O preço é apenas uma consideração quando se faz a cotação de um plano de saúde. Planos de saúde podem ser bem diferentes, por isso aqui estão alguns conselhos sobre o que procurar em sua busca para a cobertura que melhor se adapte às suas necessidades, principalmente quando fazendo a pesquisa do preço de plano de saúde online.

Além disso, incluímos perguntas que irão te ajudar na hora de negociar o preço dos planos e comparar melhor enquanto você está na sua busca.

Reduza as despesas com os planos de saúde

Alguns planos têm acordos com empresas e sindicatos que podem ajudar a manter o seu custo total mais baixo. Além disso, planos que tem associação a uma quantidade maior de médicos e hospitais geralmente conseguem menores valores cobrados por estes profissionais e instituições. De modo geral, quanto mais médicos e hospitais um plano de saúde tem acordos com, mais fácil é para ajudar os seus clientes a reduzir os custos.

Perguntas a fazer ao plano de saúde

Quais os valores dos serviços cobrados? Quantos médicos estão associados ao plano? E hospitais na região? Há descontos qu o plano oferece aos clientes em atendimento nos hospitais da rede do plano?

Condições pré-existentes

Alguns planos cobram extra por condições pré-existentes, como doenças degenerativas ou auto-imunes. Outros podem até não cobrir estas condições se não foram declaradas no momento da assinatura do contrato.

Perguntas a fazer ao plano de saúde

Quais condições pré-existentes não são atendidas pelo plano? É preciso algum tipo de avaliação antes de assinar o contrato? O plano atende doenças delicadas e auto-imunes?

Quanto dinheiro você está realmente pagando e quanto dinheiro o plano arca?

Quer se trate de uma internação hospitalar, ou uma visita a um profissional de saúde como um fisioterapeuta, teste de optometria ou dentista, você provavelmente vai querer saber quanto você deixa de pagar com o plano de saúde. Tome um minuto para pensar sobre os serviços que você atualmente usa ou vai precisar usar no futuro.

Perguntas a fazer ao plano de saúde

Quanto você vai ter de retorno sobre os serviços que você provavelmente usará? Que limites aplicam-se a estes serviços? Há algum custo extra em planos de cobertura total?

Poupando dinheiro com planos de saúde

Comparando preços de planos online pode ser a estratégia mais eficaz para você poupar um bom dinheiro. (Foto: mostexpensive.com)

Qual o período de carência do plano de saúde?

Se você é novo para o plano de saúde privado ou muda para um nível mais elevado de cobertura, todos os planos de saúde têm períodos de carência, que corresponde ao tempo que você precisa esperar depois de fazer sua associação antes de fazer alguns tipos de atendimento. Certifique-se de saber o que os períodos de carência se aplicam ao seu plano. Isto é particularmente importante se você está pensando em começar uma família e quer ser coberto por serviços de obstetrícia relacionados.

Perguntas a fazer ao plano de saúde

Quais os serviços que são abrangidos imediatamente? Quais os serviços têm um período de carência e qual o tempo de carência para cada um deles? Se o plano é carência zero, há alguma limitação ou condição especial?

Fazer alterações em seu plano de saúde

Nossas vidas mudam, assim como as nossas necessidades de saúde. Se você é solteiro, casado, tem uma família ou está desfrutando de sua aposentadoria, você precisa saber que você pode facilmente mudar seu plano. E se você está planejando uma temporada no exterior, pode ser necessário suspender a sua política por um tempo. É importante aqui que você pesquise por planos de saúde familiar, preços, planos de sindicatos e do empregador para poder ter uma margem de negociação na hora de fazer as alterações e conseguir um melhor preço.

Perguntas a fazer ao plano de saúde

Quão fácil é para mudar meu plano? Posso suspender o plano por um período sem penalidade? Consigo algum desconto se eu fizer um upgrade no meu plano? Quantas pessoas preciso no meu plano de saúde para ter mais descontos?

