Desmaios súbitos, fadiga extrema, falta de ar e/ou uma pele pálida (sem sangue) são alguns dos indicadores precoces que um indivíduo pode ser anêmico. Uma diminuição acentuada do número de células vermelhas do sangue podem afetar a transferência normal de oxigênio para os órgãos vitais do corpo.

O que é a anemia?

A anemia significa que há falta de oxigênio ou que há uma redução nos níveis de oxigênio no seu organismo. Uma doença do sangue, a anemia pode ser causada por uma multiplicidade de fatores, incluindo a perda extrema de sangue, diminuição da produção de glóbulos vermelhos, a destruição inexplicável de células vermelhas do sangue, deficiência de ferro, cobre, proteínas e/ou ácido fólico.

Existem inúmeros remédios caseiros que oferecem medidas corretivas eficazes para tratar a anemia. Esses remédios caseiros simples podem corrigir a anemia causada por alguma deficiência nutricional. Porém, ao sentir os primeiros sinais da anemia, um paciente deve se consultar com um médico urgentemente. O profissional de saúde vai recomendar o melhor tratamento possível para a condição e dar o tratamento adequado. Os remédios naturais são apenas um complemento ao tratamento, e não devem substituir os medicamentos e indicações médicas tradicionais.

Cuidando naturalmente da anemia

Tratamento para anemia natural é muito fácil, e vai melhorar sua qualidade de vida consideravelmente. (Foto: justinhealth.com)

Remédios naturais para anemia: prepare seus alimentos em panelas de ferro

Para aumentar os níveis de ferro no organismo, preparar a comida em recipientes de ferro. Consumindo alimentos que foram cozinhados em recipientes de ferro pode ajudar a tratar a anemia de deficiência de ferro. A investigação científica tem mostrado que o teor de ferro de alimentos preparados em recipientes de ferro é significativamente maior do que os alimentos que são feitos em panelas de aço ou de alumínio panelas.

Remédio para anemia forte: suco de tomate

Uma das melhores maneiras de vencer a anemia é consumindo uma grande quantidade de suco de tomate. Os níveis significativos de ferro no tomate fresco podem ajudar no tratamento da anemia de forma muito eficaz. Além do ferro, o tomate também é uma rica fonte de vitaminas essenciais como a vitamina K, vitamina A e vitamina C, importantes para produção de sangue.

Remédios caseiro para anemia profunda: banho frio

O banho frio é um dos melhores remédios naturais para tratar a anemia. É aconselhável para uma pessoa anêmica tomar banhos frios pelo menos duas vezes por dia. Eles não só ajudam a melhorar a circulação sanguínea, mas também aumentam a produção de glóbulos vermelhos do sangue.

Banho de sol para a anemia

Outra remédio caseiro benéfico para a anemia é tomar um banho de sol curto no início da manhã ou no final da noite, quando os raios do sol são muito leves. Isso pode melhorar a anemia, aumentando a produção de células vermelhas do sangue. Indivíduos com anemia devem seguir este remédio por vários meses para superar esse transtorno.

Maçãs no tratamento da anemia

Mais de cinquenta por cento das mulheres adultas sofrem de anemia por deficiência de ferro em algum nível. Assim, mulheres são aconselhadas a consumir pelo menos uma ou duas maçãs frescas por dia, uma vez que contém boas quantidades de ferro. Você pode comer maçãs frescas ou beber suco de maçã recentemente preparado para acabar com os efeitos negativos da anemia.

Amêndoas no tratamento da anemia

Oleaginosas, especialmente as amêndoas, são ricas fontes de ferro. As pessoas com anemia por deficiência de ferro são aconselhadas a comer amêndoas regularmente. Mergulhe um grande punhado de amêndoas durante a noite em uma bacia de água quente. Depois de descascar a pele exterior, moa até formar uma pasta fina. Incorpore a pasta de amêndoas em um copo de leite morno. Beba a amêndoa infundida no leite logo pela manhã para combater a anemia.

Mel e vinagre de maçã contra anemia

Uma maneira decididamente doce para superar a anemia por deficiência de ferro é tomar regularmente uma colher de sopa de mel. Misture o mel com uma colher de chá de vinagre de maçã e meia colher de chá de suco de limão. Tome essa mistura na primeira parte da manhã com o estômago vazio durante pelo menos três meses para tratar a anemia.

Figos secos contra anemia

Um simples remédio para anemia são os figos secos. Entre quatro a cinco figos todos os dias por alguns meses é ideal. Como figos contêm quantidades significativas de vitamina B6, eles são considerados uma escolha de fruta ideal para pessoas que sofrem de anemia por deficiência de vitaminas. Você pode cortar os figos secos e misturá-los com mel ou você pode moer os figos secos em uma pasta fina e colocar em um copo de leite morno.

Remédio caseiro para anemia com suco de beterraba

Beba o suco duas vezes por dia. Suco de beterraba é rico em vários nutrientes, incluindo o ferro. Beba o suco de beterraba sem açúcar na parte da manhã com o estômago vazio para ajudar a superar anemia. Faça isso durante pelo menos três meses.

Massagem para tratar anemia

Embora este seja um remédio caseiro bastante incomum para a anemia, não deixa de ser uma opção de tratamento que realmente funciona. Pacientes anêmicos são aconselhados a se submeter a uma massagem de corpo inteiro, pelo menos, uma ou duas vezes por semana durante um par de meses. Massagens de corpo inteiro, não só melhorar a circulação sanguínea, mas também ajudam a aumentar a produção dos glóbulos vermelhos no sangue.

Você usa algum desses tratamentos contra a anemia? Quais? Eles funcionaram para você? O que seu médico tem recomendado no tratamento da anemia?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.