Você enrolou suas mangas, enfrentou o medo de agulhas, e arriscou desmaiar no meio da doação. Parabéns! Mas mesmo assim, você ainda pode ter dúvidas sobre o processo, e vamos responder à essas perguntas.

Doação de sangue: para onde vai?

Quando você doa sangue, ele é armazenado em refrigeradores. As amostras são centrifugadas para separar a células vermelhas, plaquetas e plasma e os tubos são enviados para exames. As amostras que voltam livres de doenças são armazenados refrigeradas a 6º C por até 42 dias, e plaquetas permanecem à temperatura ambiente em agitadores até cinco dias (e são congeladas por até um ano), até que sejam enviadas para um hospital para uso.

Doação de sangue: exames que são realizados

Os exames estabelecem o tipo de sangue, se o sangue tem quaisquer tipos de doenças infecciosas como HIV, hepatites B e C e sífilis. Se os testes de amostras positivas para alguma doença, sua doação será eliminada, mas você será informado sobre os resultados do seu exame.

O que são as plaquetas em uma doação?

Plaquetas são minúsculas partículas em forma de disco dentro de seu sangue e que ajudam no processo de coagulação. Eles são necessários para pacientes com doenças como leucemia e alguns tipos de anemia e que dificultam a capacidade do organismo para coagulação, e pacientes que são submetidos a grandes cirurgias. As plaquetas são separadas das células vermelhas do sangue depois da doação e só podem ser armazenadas por até cinco dias. Assim, a manutenção de um fornecimento suficientemente grande pode ser um problema.

Mulher pode doar sangue menstruada?

Sim, salvo se a mulher estiver com um caso severo de anemia ou deficiência de ferro durante a menstruação.

Resolvendo dúvidas sobre a doação de sangue

Dúvidas sobre a doação de sangue vão aparecer a todo momento, mas você pode responder essas perguntas rapidamente e se sentir mais seguro com a doação. (Foto: www.biologyquestionsandanswers.com_

Quanto sangue é necessário para salvar uma vida?

Depende da situação. Uma transfusão média de glóbulos vermelhos é de cerca de 1,5 litros, mas uma única vítima de acidente de carro pode precisar de até 47 litros de sangue

Qual tipo de sangue é mais valioso que o outro?

O positivo é o tipo de sangue mais comum, para cerca de 39 por cento da população e, portanto, o mais provável para ser necessário para uma transfusão. Tipo A positivo é o segundo colocado com 31 por cento da população. O tipo de sangue O negativo está em cerca de 9 por cento das pessoas, e são considerados doadores universais, pois seu sangue pode ser doados a qualquer pessoa. O tipo de sangue menos comum? AB negativo pertencente a apenas 1 por cento das pessoas.

Quantas pessoas doam sangue anualmente?

Um número insuficiente de pessoas. Estimativas são que 38 por cento da população é elegível para doar sangue a qualquer momento, mas menos do que 10 por cento dessas pessoas doam (cerca de 20 milhões no máximo). Sabendo que podem ser necessárias mais de 36.000 unidades a cada dia e por causa do prazo de validade curto, esse número é muito pequeno.

Quem não pode doar sangue?

Menores de 16 anos não podem doar sangue. Você também tem que pesar um mínimo de 50 quilos e estar em boa saúde. Se você tem um resfriado, gripe ou febre, você vai ser impedido de doar. Piercings e tatuagens também pode impedi-lo temporariamente de doar se você fez a menos de 12 meses. Portadores de doenças como HIV, Hepatite, sífilis, HPV, doenças sexualmente transmissíveis, usuários de drogas, diabéticos dependentes de insulina, portadores de doença de Chagas e malária. Quem teve dengue pode ficar impedido por até 12 meses de doar sangue.

Dá para acelerar a doação de sangue?

Não, e nem é recomendado. É só uma horinha do seu dia. Não custa nada do seu tempo. Segure a onda!

Como o seu corpo repõe o sangue perdido da doação?

Um adulto médio tem entre 10 e 12 litros de sangue em seu corpo. Como a sua medula óssea fornece constantemente células vermelhas, plasma e plaquetas, o sangue doado será substituído dentro das primeiras 24 horas.

Então por que eu tenho que esperar entre doações?

Enquanto o plasma é reposto rapidamente, pode levar de quatro a seis semanas para o seu corpo para fabricar os glóbulos vermelhos que foram perdidos. Se você está doando só plaquetas, seu corpo substitui dentro de um dia. Você pode doar plaquetas até 12 vezes por ano, com um intervalo de 30 dias entre as doações.

O que fazer depois da doação de sangue?

Você deve fazer a substituição do ferro perdido com alimentos como espinafre, feijão e carne vermelha, bem como beber uma quantidade extra de líquido para hidratação. Eles também aconselham contra fazer trabalho pesado e recomendam manter seu curativo por pelo menos cinco horas.

Posso fazer dinheiro doando sangue?

Não. No Brasil não é possível fazer dinheiro doando sangue. Doar sangue é uma atitude voluntária, e quando não é remunerada.

Doar sangue passa mal?

A pessoa que vai doar sangue pode passar mal se tiver medo de agulhas ou medo de sangue. Raramente pode acontecer de uma pessoa passar mal após doar sangue por não ter comido suficiente antes de doar sangue, ou por uma queda repentina de pressão. Mas fique tranquilo: basta um lanche e você se recupera rapidamente.

De quanto em quanto tempo pode doar sangue?

Homens podem doar a cada 60 dias, e mulheres podem doar a cada 90 dias.

Quais são os tipos sanguíneos?

Os tipos sanguíneos são A, B, AB e O, podendo ter o Rh classificado como positivo ou negativo.

Quem fuma pode doar sangue? E bebidas alcoólicas?

Pode, mas deve evitar fumar no dia em que doar sangue e por pelo menos duas horas depois da doação. Bebidas alcoólicas, a mesma coisa, tanto antes quanto depois da doação, por pelo menos 24 horas.

Posso decidir para quem vai meu sangue?

Pode. Você pode dar o nome completo da pessoa para quem você quer doar o sangue, esteja essa pessoa internada, seja essa pessoa você mesmo (se preparando para uma cirurgia), ou doando para algum familiar ou amigo que está se preparando para uma cirurgia.

Tem risco de pegar doença durante a doação de sangue?

Não há qualquer risco de você pegar doenças durante a transfusão. O procedimento é totalmente seguro, e utiliza sempre só produtos descartáveis para a doação de sangue.

Devo doar sangue de jejum?

Não. Você deve se alimentar normalmente para ir doar sangue. Doar sangue em jejum pode fazer você passar mal, inclusive.

Posso doar sangue para mim mesmo?

Sim, Você pode ir ao Hemocentro da sua cidade para guardar o sangue para uma doação de sangue para você mesmo. Basta deixar seu nome e conversar com seu médico antes de fazer a doação de sangue.

Há algum substituto para o sangue?

Ainda não. No entanto, pesquisas constantes continuam tentando encontrar inovações para um substituto artificial para o sangue, que possa suprir as necessidades diárias de sangue no Brasil e no mundo.

Uso de medicamentos impede a doação?

Alguns medicamentos podem impedir a doação de sangue. Medicamentos como anticoncepcionais não impedem a doação de sangue.

O que mais você sabe sobre a doação de sangue que nós não colocamos aqui? Compartilhe nos comentários com a gente!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.