Como saber meu tipo sanguíneo? Onde anotar isto?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Existem várias maneiras de uma pessoa curiosa descobrir o seu tipo de sangue. Se você precisa conhecer o seu tipo de sangue por razões médicas, obter um visto para um país estrangeiro ou apenas aprender o que seu tipo de sangue, tente um dos seguintes métodos.

Pergunte ao seu médico

Se o seu médico já tem o seu tipo de sangue em arquivo, então você só precisa pedir. No entanto, eles só terá o seu registro em arquivo se você já teve o seu sangue coletado e/ou testado.

Doe sangue

Quando você for doar sangue, pergunte ao pessoal se eles podem dizer-lhe o seu tipo sanguíneo quando você terminar. No entanto, eles normalmente não serão capaz de dizer-lhe imediatamente, por causa do processamento da unidade de sangue ou o componente específico – glóbulos vermelhos, plasma, plaquetas ou algo similar. Aguarde e o resultado irá direto para sua casa, com seu tipo sanguíneo. Se não for sua primeira doação, eles já terão seus dados armazenados.

Compre um kit de teste de tipo sanguíneo

Se você ou alguém que você conhece trabalha em um ambiente médico, veja se você pode colocar suas mãos em um desses testes de graça ou encontrar em lojas ou drogarias.

Para utilizá-lo, dispense uma gota de seu sangue para cada campo no cartão de teste. Use uma agulha esterilizada. Os campos contêm anticorpos, o que irá provocar uma reação com antígenos em suas células vermelhas do sangue.

Use um novo palito para cada campo de misturar o sangue com a impregnação, criando uma mancha com o tamanho de ua moeda de um centavo. Então:

Tipos sanguíneos

Na figura, as descrições dos motivos dos tipos sanguíneos. (Foto: revistaescola.abril.com.br)

Descubra o tipo de sangue de seus pais

Isto irá desempenhar um fator importante na determinação do seu próprio tipo de sangue. As regras gerais de herança são:

Encontrando o fator Rh

Para além dos tipos de sangue, também se deve ter seu fator Rh testado. Se você tem o seu sangue testado por qualquer organização profissional, eles vão te dizer o fator Rh. Isso às vezes é chamado de D. Ou você é D + ou D-. Por exemplo, se a aglutinação foi notado no campo A, e no campo D, então essa pessoa é um tipo de sangue Rh+.

Onde anotar seu tipo sanguíneo?

Deixe em sua carteira um papel plastificado com um contato e seu tipo sanguíneo. Isto servirá para o caso de acidentes. Deixe isso em lugares visíveis, facilitando aos paramédicos para te ajudarem da melhor forma possível. Deixe também estas informações para seus parentes mais próximos pois eles podem ter de responder perguntas em quaisquer emergências sobre sua saúde.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.