Porcentagem de gordura corporal é a quantidade de gordura que você tem em seu corpo em relação à sua massa magra. A única maneira de saber ao certo a quantidade de gordura que você tem e onde, é olhar dentro do seu corpo, o que é um tanto invasivo quanto perigoso. Existem vários métodos para estimar a quantidade de gordura total do corpo, e, embora alguns sejam mais precisos do que outros, cada um tem seus pontos fortes e fracos, e não há um método que é o mais preciso. Calcular seu percentual de gordura corporal através do uso de uma fórmula é relativamente fácil e pode fornecer estimativas semelhantes a exames médicos. A partir de tabelas disponíveis online você pode ter uma ideia da porcentagem de gordura corporal ideal de acordo com sua idade, gênero e aspectos físicos.

Porcentagem de gordura corporal: como calcular?

Existem alguns passos que você deve seguir para calcular de forma exata seu percentual de gordura corporal.

Determine o seu IMC

A previsão do percentual de gordura corporal em adultos através do uso de uma fórmula padrão que leva em conta o sexo é relativamente precisa quando comparada com medidas clínicas. Para utilizar esta fórmula você primeiro terá que calcular o seu índice de massa corporal. Isso pode ser feito dividindo-se o peso em quilos pela sua altura em metros ao quadrado.

Exemplo: você pesa 60 Kg e mede 1,67 m. Você eleva 1,67 ao quadrado e divide 60 pelo resultado obtido. O resultado é o IMC de 21,5.

Calcular a gordura corporal

A fórmula para o percentual de gordura corporal é específica do gênero, sendo diferente a porcentagem de gordura corporal mulher da do homem. Quando solicitado a inserir um valor para o sexo, os homens devem inserir o valor 1 e as mulheres devem inserir o valor zero. Para calcular o percentual de gordura corporal, usamos a seguinte fórmula:

(1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4

Por exemplo, uma mulher de 27 anos de idade, com um IMC de 22 a encontraria percentual de gordura corporal da seguinte forma:

(1,20 x 22) + (0,23 x 27) – (10,8 x 0) – 5,4 = 27,21%.

Simples assim e bem perto do valor real. A tabela abaixo vai te dar uma noção boa da porcentagem de gordura ideal para homens e mulheres de várias idades.

Como usar a tabela de percentual de gordura

Após o cálculo do percentual de gordura corporal, esta tabela te dá uma ideia de como está sua proporção de gordura para massa magra. (Foto: www.wallstreetfitness.com.br)

Você está em forma ou você está gordo?

A maioria das academias tem profissionais para testar sua gordura corporal, fazendo estes exames periodicamente para acompanhar seu desenvolvimento. A melhor opção ainda é fazer uma consulta com seu médico ou nutricionista e pedir-lhe para medir sua gordura corporal usando pinças de corpo. Ambas as fontes vai mostrar onde o seu nível de gordura corporal está e se você precisa ajustar suas atividades físicas e hábitos alimentares para corrigir suas porcentagem de gordura.

Fique em forma ou fique doente

As pessoas que têm níveis mais altos de gordura corporal são mais propensas a desenvolver certas doenças, como doenças cardíacas, diabetes e pressão arterial elevada. Claro, a porcentagem de gordura corporal de um atleta mulher, por exemplo, é diferente da porcentagem de gordura ideal para mulher, pois são pessoas diferentes, metabolismos diferentes e estilos de vida diferentes. Existem também biótipos que tem naturalmente um percentual de gordura maior no corpo sem ser prejudicial para sua saúde.

A regra geral é clara: coma uma dieta bem equilibrada, que é pobre em gordura e inclui grãos integrais como arroz integral, peixe, carnes magras, como frango e vegetais como brócolis ou cenouras. Faça exercícios três vezes por semana para manter a saúde. Dieta e exercício são as únicas maneiras de manter seus níveis de gordura corporal em uma porcentagem saudável e se manter em forma.

Você conhece outras formas de medir sua gordura corporal? Como você calcula sua gordura corporal? Como você acompanha o desenvolvimento da sua forma?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.