Muitas pessoas optam por tomar vitaminas e outros suplementos dietéticos. No entanto, a eficácia de uma vitamina pode ser alterada quando e como uma pessoa consome vitaminas. A hora do dia, a ingestão de alimentos e líquidos podem ter efeitos negativos ou positivos sobre o quão bem uma vitamina funciona e quanto da vitamina é absorvida pelo organismo. Este artigo explora a eficácia geral das vitaminas e as circunstâncias ideais para tomar diferentes tipos.

Dados rápidos sobre vitaminas

As pessoas estão abertas a tomar vitaminas porque afirmam oferecer soluções naturais para problemas de saúde comuns. As reivindicações relativas à eficácia podem ou não ser respaldadas por estudos clínicos. Não há uma regulagem para a indústria de vitaminas e suplementos. As empresas podem afirmar que as vitaminas que fabricam são eficazes sem pesquisa respeitável para respaldar suas reivindicações. E nem todas as vitaminas são ineficazes ou prejudiciais.

Você precisa tomar vitaminas?

Há cada vez mais pesquisas que indicam que, na maioria dos casos, tomar vitaminas não tem efeito benéfico nem adverso em pessoas que as tomam regularmente. No entanto, as pessoas devem abordar o uso de vitaminas com cautela, pois podem ter consequências não intencionais quando combinadas com medicamentos prescritos ou sem receita médica.

Há alguns, como vitamina E e beta-caroteno, que, quando administrados em grandes doses, podem ser prejudiciais ou fatais. As mulheres grávidas devem ter especial cuidado ao escolher suplementos. Por exemplo, níveis elevados de vitamina A podem causar incapacidades congênitas. Por outro lado, o ácido fólico pode ajudar com o desenvolvimento do feto e prevenir a espinha bífida.

Alguns pesquisadores sugerem que o melhor método para obter as vitaminas não é através de suplementos. Eles sugerem que uma pessoa que come alimentos ricos em nutrientes, tais como couve, espinafre, oleaginosas, frutas, e carnes de baixo teor de gordura..

As empresas argumentam que uma vitamina não pode substituir uma dieta saudável e equilibrada. No entanto, alguns ainda acreditam que uma pessoa deve tomar um multivitamínico para ajudar a preencher as lacunas de uma dieta menos do que ideal. Além disso, há pesquisas limitadas que sugerem que tomar vitaminas podem desempenhar um papel na redução do risco de doenças, como doenças cardíacas.

Ainda assim, a maioria das vitaminas não oferece nenhum efeito conhecido para uma pessoa saudável e média. Indivíduos que tomam receita médica regular ou medicamentos com receita médica devem consultar o médico antes de tomar qualquer suplemento vitamínico.

Os melhores momentos para tomar diferentes tipos de vitaminas seguem abaixo.

Como tomar vitaminas

Para tomar vitaminas, cada uma tem um horário diferente mas que vai ser melhor para obter bons resultados para sua saúde. (Foto: Gymaholic)

Melhor horário para tomar vitaminas do Complexo B

As vitaminas B são usadas para impulsos de energia e redução de estresse. Existem 8 tipos diferentes de vitaminas B, cada uma com uma função separada para o corpo. Os tipos de vitaminas B incluem:

  • Ttiamina
  • Riboflavina
  • Vitamina B6
  • Niacina
  • Biotina
  • Vitamina -12
  • Ácido fólico
  • Ácido pantotênico

Estas vitaminas B podem ser tomadas ao mesmo tempo. Na verdade, as empresas oferecem complexos vitamínicos, que são combinações da quantidade diária de cada um dos 8 tipos de vitaminas B. A melhor hora do dia para tomar uma vitamina B é depois de acordar. Tomar vitaminas B com o estômago vazio é suposto para ajudar na absorção da vitamina. Tomar vitaminas B também tende a aumentar a energia e portanto, levá-las muito tarde no dia pode afetar a capacidade de uma pessoa de adormecer.

Tomar vitamina C antes de dormir ou em jejum?

Vitaminas solúveis em água, como a vitamina Cnão são naturalmente produzidas ou armazenadas pelo corpo humano. Como resultado, as pessoas precisam obter vitaminas solúveis em água de fontes animais, vegetais e possivelmente suplementares com freqüência. Os tipos de vitaminas solúveis em água incluem:

  • Vitamina C
  • A maioria dos tipos de vitamina B

A vitamina C é considerada segura para levar em quantidades recomendadas. Encontra-se em uma variedade de produtos vegetais, como suco de laranja e limões. O corpo não armazena vitamina C, então as pessoas devem tomar diariamente, idealmente em pequenas doses ao longo do dia.

