O refluxo ácido ocorre quando o ácido do estômago flui para o esôfago. Isso pode causar inflamação e irritação no revestimento esofágico. Quando isso acontece, você pode sentir uma sensação de queimação no peito ou na garganta. Isso é conhecido como azia.

Qualquer pessoa que tenha experimentado azia sabe que certos tipos de alimentos podem piorar seus sintomas. Aquele jantar picante que você teve na noite passada? Você pode pagar mais tarde. Aquele alho cru misturado com aquele molho de macarrão?

Quando se trata de limão para reduzir os sintomas, existem alguns sinais mistos. Alguns especialistas dizem que o limão e outros citrinos aumentam a gravidade dos sintomas de refluxo ácido. Outros divulgam os benefícios dos “remédios caseiros” usando água de limão. Eles afirmam que pode reduzir os sintomas de azia. Então, quem tem a resposta certa aqui? Acontece que há um pouco de verdade para os dois lados.

Limão é bom para azia?

O limão pode ajudar na perda de peso, o que pode ajudar a reduzir os sintomas do refluxo ácido.

A fruta cítrica também pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea e proteger seu corpo contra danos às células.

Existem benefícios significativos para a saúde que podem ser obtidos pela ingestão de limão. Por exemplo, um estudo descobriu que os compostos de limão ajudavam os ratos a perder as células de gordura e a mantê-las afastadas. Obesidade e ganho de peso podem contribuir para os sintomas do refluxo ácido. Se o limão pode ajudar as pessoas a perder peso, isso pode levar a uma redução nos sintomas de refluxo ácido.

Descobriu-se que o limão está ligado à redução da pressão arterial, especialmente em pessoas com alto risco de pressão alta e colesterol. Os limões são ricos em vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico. É um poderoso antioxidante e ajuda a proteger seu corpo contra danos celulares que poderiam ser causados ​​pelo refluxo ácido.

Limão é bom para queimação no estômago? O que os especialistas dizem?

Há evidências de que dietas ricas em ácido ascórbico, como suco de limão, realmente ajudam a proteger o estômago de certos tipos de câncer e outros danos. Estes resultados foram especialmente aplicáveis ​​a pessoas com úlceras pépticas.

Se o seu refluxo ácido é causado pelo baixo ácido estomacal, beber água com limão pode ser benéfico para você devido aos seus efeitos alcalinizantes

Como aliviar azia com limão?

Embora o suco de limão seja muito ácido, pequenas quantidades misturadas com água podem ter um efeito alcalinizante quando ele é digerido. Isso pode ajudar a neutralizar o ácido no estômago.

Se você decidir tentar este remédio caseiro, você deve misturar uma colher de sopa de suco de limão fresco com oito onças de água. Em seguida, beba cerca de 20 minutos antes de uma refeição para ajudar a prevenir os sintomas que podem ser desencadeados pela comida.

Certifique-se de beber esta mistura através de um canudo, se possível. Isso pode evitar que o ácido no suco toque nos dentes e corroer o esmalte dos dentes. E você nunca deve beber suco de limão direto devido à sua acidez. Ele precisa ser diluído com água para ser eficaz.

Limão para azia

Limão pode ser usado para o refluxo ácido e para a azia, reduzindo os sintomas. (Foto: Medical News Today)

Outros tratamentos para refluxo ácido

Se o seu refluxo ácido é leve ou moderado, você pode controlá-lo com medicamentos recomendados pelo seu médico. Antiácidos, podem tratar azia pouco frequente. Medicamentos mais fortes são melhores para o refluxo ácido recorrente. Eles podem fornecer alívio por um longo período de tempo e estão disponíveis em diferentes pontos fortes.

Há riscos em tomar qualquer tipo de medicação, então fale com seu médico antes de iniciar qualquer regime regular. Em casos graves de refluxo ácido, o médico pode recomendar cirurgia para fortalecer o esfíncter esofágico.

O que você pode fazer agora para azia?

Embora existam pesquisas limitadas, é possível que a água de limão possa aliviar seus sintomas. Se você estiver interessado em experimentar esse remédio caseiro, lembre-se de:

Dilua completamente o suco de limão com água.

Adicione não mais que uma colher de sopa de suco de limão.

Beba a mistura através de um canudo.

Você pode considerar beber uma quantidade reduzida no início para determinar que tipo de efeito ela pode ter. Se você não tiver um aumento nos sintomas, poderá experimentar o valor total.

Se os seus sintomas persistirem, fale com o seu médico. Eles podem ajudar a elaborar o melhor plano de tratamento para você.

Você trata a azia com limão? Funciona? Quais outros remédios caseiros te ajudam na azia?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.