A pipoca é o petisco mais saboroso, não é? Mas também é saudável? Esse é aquele dilema que o faz largar aquele pote de pipoca, principalmente se você estiver cuidando da cintura. A maioria de nós acredita que a pipoca engorda. No entanto, é tudo menos um grande mito. A pipoca pode ser, na verdade um lanche saudável para ajudar na perda de peso.

Pipoca de milho engorda?

A pipoca (não a versão em pacote de microondas ou as que você compra nas ruas) é um dos melhores lanches para ajudar na perda de peso. A razão pela qual ela ganha uma má reputação é por causa dos temperos, manteiga e óleos adicionados, que aumentam a contagem geral de gordura e calorias. Desde controlar o colesterol até proteger o seu coração, é realmente um lanche leve que você pode tomar sem culpa!

Pipoca ajuda na digestão

As pipocas são feitas de grãos 100% inteiros, que contêm um bom teor de fibras. Isso facilita a digestão e, ao mesmo tempo, regula o metabolismo removendo o excesso de gordura ao redor dos vasos sanguíneos. Ele também pode mantê-lo satisfeito por mais tempo e atingir a saciedade mais rapidamente, impedindo-o de chegar à fome desnecessariamente. Assim, mantém o coração saudável e também o peso sob controle.

Estudos também mostraram que uma porção de pipoca comum enche mais do que um saco inteiro de batatas fritas.

Pipoca calorias

A pipoca pode contribuir ou prejudicar sua dieta, depende de como vai consumir na dieta. (Foto: Franklin’s Gourmet Popcorn)

As calorias da pipoca

As pipocas são uma boa fonte de nutrição e não contêm nenhuma das calorias “ruins”. Se comer sem manteiga ou sem nenhum dos temperos, a pipoca não faz mal. Uma vez que é literalmente preenchido com ‘ar’, a contagem de calorias é muito baixa. Também contém muito menos gordura, o que o torna uma excelente opção de lanche.

Pipoca é rica em antioxidantes

O milho não é apenas uma opção alimentar saudável, mas também contém polifenóis, um agente anti-inflamatório ativo (encontrado em superalimentos também!), Que promove um coração saudável e reduz o risco de desenvolver câncer. Lembrando, como sempre: nada de óleos ou manteiga.

Pipoca pode manter o açúcar no sangue sob controle

Muitos lanches podem causar um aumento acentuado nos níveis de glicose no sangue, também conhecido como açúcar no sangue. O índice glicêmico de um alimento indica quanto o açúcar no sangue aumentará depois que você consumir o alimento.

Pipoca pontua decentemente nesta categoria, especialmente em comparação com outros lanches. A pipoca estourada tem um índice glicêmico de 55. Isso a coloca perto do limite superior dos alimentos de baixo IG

Uma leitura de baixo IG é desejável porque os alimentos com uma pontuação mais baixa melhoram os níveis de glicose e lipídios para pessoas com diabetes.

Além disso, os alimentos com leituras de índice glicêmico mais baixas são absorvidos mais lentamente pelo corpo, o que ajuda a diminuir o apetite e retarda a sensação de fome – um benefício duplo que auxilia nos esforços para perder peso.

Portanto, nem sempre a pipoca é a culpada em sua dieta. Na verdade, a pipoca é uma forma de fazer um lanche com toda a nutrição. Um programa de perda de peso ideal não envolve apenas cortar seus alimentos favoritos. Trata-se de escolher os alimentos certos na sua alimentação, que o preencham e proporcionam a nutrição necessária!

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.