Quando tomar vitaminas solúveis em gordura como a vitamina D?

As vitaminas lipossolúveis são necessárias em pequenas doses. Tomar grandes doses de vitaminas lipossolúveis pode ser prejudicial ou tóxico para o corpo de uma pessoa. As vitaminas lipossolúveis não são perdidas durante o cozimento de alimentos. Normalmente, uma pessoa irá obter todas as vitaminas lipossolúveis que eles precisam através de alimentos e não precisa levá-los como suplementos. Alguns exemplos de vitaminas lipossolúveis incluem:

  • Vitamina A
  • Vitamina D
  • Vitamina E
  • Vitamina K

Estas vitaminas são armazenadas no fígado no corpo e nos tecidos gordurosos. Portanto, eles não são necessários com tanta frequência. Como grandes quantidades dessas vitaminas podem levar a efeitos adversos, os pesquisadores tendem a concordar que as pessoas não devem tomar suplementos contendo essas vitaminas. A pessoa média e saudável com uma dieta equilibrada receberá vitaminas solúveis em gordura suficientes através de sua dieta regular.

Melhor horário para tomar polivitamínico e vitaminas pré-natais?

Recomenda-se que as mulheres que consideram engravidar adotem um suplemento de ácido fólico durante um ano completo antes da concepção. Também é recomendado que as mulheres tomem vitaminas pré-natais diariamente durante a gravidez. Às vezes, os médicos também recomendam que as mulheres tomem suas vitaminas pré-natais em uma determinada hora do dia. As mesmas regras funcionam para polivitamínicos.

Definir um cronograma desse tipo depende de se a mulher está ou não com enjoo matinal, um sintoma de gravidez comum que faz com que muitas mulheres experimentem náuseas e vômitos ao longo do dia. Se a vitamina pré-natal aumenta os sentimentos de náusea de uma mulher, ela pode considerar tomar a vitamina na hora de dormir com uma pequena quantidade de alimentos.

Há uma variedade de vitaminas pré-natais disponíveis, e uma mulher grávida deve ter cuidado ao escolher qual deles tomar. Embora semelhantes, cada um pode conter diferentes quantidades de nutrientes e ingredientes. Os ingredientes típicos incluem:

  • Ácido fólico
  • Cálcio
  • Ferro

Antes de começar a tomar vitaminas pré-natais, uma mulher deve conversar com seu médico para sugestões e recomendações. É possível overdose sobre vitaminas, que podem ter efeitos negativos para a mulher ou para o bebê. Não tome doses duplas de vitaminas pré-natais e polivitamínicos.

Outros suplementos de vitaminas

O corpo humano precisa de vitaminas e minerais para funcionar corretamente. Como vitaminas, os minerais estão disponíveis em suplementos de balcão. E, semelhante às vitaminas, há muitas afirmações sobre o que os suplementos minerais podem fazer para a saúde de uma pessoa. Alguns exemplos de minerais incluem:

  • Ferro
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Zinco

Novamente, as pessoas devem ter cuidado antes de tomar um suplemento mineral. Embora possam ser benéficos, a maioria das pesquisas parecem indicar que os suplementos minerais não tem efeito positivo na saúde de uma pessoa. É possível tomar muito de um mineral, o que pode ter um efeito adverso na saúde de uma pessoa. As pessoas devem tomar minerais diariamente com alimentos. Tomar suplementos minerais sem alimentos pode resultar em efeitos colaterais indesejados, como um estômago irritado.

Riscos e considerações sobre o consumo de multivitamínicos

As pessoas devem ter cuidado ao considerar tomar suplementos vitamínicos e minerais. É necessário um cuidado porque as alegações de eficácia e a efetividade real podem variar muito. Além disso, muitas vitaminas e minerais podem ser prejudiciais quando tomadas em grandes doses; outras vitaminas podem interagir mal com medicamentos tomados regularmente. Conforme mencionado acima, pouca pesquisa realmente sugere que os suplementos são efetivos na entrega de nutrientes ao corpo, e um médico deve ser consultado para sugerir o melhor consumo ou melhores vitaminas para você.

Há evidências limitadas de pesquisadores independentes que sugerem que os suplementos vitamínicos não tem qualquer efeito real na saúde de uma pessoa. Na verdade, quando tomado em uma dose muito grande, algumas vitaminas podem realmente representar alguns riscos para a saúde.

Antes de iniciar um suplemento vitamínico, lembramos, uma pessoa deve consultar um médico para se certificar de que o que eles estão pensando em tomar será seguro. Sempre tente obter vitaminas e nutrientes de estabelecimentos respeitáveis, particularmente aqueles que se especializam em alimentos integrais.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários! Estamos aqui para ajudar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.