Os hematomas roxos no corpo são o resultado de algum tipo de trauma ou lesão na pele que faz com que os vasos sanguíneos explodam. Os machucados geralmente desaparecem por conta própria, mas você pode tomar medidas para diminuir a dor e reduzir a visibilidade. Os seguintes tratamentos podem ser feitos em casa para tirar hematomas.

Terapia de gelo para tirar hematoma

Aplique gelo imediatamente após a lesão para reduzir o fluxo sanguíneo em torno da área. O resfriamento dos vasos sanguíneos pode reduzir a quantidade de sangue que escorre no tecido circundante. Isso pode evitar que o machucado seja tão aparente e reduz o inchaço. Você pode usar um pacote de gelo reutilizável, um saco de gelo ou um saco de vegetais congelados envoltos em um pano ou uma toalha. Aplique o gelo no hematoma por 10 minutos de cada vez. Espere 20 minutos antes de voltar a aplicar.

Tirar roxo da pele rápido com calor

Você pode aplicar calor para aumentar a circulação e aumentar o fluxo sanguíneo. Isso ajudará a eliminar o sangue preso depois que o hematoma já se formou. A aplicação de calor também ajuda a afrouxar os músculos tensos e aliviar a dor. Você pode usar uma almofada de aquecimento ou uma garrafa de água quente. Deixar a água correr sobre o hematoma em um banho quente é outra opção.

Como tirar hematoma do corpo com compressão?

Enrole a área ferida em uma bandagem elástica. Isso espremerá os tecidos e ajudará a evitar que os vasos sanguíneos escapem. O uso da compressão pode diminuir a gravidade da hematoma e ajudar a reduzir a dor e o inchaço. Não use por muito tempo, porém, pois pode prejudicar a circulação da área.

Roxo na pele

A remoção de machucados roxos no corpo é fácil, bastando seguir à dicas simples de saúde. (Foto: TheHealthSite.com)

Elevação para tirar o hematoma

Elevar a área ferida para que ela esteja acima do coração. Isso ajuda a aliviar a dor e drenar o fluido longe da área ferida. A elevação também pode reduzir a pressão e a compressão. Isso dá a você a oportunidade perfeita para descansar e relaxar, o que também pode ajudar no processo de cura.

Aloe Vera e Arnica para tirar roxos de hematomas

A Arnica é uma erva homeopática que pode reduzir a inflamação e o inchaço, tornando-se assim um tratamento ideal para hematomas. Estudos descobriram que a pomada de arnica tópica efetivamente reduz os hematomas. Você pode usar uma pomada de arnica ou um gel no ferimento algumas vezes por dia. Você também pode tomar arnica por via oral.

Já o aloe vera mostrou reduzir a dor e a inflamação. Você pode aplicá-lo topicamente na área afetada. Certifique-se de usar um gel que é puro de aloe vera. Leia atentamente o rótulo para verificar se há aditivos.

Vitaminas K e C para hematomas

A vitamina K é um nutriente essencial que ajuda na coagulação do sangue. O creme de vitamina K mostrou-se capaz de reduzir a gravidade das hematomas após o tratamento a laser em estudos. Para usar este tratamento, esfregue suavemente o creme de vitamina K no hematoma pelo menos duas vezes por dia.

A vitamina C tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser usada para promover a cicatrização de feridas. Você também pode encontrar géis, cremes ou soros que contenham vitamina C. Você pode aplicá-los topicamente. Você também pode levá-lo como um suplemento. Coma muitas frutas e vegetais frescos também.

Abacaxi para hematomas

A bromelina é uma mistura de enzimas encontradas no abacaxi. A bromelina pode ajudar a reduzir a gravidade da hematoma e reduzir a inflamação. Você pode comer abacaxi ou tomar suplementos de bromelina. Você também pode aplicar topicamente como um creme.

Confrei nos hematomas e roxos

O confrei é uma planta que é frequentemente usada para tratar doenças da pele e inflamação. O creme da planta mostrou ter poderes de cura que podem ser usados ​​para tratar machucados roxos. Você pode aplicar o creme ao seu ferimento algumas vezes ao dia. Você também pode fazer uma compressa usando folhas de confrei sexo. Faça uma imersão das folhas em água fervente por 10 minutos. Em seguida, separe o líquido e enrole as folhas em uma toalha ou em um pano. Aplique-o na área machucada.

Cuidados com o tratamento para remover hematomas roxos

Os machucados podem levar algumas semanas para curar. Tome cuidado para descansar o corpo para permitir a máxima cura. Usar alguns dos remédios caseiros descritos aqui pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização. Fique atento à sua progressão. Tenha em mente que os machucados podem ser o resultado de uma entorse grave ou fratura. Consulte seu médico nos seguintes casos:

A lesão parecia menor, mas você ainda está sofrendo dor após três dias

Você desenvolve um nódulo sobre seu hematoma

Você parece ter ser machucado sem motivo

Você percebe sangue em sua urina ou fezes

Estes são sintomas de uma lesão mais grave e devem ser vistos urgentemente por um médico.

Como vocês curam hematomas roxos? Quais soluções funcionam melhor para vocês?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.