Quando você for doar sangue, após a doação você pode receber uma carta. Essa carta pode conter informações sobre seu estado de saúde, ou pode ser uma carta com um simples pedido para que você retorne para dar sangue. Pode também ser uma carta com informações sobre seu exame da doação.

Recebi uma carta depois de doar sangue: carta com resultado o exame

A carta mais comum que um doador iá receber após a doação é uma carta com o resultado do exame de sangue realizado para a doação. Nesse exame, estarão informações sobre seu tipo sanguíneo, se o seu Rh é positivo ou negativo. Se você tiver alguma irregularidade no exame, como alguma doença, medicamento, ou outra situação fora da normalidade no seu exame, você receberá não a carta com o exame, mas uma carta diferente.

Doei sangue e não recebi o resultado

Caso não receba o resultado, basta entrar em contato com o Hemocentro onde você realizou a doação e verificar se seu endereço está correto, ou se houve extravio da carta. Geralmente, em até 15 dias o resultado chega até sua residência.

Carta de doação de sangue

Ao doar sangue, você está ajudando muitas pessoas. Você pode receber uma carta após a doação, e saber os motivos dessa carta pode te ajudar a ficar mais calmo. (Foto: www.quempodedoarsangue.com.br)

Doei sangue e me mandaram uma carta: convite para retornar

Existem dois modelos de carta para retorno ao Hemocentro. O primeiro modelo de carta, geralmente, envolve um convite ao retorno para fazer uma nova doação de sangue. Essa carta chegará a sua residência após o prazo mínimo de espera para se fazer uma nova doação.

O segundo tipo de carta é uma carta pedindo para retornar ao Hemocentro para novos exames. Esse convite pode significar que ocorreu um erro no seu exame de sangue, e será necessário refazer o exame, ou pode significar que você tem uma doença no sangue que precisa ser verificada com um novo exame. Ou, em outro caso, pode ocorrer de você já ter irregularidades confirmadas no sangue e o Hemocentro precisa comunicar pessoalmente o doador sobre isso.

Doei sangue e fui chamado: o que pode ser?

Antes de se desesperar, entenda que nem todo chamado de retorno para o Hemocentro é para te falar sobre doenças. Pode ser que o erro no exame tenha ocorrido por conta de algum medicamento que você tomou e não avisou no dia da doação, por exemplo. Pode ser também o caso da sua amostra de sangue para exame ter apresentado algum problema e ter sido perdida, tornando necessário um novo exame. Em último caso apenas é que você será chamado para ser comunicado de uma doença.

Nesse caso de comunicação de doença, o Hemocentro provavelmente pedirá exames mais aprofundados, para uma segunda confirmação do problema. Eles, porém, irão te informar sobre a doença que o primeiro exame confirmou, e a necessidade de se fazer exames adicionais. O exame pode ter confirmado uma série de problemas de saúde, tais como Hepatite, Doença de Chagas, HIV, HPV, entre outras doenças transmitidas pelo sangue.

Carta do Hemocentro: entre em contato com eles!

Se você receber uma carta do Hemocentro, entre em contato pelo telefone com eles. A comunicação é muito importante para esclarecer suas dúvidas. Pelo telefone, eles provavelmente vão dar alguns detalhes sobre a necessidade do retorno, podendo te acalmar sobre seus resultados. Como a maioria das pessoas já pensa o pior quando recebe a carta do Hemocentro, essa ligação pode fazer a diferença entre uma crise de pânico e medo e a calmaria até poder ir no Hemocentro, seja qual for o motivo do convite.

Você já recebeu uma carta do Hemocentro depois de doar sangue? O que você fez assim que recebeu a carta? Foi difícil entrar em contato com o Hemocentro onde você fez a doação?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.