ser tratado para tornar sua vida mais tranquila durante a gravidez. (Foto: Healthyonline Blog)

Enjoo matinal: causas por alimentos e suas soluções

Evite alimentos gordurosos e/ou picantes. Evite a cafeína também. É importante ter sempre algum tipo de alimento em seu estômago, pois isso reduzirá suas chances de experimentar náuseas. E quando o enjoo acontecer, os sintomas provavelmente serão mais suaves. Se o estômago estiver vazio, os ácidos estomacais não tem nada para processar, exceto o revestimento do estômago, resultando em agravamento do enjoo matinal.

Tenha alguns biscoitos salgados, petiscos de oleaginosas, ou algum outro petisco de proteína antes que você saia da cama na manhã.

No café da manhã, capriche na maçã, peras, bananas ou qualquer fruta cítrica para ajudá-la a se sentir satisfeita. Batatas assadas são também altamente nutritivas. O potássio das frutas pode ajudar a prevenir o enjoo matinal. À noite, tente comer alguma coisa rica em proteínas antes de ir para a cama, pois isso ajudará a regular seus níveis de glicose no sangue.

Enjoo matinal? Evite TVs e monitores

O brilho rápido, quase imperceptível do monitor do computador pode causar enjoo matinal. Se você é suscetível ao enjoo matinal devido à tela de um monitor ou TV, tente evitar usar um computador ou TV. Se você deve usar um desses aparelhos, você deve ajustar a tela para um brilho menor, que alivie o cansaço nos seus olhos.

Seja fisicamente ativa para evitar o enjoo matinal

Algumas mães podem achar difícil se movimentar por causa da barriga. No entanto, ser fisicamente ativo pode melhorar os sintomas do enjoo matinal em muitas pessoas, aliviando consideravelmente esse problema de saúde. 20 a 30 minutos por dia de atividade moderada é o ideal.

Assegure uma boa ingestão de líquidos durante o dia

Se manter hidratada é crucial para uma boa saúde, e muito importante durante a gravidez. Algumas mães com enjoo matinal podem não sentir vontade de consumir água suficiente durante o dia, especialmente se seus estômagos não parecerem melhorar. No entanto, quanto mais você está desidratada, mais nauseada a mulher ficará.

Se beber água é difícil, tente adicionar vinagre de maçã e mel à água. Algumas mães dizem que alguns chás ajudam, desde que sejam descafeinados. Cubos de gelo feitos de água ou suco de frutas também são métodos eficazes. Quanto mais fria a bebida, mais fácil de consumir

Gengibre para enjoo matinal

Por muitos anos, o gengibre é divulgado como um excelente alívio para os problemas do estômago, e estudos mostraram que podem ajudar aliviar sintomas do enjoo matinal. Uma fatia de gengibre crua adicionada na água ou chá para ajudar a aliviar seu estômago. Balas de gengibre podem ajudar bastante também.

Mantenha sua mente ocupada

É importante tentar tirar a mente dos sentimentos de náuseas. Encontrar coisas para fazer pode não ser fácil. Ler um livro, fazer quebra-cabeças, assistir televisão, jogar cartas, ou sair para passeios curtos na rua vai limpar sua mente e relaxá-la. No entanto, você também deve ouvir o seu corpo, e parar sempre que necessário.

Use roupas soltas e confortáveis

Roupas restritivas ou apertadas podem aumentar os sintomas de enjoos matinais. Estudos descobriram que as mães grávidas com náuseas que trocaram roupas apertadas para roupas soltas relataram sintomas reduzidos de enjoo matinal.

Vitaminas para complemento da dieta

Vitaminas complementares, com a receita médica adequada, garante um suplemento alimentar ideal. Esse suplemento será o que uma mulher precisa para toda a nutrição dela e do bebê, o que pode aliviar muito os sintomas de enjoo matinal ao manter seu metabolismo funcionando em um nível ideal.

Aromaterapia para enjoo matinal

O enjoo matinal é muito associado a cheiros, pois a mãe grávida torna-se mais sensível aos odores. Certos odores ruins, cheiros dos quais a mãe não pode fugir, e cheiros potentes, como perfumes, podem desencadear um episódio de náuseas desagradáveis. Os aromas mais eficazes, de acordo com relatos, são extrato de limão e/ou alecrim, tratando eficazmente o enjoo matinal pela aromaterapia..

Evite os gatilhos do enjoo matinal

Existem vários gatilhos que podem causar episódio de enjoo matinal. A maioria das pessoas logo identifica quais são tais gatilhos, que variam de mulher para mulher. Evitá-los tanto quanto você pode é um dos melhores caminhos para aliviar os sintomas de enjoo matinal na gravidez.

Não confunda enjoo matinal com refluxo

Às vezes, a náusea e vômito podem ocorrer devido ao refluxo ácido. Tomar medicação antiácida antes de ir para a cama pode ajudar a reduzir os níveis de ácido no estômago e os vômitos da manhã. Tal uso só pode ser realizado com o devido acompanhamento médico, e a receita para uso com segurança.

Cuidado com os suplementos e alimentos ricos em ferro

Algumas mulheres grávidas podem sentir enjoo matinal por causa dos suplementos de ferro inadequados, que muitas mulheres passam a tomar após a gravidez. Fale com o seu médico e peça-lhe para recomendar uma suplementação de liberação mais lenta, ou um suplemento com uma dose de ferro menor.

Considere algumas técnicas de acupuntura

Aplicando pressão sobre pontos específicos do corpo para controlar os sintomas do enjoo matina tem sido mostrado para ajudar algumas mulheres com o enjoo matinal. Converse com um acupunturista sobre o que fazer e quais pontos apertar para o alívio.

Consulte um médico urgentemente quando os vômitos são excessivos

O vômito excessivo durante a gravidez é uma condição que pode levar à desidratação e desnutrição. Uma mulher com enjoo matinal em excesso pode começar a perder cada vez mais peso na gravidez, o que é perigoso para ela e o bebê.

Você usou ou usa algumas das técnicas aqui sugeridas? Quais? Conhece outros métodos para aliviar o enjoo matinal? Quais técnicas? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.