No artigo de hoje vamos falar sobre como os alongamentos que podem aliviar as dores na coluna ou prevenir o surgimento das mesmas. Conheça os melhores exercícios e alongamentos para a coluna vertebral.

Qual a importância de fazer alongamentos?

É importante compreender que a nossa coluna é uma estrutura bem complexa que é composta por diversos músculos, ligamentos, tendões e ossos. Ela é responsável por permitir que a gente se movimente e suporta a carga do peso de nosso corpo.

É talvez a parte mais exigida do nosso corpo durante toda a vida, sendo assim, é muito fundamental que todas as suas partes estejam em ótimas condições de funcionamento.

Os exercícios e alongamentos praticados com regularidade auxiliam a manter os músculos e os ligamentos flexíveis, além de reduzir estresse articular e promove melhoria no fluxo sanguíneo.

Alongamentos para a coluna cervical

As dores na coluna cervical podem ocorrer por má postura e/ou musculatura frágil. Atualmente, é muito alto o número de pessoas que atualmente passam horas e horas sentadas, seja trabalhando ou em seus momentos de lazer.

As pessoas que tem essa rotina devem se preocupar com a postura correta e realizar exercícios que promovam alongamento da coluna, uma vez que a mesma sofre uma pressão muito maior quando estamos sentados do que quando estamos em pé.

Estes alongamentos devem ser feitos pelo menos 3 vezes ao dia, mas é muito importante que a sua realização seja de forma correta, o que irá oferecer apenas benefícios evitando riscos desnecessários. Então vamos aos alongamentos!

Primeiro alongamento para a região cervical

De maneira suave você deve realizar movimentos com a sua cabeça para cima e para baixo, de maneira que o seu queixo toque o peito. Este movimento é similar ao movimento de quando concordamos com alguém. Realize o movimento lentamente e bem relaxado por 60 segundos, depois descanse 30 segundos. Repita o procedimento por 5 vezes.

Segundo alongamento para a região cervical

De maneira suave você deve realizar movimentos laterais com a sua cabeça. Este movimento é similar ao movimento de quando discordamos de algo. Realize o movimento lentamente e relaxado por 60 segundos, depois descanse 30 segundos. Repita o procedimento por 5 vezes.

Terceiro alongamento para a região cervical

De maneira suave você deve realizar movimentos de inclinação lateral com a sua cabeça, de maneira que você tente encostar as orelhas em cada ombro. Realize o movimento lentamente e relaxado por 60 segundos, depois descanse por 30 segundos. Repita o procedimento por 5 vezes.

Alongamentos para a coluna torácica

Essa região é a central da coluna, região que sofre muito com exercícios e/ou movimentos incorretos e também por excesso de cargas transportadas. Alongamento fundamental para aquelas pessoas que levantam muito peso na academia, que transportam mochilas pesadas e também aquelas que em sua rotina diária precisam transportar cargas pesadas.

Alongamento frontal para a região torácica

Como alongar a região torácica da coluna?

Quais os melhores alongamentos para a coluna?

Você deve estar com o peito voltado para o chão. Em seguida você deve elevar o seu corpo até a região da cintura até a altura máxima que você consiga. Você pode utilizar os braços como apoio para erguer-se, mas eles não devem ser responsáveis pela realização do movimento. Mantenha na posição de alongamento máximo por 20 segundos e em seguida relaxe 10 segundos. Realize 10 repetições deste alongamento.

Alongamento lateral para a região torácica

Estando na posição de pé, afaste as pernas até a linha dos ombros. Levante um dos braços totalmente e incline-se lateralmente para o lado oposto do braço que ergueu. Em seguida você deve relaxar e realizar o movimento para o outro lado. Realize o movimento lentamente e relaxado por 60 segundos, depois descanse por 30 segundos. Repita o procedimento por 5 vezes.

Alongamentos para a coluna lombar

As dores na região lombar afetam mais 80% da população adulta ao redor do mundo. Pesquisas descobriram que é a segunda maior causa de consultas médicas, estando atrás apenas das gripes. Confiram agora nossas dicas de alongamentos para combater este problema.

Primeiro alongamento para a região lombar

Dicas de alongamentos para a coluna lombar?

Como alongar a região lombar da coluna?

Deitado de costas para o chão com as pernas totalmente estendidas e olhando para cima, você deverá flexionar um dos joelhos até o peito e manter a outra perna estendida. Você pode abraçar a perna para auxiliar no alongamento e manutenção da posição ideal. Mantenha nesta posição por 30 segundos e em seguida realize o mesmo alongamento com a perna contrária. Realize 5 repetições em cada perna.

Segundo alongamento para a região lombar

Sentado no chão você deve flexionar os joelhos e unir a sola dos dois pés próximos ao seu corpo. Agora você deve inclinar-se para frente o máximo que conseguir mantendo os joelhos e pés na posição indicada anteriormente. Mantenha na posição de alongamento máximo por 20 segundos e em seguida relaxe 10 segundos. Realize 10 repetições deste alongamento.

Terceiro alongamento para a região lombar

Posicionado em pé você deverá estender os braços sobre alguma superfície que você possa segurar com as mãos de preferência. Em seguida você deverá se inclinar para frente e flexionar levemente os joelhos de maneira que você sinta o alongamento da coluna.

É muito importante manter os braços retos e a cabeça sempre alinhada com os ombros. Mantenha nesta posição por 30 segundos e em seguida relaxe. Repita o alongamento 10 vezes.

Estamos chegando ao final deste artigo, mas antes de finalizar queremos deixar um vídeo com sugestões de excelentes alongamentos para a coluna. Confiram a seguir:

Para finalizar, nós esperamos que todos tenham compreendido a importância do alongamento. Estes exercícios são ótimos para o corpo e ainda oferecem benefícios para a mente.

Como foi dito anteriormente, relaxe e realize os exercícios de maneira suave. Outra dica que podemos dar e que ajuda muito na motivação de continuar realizando os alongamentos é escutar uma música bem suave durante os exercícios.

Sempre alertamos em nosso artigo que é indispensável consultar um médico antes da realização de qualquer exercício, com os alongamentos não seriam diferentes. Busque a opinião de seu médico de confiança e evite problemas graves.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.