A anemia é uma condição de saúde potencialmente grave, caracterizada por uma ausência de células vermelhas do sangue ou hemoglobina insuficiente no sangue de uma pessoa. Os sintomas da anemia incluem uma aparência pálida, letargia e fraqueza física. Um médico pode diagnosticar a anemia através de um teste de sangue.

A causa mais frequente de anemia é a deficiência de ferro, o que pode ser causada por hemorragia, a falta de ferro na dieta e má absorção de ferro. Ervas que contém ferro ou facilitam a sua absorção podem ajudar a restaurar o fornecimento de sangue de hemoglobina e inverter a condição, agindo como um tratamento natural para a anemia. Antes de usar ervas para tratar a anemia, não se esqueça de consultar um profissional de saúde qualificado, pois mesmo o remédio natural para anemia mais simples pode ter efeitos colaterais pesados para sua saúde.

Doca amarela

Doca amarela é uma erva que, quando ingerida, pode rapidamente elevar os níveis de ferro no sangue. Doca amarela é um bem conhecido tratamento alternativo para o ferro que é facilmente absorvível. As raízes da erva contém reservas de ferro da planta. A dosagem recomendada para a doca amarela na receita natural para tratar a anemia é de 1.000 mg a cada manhã ou meia colher de chá de doca amarela duas vezes por dia.

Tratamentos para anemia com beterraba

Uma outra receita com beterraba é fazer seu suco misturado com o melaço, de forma a combater a anemia com eficiência. (Foto: know2day.com)

Dente de leão

O dente de leão têm um alto teor de ferro e melhora a absorção do ferro a partir de outras fontes. Uma pessoa que tem anemia por causa de problemas de absorção do ferro se beneficiam com os efeitos de tomar o dente de leão. O teor de ferro das folhas do dente de leão são mais concentrados do que no espinafre. A dosagem recomendada do dente de leão é uma colher de chá de dente de leão de fresco com água fresca duas vezes por dia. Além disso, dente de leão e doca amarela podem ser tomados concomitantemente para obter o máximo de benefícios das ervas (se o seu médico aprovar), como um ótimo remédio natural para a anemia.

Genciana

Genciana é uma erva que facilita a digestão e a absorção de nutrientes através da parede dos intestinos. Nesta capacidade a genciana é útil para tomar como uma fonte de ferro, porque vai ajudar o corpo a absorver este mineral rapidamente e aumentar suas reservas de ferro. Para alguém que tem anemia devido a problemas de absorção, genciana é particularmente útil. A dosagem recomendada de genciana é uma colher de chá em pó da raiz genciana seco embebido em três copos de água por 10 a 15 minutos. Armazene o líquido em um recipiente hermético na geladeira com 1 colher de sopa do sumo de limão adicionado para preservar os constituintes ativos. Tome 1 colher de sopa meia hora antes de comer uma refeição, aumentando a eficiência na absorção de nutrientes.

Melaço

Melaço é a sobra doce da formação de açúcar refinado. Como tal, ele é cheio de nutrientes importantes como ferro, manganês e outros. Estes nutrientes ajudam a restaurar a composição de nutrientes natural do corpo para ajudar a aumentar a oferta de glóbulos vermelhos.

Clorofila

A clorofila é quase uma correspondência exata das células vermelhas do sangue ou hemoglobina no corpo humano. Com uma composição única, a clorofila pode servir como uma substituta para as células vermelhas do sangue até que o corpo seja capaz de repor o número de glóbulos vermelhos saudável. Prepare um suco de clorofila com couve, agrião ou espinafre batidos no liquidificador com laranja ou um (ou mais) dos ingredientes acima.

Beterraba

Beterraba pode muito bem ser o melhor remédio natural para a anemia. Ela purifica o corpo, ao mesmo tempo fornecendo oxigênio e aumentando a contagem de sangue no corpo, tornando-se um tratamento ideal para a condição da anemia. Acrescente uma beterraba inteira aos seus almoços para obter os nutrientes necessários para sua dieta.

Considerações Finais

Enquanto o tratamento exato para a anemia é tipicamente definido pela real causa da condição, os tratamentos naturais para anemia aqui descritos contém nutrientes importantes que aumentam a contagem de células vermelhas do sangue em qualquer caso.

Você tem mais receitas naturais para anemia para compartilhar? Quais são as receitas e remédios naturais para anemia que você usa? Compartilhe conosco!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.