Por que todos deveriam doar sangue?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Você não precisa de um motivo especial para doar sangue. Você só precisa de sua própria razão e a vontade de ajudar. Alguns de nós doam sangue porque foram convidados por um amigo. Outros sabem que um membro da família ou um amigo pode precisar de sangue um dia. Alguns acreditam que é a coisa certa a fazer Seja qual for o motivo que te leva a doar, a necessidade de sangue é constante e sua contribuição é importante para um suprimento de sangue saudável e confiável. E você vai se sentir bem sabendo que você ajudou a mudar uma vida.

Existem muitas vantagens de doar sangue. Primeiro, você vai receber um mini check-up gratuitamente para saber seu estado de saúde. Eles irão checar seu pulso, sua pressão arterial, sua temperatura corporal, a hemoglobina em seu sangue e sua taxa glicêmica. Para que a doação possa acontecer, o paciente, ao contrário de um exame de sangue comum, deve tomar uma refeição ligeira e beber muito líquido antes da doação, levando ao hemocentro mais próximo um documento de identificação com foto para cadastrar seus dados na instituição.

Saiba também que alguns medicamente irão impedi-lo de doar sangue, assim como relações sexuais com mais de um parceiro fixo nos últimos 6 meses. É de suma importância que por mais que você queira doar sangue, você seja sincero ao fornecer todas as informações, ou você estará mais atrapalhando do que ajudando alguém. Haverá uma pequena entrevista onde estas e outras perguntas serão feitas para saber se há algum problema na sua doação e que possa atrapalhar a saúde de outra pessoa. Tendo está pré aprovação da doação, o médico irá encaminhá-lo a uma sala onde a doação em si irá ocorrer.

Salvando vidas

O seu sangue pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa. Pense nisso com carinho e faça sua boa ação. (Foto: vicariatourbano.blogspot.com)

A doação real leva entre 8 e 10 minutos, tempo durante o qual você vai estar sentado confortavelmente. Duas ampolas serão retiradas para examinar seu sangue, com resultados sendo entregue posteriormente diretamente em sua casa. O processo é seguro e estéril. Os funcionários dos Hemocentros estarão sempre disponíveis se você tiver alguma dúvida.

Tipos de doação mais específicos, como doação de plaquetas, glóbulos vermelhos ou de plasma, podem levar até duas horas e, normalmente, necessitam de um agendamento para serem feitos.

Depois da doação, você vai ganhar um lanche bem básico para repor suas energias, podendo praticamente de imediato retomar suas atividades normais, mas sem fazer força física com os braços. Você ainda pode assinar um papel ao final da doação, garantindo que as informações dadas forma verdadeiras ou não. Qualquer que seja a resposta, você ainda receberá em sua casa os resultados de seu exame de sangue.

São pré requisitos para a doação:

Caso o seu sangue não tenha uma pessoa específica destinada, ou seja, você não endereçou seu sangue a alguém que você sabe que precisa, seu sangue irá para um banco municipal, de onde ele será encaminhado aos hospitais que precisem de sua doação para salvar vidas. Apesar de ainda existirem muitos mitos quanto a doação, ela é praticamente indolor e não trará nenhum malefício a sua pessoa, só trazendo felicidades para aqueles que ajudam o próximo com estas doações tão importantes. E tem mais: todo empregado formal que doa sangue tem direito a um dia de folga do trabalho pela doação. O que mais você está esperando para doar sangue?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.