Pipoca de milho engorda?
A pipoca é o petisco mais saboroso, não é? Mas também é saudável? Esse é aquele dilema que o faz largar aquele pote de pipoca, principalmente se você estiver cuidando da cintura. A maioria de nós acredita que a pipoca engorda. No entanto, é tudo menos um grande mito. A pipoca pode ser, na verdade um lanche saudável para ajudar na perda de peso.
Pipoca de milho engorda?
A pipoca (não a versão em pacote de microondas ou as que você compra nas ruas) é um dos melhores lanches para ajudar na perda de peso. A razão pela qual ela ganha uma má reputação é por causa dos temperos, manteiga e óleos adicionados, que aumentam a contagem geral de gordura e calorias. Desde controlar o colesterol até proteger o seu coração, é realmente um lanche leve que você pode tomar sem culpa!
Leia também
Pipoca ajuda na digestão
As pipocas são feitas de grãos 100% inteiros, que contêm um bom teor de fibras. Isso facilita a digestão e, ao mesmo tempo, regula o metabolismo removendo o excesso de gordura ao redor dos vasos sanguíneos. Ele também pode mantê-lo satisfeito por mais tempo e atingir a saciedade mais rapidamente, impedindo-o de chegar à fome desnecessariamente. Assim, mantém o coração saudável e também o peso sob controle.
Estudos também mostraram que uma porção de pipoca comum enche mais do que um saco inteiro de batatas fritas.
As calorias da pipoca
As pipocas são uma boa fonte de nutrição e não contêm nenhuma das calorias “ruins”. Se comer sem manteiga ou sem nenhum dos temperos, a pipoca não faz mal. Uma vez que é literalmente preenchido com ‘ar’, a contagem de calorias é muito baixa. Também contém muito menos gordura, o que o torna uma excelente opção de lanche.
Pipoca é rica em antioxidantes
O milho não é apenas uma opção alimentar saudável, mas também contém polifenóis, um agente anti-inflamatório ativo (encontrado em superalimentos também!), Que promove um coração saudável e reduz o risco de desenvolver câncer. Lembrando, como sempre: nada de óleos ou manteiga.
Pipoca pode manter o açúcar no sangue sob controle
Muitos lanches podem causar um aumento acentuado nos níveis de glicose no sangue, também conhecido como açúcar no sangue. O índice glicêmico de um alimento indica quanto o açúcar no sangue aumentará depois que você consumir o alimento.
Pipoca pontua decentemente nesta categoria, especialmente em comparação com outros lanches. A pipoca estourada tem um índice glicêmico de 55. Isso a coloca perto do limite superior dos alimentos de baixo IG
Uma leitura de baixo IG é desejável porque os alimentos com uma pontuação mais baixa melhoram os níveis de glicose e lipídios para pessoas com diabetes.
Além disso, os alimentos com leituras de índice glicêmico mais baixas são absorvidos mais lentamente pelo corpo, o que ajuda a diminuir o apetite e retarda a sensação de fome – um benefício duplo que auxilia nos esforços para perder peso.
Portanto, nem sempre a pipoca é a culpada em sua dieta. Na verdade, a pipoca é uma forma de fazer um lanche com toda a nutrição. Um programa de perda de peso ideal não envolve apenas cortar seus alimentos favoritos. Trata-se de escolher os alimentos certos na sua alimentação, que o preencham e proporcionam a nutrição necessária!
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Alimentos que aumentam e diminuem o apetite!
5 dicas de lanche da tarde saudável
5 comidas que fazem mal
13 formas naturais de reduzir o açucar no sangue
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.