Maneiras convenientes para entrar em contato com o plano de saúde

Entrar em contato com o plano de saúde não deve ser um aborrecimento e existem uma série de maneiras de fazer uma reclamação ou pedido. Você pode querer entrar em contato online, em viagens usando seu smartphone/tablet ou você pode preferir falar com alguém. Tenha uma opinião sobre o que mais lhe agrada e descubra as opções disponíveis para você. Aproveite e verifique se o plano possibilita a marcação de consultas online.

Perguntas a fazer ao plano de saúde

Como você pode entrar em contato com o plano de saúde? Quanto tempo tenho de esperar por respostas? E no caso de reembolsos, como eles serão realizados? O plano tem marcação de consultas online?

Cuidados com planos de saúde

Sem comparar planos, você pode acabar com seu dinheiro estrangulado por um atendimento de má qualidade e muito caro. (Foto: www.economicfreedom.org)

Atendimento especial e personalizado para crianças e idosos

Precisa de cobertura para toda a família? Informe-se sobre atendimento especial para as crianças e idosos. Alguns planos de saúde oferecem diferenciais como transporte de helicóptero para idosos, descontos em creches, cuidadores de idosos mais baratos e muito mais.

Perguntas a fazer ao plano de saúde

Existe algum custo extra quando as crianças ou idosos estão internados no hospital? Até que idade as crianças podem permanecer na cobertura da família? Posso incluir idosos dependentes de mim na minha cobertura? Que opções estão disponíveis, caso o plano não tenha uma cobertura abrangente?

Os serviços de saúde e de medicina preventiva do plano de saúde

O plano de saúde não é apenas sobre estar doente. A prevenção é tão importante quanto e alguns planos vão mais longe do que os outros quando se trata de ajudar a manter a boa saúde. Conselhos de saúde sob medida e de apoio pode fazer um mundo de diferença com serviços como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e mais.

Perguntas a fazer ao plano de saúde

Que tipo de apoio ou serviços extras que plano de saúde oferece para manter a boa saúde? É incluído em sua mensalidade ou custa mais? Preciso que um médico faça uma indicação para o serviço de saúde ou posso optar por ele por conta própria? O preço do convênio médico inclui algum tipo de medicina preventiva?

Acesso a outros produtos e serviços do plano de saúde

Você acrescentou um cão ou um gato para a família? Dirigirá no exterior em breve? Quer que seu dentista fique mais barato com um plano odontológico? Os planos de saúde hoje estão incluindo em seu plantel de serviços vários tipos diferentes de oportunidades para seus clientes, abrangendo mais aspectos da sua vida além da saúde. Isso tudo com descontos para clientes.

Perguntas a fazer ao plano de saúde

O plano de saúde oferece outros produtos e serviços? Se sim, posso ter um desconto?

Comparando preços de planos de saúde

Depois das perguntas e necessidades respondidas, você precisa começar a comparar os preços dos planos de saúde baseado nas exigências mínimas que você tem para seu plano. É possível simular o plano de saúde online de forma a ter um valor base antes de confirmar que um plano é melhor ou não do que outro.

Perguntas a fazer ao plano de saúde

Há uma tabela de preços de convênio? Existe uma tabela de plano de saúde que eu possa usar para comparar os diversos planos oferecidos e descontos? Quais descontos eu ganho pelo tempo que estiver associado ao plano de saúde?

Considerações Finais

Não deixe de fazer mais de uma simulação de plano de saúde online para receber várias cotações antes de ir até as unidades de atendimento do plano de saúde assinar seu contrato. Tenha certeza de que todas as variáveis são levadas em consideração e que você está obtendo o melhor pelo seu dinheiro.

Preferencialmente, use todas as formas de contato online que existirem com o plano desejado. Esta forma de comunicação é geralmente onde você conseguirá os menores valores possíveis.

Como você escolheu seu plano de saúde? Que perguntas você faria na hora de escolher seu plano? Compartilhe nos comentários suas dicas e experiência/!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.