Seus lábios precisam de muita hidratação para ficarem macios e suaves. Quando o ar está muito seco, seis lábios reagem rachando ou se desidratando. Isso é mais comum no inverno, mas não é incomum ter os lábios rachados quando o tempo fica quente.

Se você está cansado de coceira nos lábios, dores, é possível hidratar lábios secos com alguns hidratantes naturais. Remédios caseiros funcionam tão bem como soluções compradas em lojas, e como remédios caseiros para lábios ressecados não contêm produtos químicos, eles são menos propensos a irritar a pele sensível. Vamos começar então com as dicas?

Parar de lamber os lábios

Você pode fazer isso por hábito para hidratar os lábios secos, mas, na verdade, causa irritação e piora a situação dos lábios ressecados. Na lição em como hidratar lábios ressecados, parar de lamber os lábios é uma primeira e importante receita caseira.

Cuidados com os lábios ressecados

A maioria dos óleos vegetais aplicadas aos lábios funciona como protetor e hidratante natural para seus lábios ressecados. (Foto: www.thefitindian.com)

Beber muito líquido

Beba oito copos de água ou mais por dia para manter todo o seu corpo hidratado. Assim, você protege seu corpo da possibilidade de desidratação. É o mais potente hidratante natural para lábios, e a falta de hidratação é, no geral, a causa mais comum de lábios ressecados.

Protetores labiais

Um protetor labial para aliviar instantaneamente os lábios rachados é uma solução prática e importante. Para hidratar lábios rachados use um protetor que contenha lanolina ou vaselina. Cera de abelha funciona também, mas não é um hidratante tão eficiente, sendo melhor usado como uma medida preventiva para evitar os lábios rachados. Evite protetores labiais que contenham fragrâncias artificiais ou aromas. Alguns ingredientes naturais são irritantes também, incluindo hortelã, canela, eucalipto e cânfora. Antes de escolher o protetor natural certo, consulte seu dermatologista para uma recomendação boa para seu caso específico.

Fique longe de alimentos ácidos

Evite frutas ácidas, especialmente limão, lima, toranja e laranja. O suco de frutas ácidas machuca os lábios rachados e os faz sentir pior do que realmente estão.

Pepino

Um modo de hidratar lábios caseiro é com pepino. Segure uma fatia de pepino fria contra seus lábios por alguns minutos para hidratar e aliviar os lábios.

Óleos vegetais

Aplique óleo de coco, azeite, rícino ou óleo de semente de linhaça para os lábios rachados duas vezes por dia. Os ácidos graxos hidratam e protegem os lábios rachados. Principalmente para hidratar lábios masculinos, estes ácidos graxos fazem um ótimo trabalho.

Gel de aloe vera antes de ir para a cama

Passe gel de aloe vera em seus lábios antes de ir para a cama. O aloe irá penetrar em seus lábios durante a noite para um efeito de cura calmante. É outro modo para hidratar lábios caseiro e que você pode cultivar em casa para economizar dinheiro e para ter um remédio natural para muitos outros problemas.

Vitamina E

Abra uma cápsula de vitamina E e, em seguida, esfregue sobre seus lábios. Não remova com sua língua e deixe o óleo ser reabsorvido pelo seu organismo.

Umidificador

Use um umidificador em sua casa, especialmente quando você está dormindo à noite. Coloque o umidificador no seu quarto para obter melhores resultados, mantendo sua pele hidratada.

Mel

Para hidratar lábios ressecados, bepantol é quase sempre recomendado. Mas por que usar o bepantol quando mel pode também hidratar e proteger seus lábios? Contendo dezenas de nutrientes, o mel puro, aplicado aos lábios, pode te ajudar a acabar com os lábios ressecados. Deixe o bepantol apenas para casos mais extremos e lógico, quando seu dermatologista recomendar.

Quais remédios naturais você usa para lábios ressecados? O que recomendaria para outras pessoas usarem? Como você faz para prevenir o problema?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.