Eu ouço muitas pessoas, geralmente não especialistas, dizendo: “Não coma gorduras”, ou “Não” coma carboidratos”. Geralmente, o tipo de nutriente a não ser comido muda de acordo com a estação. Esse tipo de pensamento, das dietas da moda, não ajuda em nada em uma dieta para perder peso de forma saudável. Afinal, alimentos com gordura saudável são importantes para funções básicas do organismo, e uma dieta sem gordura pode cortar esses nutrientes e prejudicar muito sua saúde.

Informações básicas sobre a gordura

Gorduras oferecem energia em um formato muito concentrado. Um grama de gordura tem nove calorias, em comparação com as proteínas e carboidratos que têm quatro calorias por grama. Uma certa quantidade de armazenamento de gordura fornece uma proteção para impactos e quedas, e a gordura corporal pode ajudar a proteger os órgãos e mantê-los na posição certa. Gorduras compõem a membrana que envolve todo o tipo de célula do seu corpo e, sem gorduras, a célula não pode funcionar corretamente. Alguns nutrientes, tais como vitaminas A, D, E e K, são solúveis em gordura, precisando dela para serem transportados, armazenados, e absorvidos. O licopeno, encontrado no tomate, também se beneficia da presença de gordura para absorção máxima. É por isso que você deve colocar um pouco de azeite no molho de tomate ou ao comer uma salada que tem tomates.

Consumindo gorduras na quantidade certa

Vários tipos de gorduras são saudáveis. Porém, mesmo as gorduras saudáveis são péssimas para sua saúde quando consumidas em excesso. (Foto: www.todaysparent.com)

Alimentos com gordura saturada ou alimentos com gordura insaturada?

O grupo de alimentos “gorduras” desempenha um papel enorme nas funções do nosso corpo e contribui para a nossa saúde geral nas melhores dietas. O problema é que algumas das gorduras dentro da categoria também tem certos riscos para sua saúde. O que é ruim para a nossa saúde é comer muito de certos tipos de gorduras e não comer a quantidade suficiente de outros.

Por exemplo, as gorduras trans contribuem para construir placas nas paredes das artérias, que podem atrapalhar a circulação sanguínea e causar um infarto. As gorduras trans também fazem os alimentos mais gostosos.

Gorduras saturadas, alimentos com gordura animal, também podem entupir artérias e contribuir para o risco de doença cardíaca. Os ácidos graxos ômega-3 (encontrado em peixes e alimentos de origem vegetal, como oleaginosas e sementes), são considerados saudáveis ​​para o coração e também podem ajudar a minimizar os processos inflamatórios no corpo.

As gorduras poli-insaturadas (óleos vegetais) e gorduras monoinsaturadas (abacates, azeite de oliva) são consideradas as escolhas mais saudáveis ​​de óleos, ajudando numa saúde melhor, quando consumidos em quantidades adequadas. Diante desses fatos, por que você iria decidir parar de comer qualquer gordura na sua dieta?

O que fazer para uma dieta saudável com gorduras?

Você precisa de administrar as suas escolhas de gordura, e é importante enfatizar o controle das porções quando se utiliza óleos e produtos à base de gordura. Olhe bem os rótulos para as informações sobre gorduras e descubra se é um gordura saudável ou não. Também decida quantas calorias por dia em sua dieta devem vir do grupo de alimentos gordura.

A maioria dos profissionais sugere que a ingestão de gordura total deve ser não mais do que 30%-35% das calorias totais, com não mais do que 10% de calorias provenientes de gorduras saturadas. Isto significa que os restantes 20-25% de calorias devem vir de fontes de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Gorduras monoinsaturadas, que são encontradas em abundância no azeite de oliva e óleos vegetais, apresentam propriedades de proteção contra doenças cardíacas.

As gorduras poliinsaturadas da família ômega-3 tem um impacto positivo sobre a saúde do coração e desempenham um papel importante no funcionamento do cérebro e dos olhos. Os peixes gordos, como salmão, arenque e cavala, são uma boa fonte de ômega-3, mas eles também são encontrados nas oleaginosas e na linhaça.

Faça tais substituições com o acompanhamento de um nutricionista profissional, para que sua dieta seja bem sucedida.

Como ter gorduras mais saudáveis na dieta?

Troque as gorduras não saudáveis ​​por gorduras saudáveis. Comprometa-se a controlar os ingredientes de seus alimentos, inclusive os óleos que você escolhe para o preparo. Escolha dar o suporte correto para sua saúde e perder peso, com alimentos de qualidade, como nozes e sementes, abacates, peixes, proteínas de origem vegetal, e  queijos brancos. Tenha profissionais acompanhando sua dieta bem de perto.

Emagrecer não é cortar todos os nutrientes de sua dieta. É ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos que vai te ajudar a perder peso de forma saudável, e ter uma qualidade de vida melhor.

Como você lida com as gorduras na sua dieta? Já se consultou com um nutricionista?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.