Dor no tornozelo envolve qualquer desconforto em um ou ambos os tornozelos.

Causas das dores nos tornozelos

Dor no tornozelo é muitas vezes devido a uma entorse (torção) do tornozelo. Uma entorse de tornozelo é uma lesão nos ligamentos que conectam os ossos entre si.

Na maioria dos casos , o tornozelo é torcido para dentro, fazendo pequenos “rasgos” nos ligamentos. A ruptura leva ao inchaço e a hematomas, o que torna difícil suportar o peso sobre a articulação. Além de entorses, a dor no tornozelo pode ser causada por:

  • Danos ou inchaço dos tendões (que juntam os músculos aos ossos) ou cartilagem (que amortece as articulações);
  • Infecção na articulação do tornozelo;
  • Osteoartrite, gota, artrite reumatoide, síndrome de Reiter e outros tipos de artrite;

Problemas em áreas próximas ao tornozelo que pode causar-lhe a dor incluem:

  • Bloqueio dos vasos sanguíneos na perna;
  • Dor do salto ou lesões;
  • Lesões nervosas (como a síndrome do túnel do tarso ou ciática).

A dor no calcanhar pode também ser ocasionada pela má postura ou pisada errada. Um profissional especializado em palmilhas e sapatos pode te ajudar a encontrar o modelo que amenize a dor.

Celeridade no tratamento da dor no calcanhar

Com o tratamento adequado, a dor no calcanhar sai rapidamente e não deixará de ser apenas uma memória ruim. (Foto: doctorsknowbest.com)

Cuidados em casa para a tendinite

A assistência domiciliar para dor no tornozelo depende da causa e de que outros tratamentos ou cirurgias ocorreram. Você pode ser solicitado a:

  • Descansar seu tornozelo durante vários dias. Tente não colocar muito peso sobre o tornozel;
  • Colocar uma bandagem ou uma cinta que suporta o seu tornozelo;
  • Usar muletas ou bengala para ajudar a tirar o peso de uma lesão no tornozelo;
  • Manter o pé levantado acima do nível do seu coração. Quando você está sentado ou dormindo, coloque dois travesseiros sob seu tornozelo ;
  • Gele a área imediatamente, aplicando gelo por 10-15 minutos a cada hora para o primeiro dia. Em seguida, aplique gelo a cada 3-4 horas durante mais 2 dias.
  • Tente paracetamol, ibuprofeno ou outros analgésicos em drogarias, respeitando também os conselhos de sue médico.

À medida que o inchaço e dor melhorar, você ainda pode precisar para manter o stress peso extra fora de seu tornozelo por um período de tempo. A lesão pode demorar de algumas semanas a vários meses para cicatrizar completamente. Uma vez que a dor e o inchaço são, na sua maioria foi, no tornozelo lesionado, ele ainda vai ser um pouco mais fraco e menos estável do que o tornozelo ileso até o início de um trabalho de fortalecimento muscular. Você vai precisar para iniciar exercícios para fortalecer o tornozelo e evitar lesões no futuro.

Não comece a estes exercícios até que um profissional de saúde lhe diga que é seguro para começar. Você também vai precisar para trabalhar seu equilíbrio e agilidade .

Outros conselhos que seu médico pode dar-lhe incluem: perder peso se você está acima do peso (pressão sobre os tornozelos); aquecimento antes do exercício, alongando músculos e tendões do tonozelo, principalmente. Evite atividades para as quais você não está devidamente condicionado para praticas e
certifique-se de que os sapatos se encaixam corretamente. Evite sapatos de salto alto .

Se você está propenso a dor no tornozelo ou torcer o tornozelo durante certas atividades, use chaves de suporte do tornozelo. Estes incluem moldes de ar, ataduras ECA, ou suportes de tornozelo de laçoes. Trabalhe seu equilíbrio faça exercícios de agilidade.

Considerações finais: já deve dores no calcanhar? Consegue discernir uma simples dor de algo mais grave? Como você faz para diferenciar e como lida com essa situação?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.