Agora herpes genital e herpes bucal são apenas tratáveis, não curáveis. Mas isto pode não ser sempre o caso e um dia pode haver uma cura para a herpes.

Uma doença “complicada”

Uma das razões pela qual as infecções de herpes são difíceis de tratar de forma eficaz é que o vírus se esconde nas células do sistema nervoso entre os surtos. Durante estes tempos, quando a infecção está latente, o vírus torna-se efetivamente invisível para drogas e para o sistema imunológico. Durante infecções ativas , alguns dos vírus escondidos “acordam” para fazer seu trabalho sujo, mas enquanto qualquer vírus permanecer escondido, é impossível para o tratamento levar a uma cura completa para a herpes.

Os caminhos das pesquisas

Pesquisadores parecem ter encontrado a parte do genoma viral que codifica as proteínas que permitem que o vírus herpes oral se esconda durante os períodos latentes. Os cientistas pensam que podem ser capazes de desenvolver uma droga que desliga estes freios virais e permite ao vírus sair de dormência de uma vez por todas, de modo que ele possa ser completamente erradicado por tratamento com uma droga antiviral, tal como o aciclovir. A maioria das pessoas com herpes seriam excitados com a possibilidade de uma cura para a herpes, mesmo que eles tivessem que arriscar um surto enorme entre receber a droga para ativar o vírus e a terapia para curá-lo.

Longe da cura da herpes

Com os cuidados certos, você pode evitar a herpes e ser feliz com ela. Porém, não dá pra curá-la ainda, infelizmente. (Foto: divulgação)

Não estamos “tão” longe de uma cura

Provavelmente estamos há poucos anos antes de uma cura herpes baseado nas pesquisas, mesmo que a primeira rodada de testes com animais seja bem sucedida. Ainda assim, esta notícia oferece algo que vai ajudar a ver as pessoas infectadas com o vírus da herpes através de um pouco de espera. Para muitas pessoas, a possibilidade de que um dia possa haver uma cura permanente, em vez de apenas um tratamento supressivo vale como um presente de natal. Pode levar 20 anos ou mais antes que uma droga seja desenvolvido para o tratamento humano, mas ainda é uma coisa maravilhosa olhar para frente.

E acredite ou não, 20 anos é muito pouco tempo.

Cuidado com as “promessas milagrosas”!

Entretanto, é importante ser cético sobre qualquer empresa que lhe promete uma cura herpes hoje. A maioria dos produtos que estão oferecendo nada mais são do que curas mentirosas. Infelizmente, quando alguém foi recentemente diagnosticada com herpes , é fácil se deixar levar por esses produtos fraudulentos, uma vez que há uma série de razões pelas quais eles podem fazer mais mal do que bem. Se realmente houvesse uma cura para a herpes, você não iria encontrá-la em algum lugar nos remansos da Internet.

Dúvidas? Precisa de ajuda em algum tópico? Use o espaço para comentários abaixo e participe de nosso artigo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.