Um coma é um estado de inconsciência onde uma pessoa não responde a estímulos e não pode ser despertada. Pode resultar de lesões no cérebro, como uma lesão cerebral grave ou acidente vascular cerebral. Um coma também pode ser causado por intoxicação grave por álcool ou uma infecção cerebral. As pessoas com diabetes podem entrar em coma se seus níveis de glicose no sangue de repente se tornaram muito baixos (hipoglicemia) ou muito altos (hiperglicemia). Mas o que acontece com alguém que está em coma?

O que é um coma?

Alguém que está coma está inconsciente e tem atividade cerebral mínima. Eles estão vivos, mas não podem ser despertados e não mostram sinais de estarem cientes do que está acontecendo.

Os olhos da pessoa estarão fechados e eles parecerão não responder aos estímulos do ambiente. Normalmente, eles não responderão ao som ou à dor, ou poderão se comunicar ou se moverem voluntariamente.

Alguém em coma também terá reflexos básicos muito reduzidos, como tosse e deglutição. Eles podem respirar por conta própria, embora algumas pessoas exijam uma máquina para ajudá-los a respirar.

Com o tempo, a pessoa pode começar a recuperar a consciência, se tornando mais consciente. Algumas pessoas vão acordar após algumas semanas, enquanto outras podem entrar em estado vegetativo ou estado de consciência mínima.

Coma

Estar em coma significa que o paciente ainda está vivo, mas em um estado diferente de consciência. (Foto: BBC)

Quando a pessoa está em coma ela escuta? Quais cuidados tomar com a pessoa em coma?

Os médicos avaliam o nível de consciência de uma pessoa usando uma ferramenta chamada escala de coma de Glasgow. Este nível é monitorado constantemente por sinais de melhoria ou deterioração do estado da pessoa. Essa escala avalia três coisas:

  • Abertura do olho: uma pontuação de um significa nenhuma abertura do olho, e quatro significa que a pessoa abre os olhos espontaneamente
  • Resposta verbal a um comando: uma pontuação de um significa nenhuma resposta, e cinco significa alerta e fala
  • Movimentos voluntários em resposta a um comando: uma pontuação de um significa sem resposta, e seis significa obedecer a comandos

A maioria das pessoas em coma terão uma pontuação total de oito ou menos. Uma pontuação mais baixa significa que alguém pode ter sofrido danos cerebrais mais graves e pode ser menos provável que se recupere.

No curto prazo, uma pessoa em coma normalmente será atendida em uma unidade de terapia intensiva (UTI). O tratamento envolve a garantia de que sua condição é estável e suas funções corporais, como a respiração e a pressão arterial, são suportadas enquanto a causa subjacente do coma é tratada.

A mais longo prazo, a equipe de saúde dará tratamento de apoio por uma enfermaria hospitalar. Isso pode envolver fornecer nutrição, tentar prevenir infecções, mover a pessoa regularmente para que elas não desenvolvam escaras e exercitar suavemente suas articulações para impedir que elas sejam prejudicadas.

Em alguns casos, a pessoa em coma pode ouvir o que acontece ao seu redor, mas não conseguem responder ou reagir.

O que você pode fazer para ajudar alguém em coma?

A experiência de estar em coma difere de pessoa para pessoa. Algumas pessoas sentem que podem se lembrar de eventos que aconteceram em torno delas enquanto estavam em coma, enquanto outros não lembram de nada. Algumas pessoas relataram sentir uma enorme tranquilidade pela presença de um ente querido quando saíram de um coma.

Ao visitar um amigo ou amado em coma, você pode encontrar os conselhos abaixo úteis:

Quando você chegar, anuncie quem você é

Fale com eles sobre o seu dia, como você normalmente faria. Esteja ciente de que tudo o que você diz na frente deles pode ser ouvido

Mostre-lhes o seu amor e apoio, pois mesmo sentar e segurar a mão ou acariciar a pele pode ser um ótimo conforto

A pesquisa também sugeriu que estimular os principais sentidos como toque, audição, visão e cheiro, algo que poderia potencialmente ajudar uma pessoa a se recuperar de um coma.

Além de falar com a pessoa e segurar a mão, você pode querer tocar suas músicas favoritas através de fones de ouvido, colocar flores no quarto ou pulverizar um perfume favorito da pessoa no ambiente.

Tipos de coma e a recuperação

Um coma geralmente só dura algumas semanas, período durante o qual a pessoa pode começar gradualmente a acordar e ganhar consciência, ou avançar para um estado de inconsciência diferente, chamado estado vegetativo ou estado minimamente consciente.

  • Um estado vegetativo: onde uma pessoa está acordada, mas não mostra sinais de estar ciente de seus arredores ou deles próprios
  • Um estado minimamente consciente: onde uma pessoa tem consciência limitada que vem e vai

Algumas pessoas podem se recuperar desses estados gradualmente, enquanto outras podem não melhorar por anos. As pessoas que acordam de um coma geralmente o fazem gradualmente. Eles podem estar muito agitados e confusos para começar. Em muitos aspectos, o recomeço é como lidar com alguém que tem uma doença incurável, pois o tempo perdido no coma nunca será recuperado.

Algumas pessoas vão fazer uma recuperação completa e não serão afetadas pelo coma. Outros terão deficiências causadas pelos danos ao cérebro. Eles podem precisar de fisioterapia, terapia ocupacional e avaliação e apoio psicológico durante um período de reabilitação, e podem precisar de cuidados para o resto de suas vidas.

As chances de alguém se recuperar de um coma dependem em grande parte da gravidade e da causa da lesão cerebral, a idade e quanto tempo eles estiveram em coma. Mas é impossível prever com precisão se a pessoa acabará se recuperando, quanto tempo durará o coma e se eles terão problemas a longo prazo.

Você conhece alguém que já se recuperou de um coma? Como foi? Como essa pessoa está hoje?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.