Ir ao médico pode te deixar cheio de dúvidas. É aguardar até o momento do seu atendimento, e então, logo depois de poucos minutos, você já está voltando para casa. Neste momento, provavelmente, quando todas aquelas perguntas que você queria perguntar aparecem em sua cabeça. E o mesmo é provavelmente verdade sobre seu médico. cheio de perguntas e dúvidas sobre você.

Lembrar-se de fazer as perguntas a seguir irá ajudá-lo a ficar mais ciente sobre sua saúde. Afinal, se você não as fizer para cima, seu médico provavelmente não irá lembrar de te comunicar. Como já falamos no nosso blog antes, é importante você ajudar seu médico a te ajudar, lembrando-o de informações importantes.

Perguntas para o médico: como está o meu peso?

Não assuma que está tudo bem só porque seu médico não diz nada sobre o seu peso. É surpreendente, mas eles provavelmente não vão trazer este assunto delicado à tona. Um relatório científico observou que o tema do IMC foi ignorado em quase metade das visitas, e 70% dos pacientes obesos não foram diagnosticados como obesos. Se você sabe que você ganhou ou perdeu mais peso do que lhe é confortável (talvez você está estressado, ou fugiu um pouco da dieta nos últimos meses), não tenha medo de abrir a discussão em seu médico. Ele provavelmente tem ideias e planos de ação sobre o assunto.

Quais perguntas fazer a seu médico

Ao ir ao médico, faça as perguntas certas para saber mais detalhes sobre sua saúde e tomar providências quanto a isso. (Foto: EmpowHER.com)

Você lavou suas mãos?

Surpreendentemente, isso é algo que você realmente deve perguntar ao seu médico. Mesmo com os médicos lhe dizendo para lavar as mãos o tempo todo, isso não significa que eles estão atendendo seus próprios conselhos. De acordo com algumas pesquisas, apenas 30% ou 40% é que médicos seguem as práticas adequadas de higiene. Em estudos recentes, os pesquisadores descobriram que os prestadores de cuidados de saúde que sabiam que estavam sendo observados eram mais propensos a pegar o sabonete para lavar as mãos e braços. Pode ser um tema desconfortável para abordar, mas pode te poupar de ficar doente. Você sempre pode aliviar a pergunta, dizendo algo como: “eu sei, parece loucura pedir, não quero soar como um paranoico.”

O enfermeiro ou enfermeira pode me observar ou cuidar de mim?

A escassez de médicos em muitos ambientes significa que é mais difícil conseguir uma consulta. Mas muitas vezes, alguns cuidados básicos podem ser dados por uma enfermeira ou enfermeiro, principalmente em atendimentos de urgência e emergência. Quando seu médico te deixar em uma maca esperando, peça a ele por uma enfermeira ou enfermeiro que possam cuidar de você enquanto ele estiver longe.

Posso usar este aplicativo para monitorar minha saúde? Blog X ou site Y são confiáveis?

Assim que você sentir vontade de usar um aplicativo ou consultar um site ou blog por informações, você provavelmente não sabe quais aplicativos e sites são confiáveis. No entanto, vale a pena ser cauteloso com essas ferramentas, pois algumas tem se mostrado altamente imprecisos. Um estudo recente analisou a precisão do diagnóstico e sintomas de alguns apps e descobriu que eles forneceram o diagnóstico correto apenas 58% do tempo, e que ainda cometiam o erro de dar prescrições sobre o que o paciente deveria fazer mas sem qualquer conversa com um profissional qualificado. O conselho que você deve obter é se o site ou app é confiável para casos mais específicos, ou para conselhos de saúde. Talvez, o monitoramento fitness também. Peça indicações de sites que possam ajudá-lo a diferenciar picadas de inseto, dão dicas de saúde e de primeiros socorros, entre outros elementos essenciais para uma Saúde Melhor.

Que tipo de protetor solar você recomenda?

Passa filtro solar todos os dias é uma medida poderosa para protegê-lo do câncer de pele. Fazer isso pode diminuir o risco de melanoma em até 73%. É loucura pensar, então, que os médicos não falem muito sobre o assunto. Mas eles simplesmente não falam. Estudos recentes mostram que os médicos mencionaram o uso do protetor solar por um prazo inferior a 1% do tempo, mesmo quando o paciente teve um câncer de pele antes. Fazer perguntas ao seu médico é o primeiro passo para praticar uma rotina de banho de sol mais saudável.

É normal se sentir assim?

Se você tem preocupações financeiras, um susto de saúde na família, ou problemas com seus sogros que estão fazendo você se sentir para baixo, não tire o crédito desses sentimentos. Enquanto não há muitos médicos já fazem uma triagem para problemas como depressão, ansiedade, e estresse, os sintomas nem sempre são óbvios, tanto desses problemas quanto dos problemas de saúde que você está passando. Durante uma entrevista com um médico, converse sobre seus sintomas, pergunte se são normais, e o que você pode fazer sobre eles.

Tenho risco de algum problema de saúde ou de um ataque cardíaco?

Se você está sobrecarregado, sentindo desconforto ou pressão no peito, tonturas/náuseas e falta de ar (alguns sinais de um ataque cardíaco), é fundamental que você comunique ao seu médico para confirmar se não há qualquer risco de outros problemas, inclusive exigindo do médico exames para confirmar isso. Essa persistência pode salvar vidas. Descrevendo seus sintomas claramente, especificamente, com calma e usando a frase “eu nunca senti isso antes” vai ajudar o médico a diagnosticar você corretamente. Pergunte também, de acordo com os exames, se há qualquer risco para problemas de saúde.

Quais perguntas você faz ao seu médico? Quais outras perguntas acha que deveria fazer?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.