Manteiga e margarina. A luta do século. O combate mais notável entre todos os alimentos. Entretanto, na hora de diferenciar as qualidades e defeitos dos lutadores, poucas são as pessoas que conseguem listas as características de cada um deles. Nós fomos capazes de buscar o histórico desses dois notórios lutadores Ultimate Laticínios Championship (margarina não é laticínio, mas o nome ficou legal…) para trazer todas as informações necessárias para este combate!

O que é a manteiga?

A manteiga é um produto lácteo feito a partir do leite. O processo de agitação separa a gordura da manteiga (os sólidos) a partir do soro de leite coalhado (líquido). A manteiga pode ser feita a partir do leite de vaca, ovelha, cabra, iaque, búfalo, ou basicamente qualquer mamífero lactante.

A manteiga tem tipicamente uma cor amarela pálida, mas pode variar de branco a amarelo escuro, dependendo da dieta do animal. Como é feita a partir de um ingrediente apenas, teoricamente, pode ser feita em casa com facilidade.

A manteiga é pasteurizada, ou seja, a nata utilizada para sua produção foi aquecida para matar micróbios, de forma a estender sua vida útil e evitar a deterioração.

Entre as marcas de manteiga, a maior diferença será no teor de gordura, que terá um efeito direto sobre o sabor e a textura da manteiga. Contém uma boa dose de gordura saturada, já que é vem de fonte animal.

Diferenças entre manteiga e margarina

Manteiga e margarina tem recebido muitas páginas de matérias ao redor do mundo. Poucas pessoas sabem diferenciar, porém, essas duas, e é importante saber, para conseguir regular esses alimentos em sua dieta. (Foto: www.supernutritionacademy.com)

O que é a margarina?

Margarina é um produto não lácteo criado como um substituto para manteiga. Embora originalmente fabricado a partir da gordura animal em 1800, hoje os principais ingredientes incluem óleo vegetal, água, sal, emulsionantes, e algumas margarinas também incluem leite.

Há uma grane variação na fabricação da margarina de marca para marca, por isso é importante ler o rótulo. Ao contrário de manteiga, margarina não é algo que pode ser feito em casa de forma simples.

Como o principal componente da margarina é o óleo vegetal, ela não tem a quantidade de colesterol e gordura saturada encontrada na manteiga, e tem uma percentagem mais elevada de gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas. Pode, no entanto, conter gordura trans, embora muitas marcas tenham reduzido ou totalmente eliminado a quantidade de gorduras trans.

Diferença entre a manteiga e a margarina? Na receita? No bolo? Toda diferença!

A manteiga tem um sabor muito mais encorpado e acentuado. O tipo de gordura encontrado na manteiga e o tipo de gordura da margarina é um fator decisivo em para os diferenciar. Enquanto a manteiga é derivado da gordura animal, a margarina é feita com um óleo vegetal. Esta diferença tem um impacto no sabor, textura, e nutrição.

No que diz respeito a substituição de um para o outro, é melhor ir pela receita, especialmente quando se trata do cozimento. As margarinas que tem um teor de gordura mais baixo contem mais água, o que pode levar a uma receita mais firme (um bolo mais durinho, por exemplo).

Particularmente, o sabor das receitas com manteiga me agrada mais, principalmente pela maciez. Mas eu coloco a manteira em doses bem moderadas, e combinada com alimentos que queimam boas quantidades de gordura. E vocês? O que vocês preferem? Deixem nos comentários suas preferências!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.