Você se conhece melhor do que ninguém. Mas a verdade dessa afirmação pode não ser muito precisa. O que acontece dentro de nossos corpos é claramente desconhecido. Embora o nosso sistema imunológico reaja em conformidade a diversos invasores virais e bacterianos, certas doenças não conseguem desencadear quaisquer sinais ou sintomas, levando-nos a permanecer alheio às complicações dentro de nós mesmos.

Escondendo informações de seu médico

Se existem coisas que nem mesmos nós sabemos sobre nosso corpo, então quais são as consequências de esconder fatos importantes de seu médio? Há uma grande importância em sermos honestos com os nossos médicos de família. Por quê? Explicaremos em tópicos detalhados logo abaixo.

Informações Básicas

Estar mentalmente preparado e sabendo a importância de uma consulta médica é o primeiro passo a tomar antes de visitar um médico. Você deve estar preparado com os resultados necessários para informação tais como testes, histórico médico e atual do uso de medicação, históricos não documentados de doenças e problemas de saúde. Tudo isso para auxiliar o médico na obtenção de um diagnóstico ou de um plano de tratamento correto para o seu caso. Principalmente quando você troca de médicos, estas informações são cruciais para conhecer mais sobre seu estilo de vida e possíveis relações deste com seus problemas de saúde.

Deixando de lado os “pequenos problemas”

Pode ser uma dor de cabeça menor, visão embaçada, uma erupção na pele, uma pinta, dores vertiginosas ou qualquer coisa que você pode ter descoberto em seu corpo que parece ser insignificante. Não está na sua especialidade descobrir sinais e sintomas por conta própria e é mais sensato consultar um médico para melhores informações. A dor de cabeça que você estava experimentando pode não ser apenas casual, mas também um sinal de algo mais sério. Quando os médicos são informados, eles podem diagnosticar a sua doença de forma mais eficaz e relacionar estes “pequenos problemas” às causas.

Fumar, beber e uso de substâncias

A maioria das pessoas acredita que os médicos não precisam saber sobre esses hábitos. Errado!

Algumas pessoas podem achar que é embaraçoso informar o seu médico de seus maus hábitos pois eles poderiam ser julgados por isso. Os médicos enfrentam problemas em diagnosticar com precisão as condições de saúde se não forem devidamente informados. Os pacientes podem esconder possíveis abusos de drogas, álcool, tabaco e problemas psiquiátricos. A solução é relaxar e confessar, pois tudo que será informado ao médico é estritamente confidencial. Vale lembrar ainda que se você omitir estes tipos de informações, o médico pode acabar te dando um remédio que resulta em reações adversas com as drogas, cigarro e outras substâncias que você possa consumir, piorando ainda mais seu problema.

Confie em seu médico

Não siga o conselhos de amigos ou colegas que dizem que mentir ao médico não é problema. É um grave problema sim e pode custar a sua vida! (Foto: www.ivillage.com)

Medicação

Alguns segredos que as pessoas escondem de seus médicos incluem não ter sido compatíveis com a medicação ou que foram contra conselhos médicos, como não seguir uma dieta, pular medicação e consumir alimentos que foram aconselhados a não mais incluírem em sua alimentação.

É importante ser honesto para que o médico possa obter uma imagem clara e verdadeira do problema e que o diagnóstico e a gestão correta do plano possa ser feita. As conseqüências potenciais de desonestidade levam ao diagnóstico errado, diagnóstico tardio, investigações ou tratamentos desnecessários, potencial interação de drogas que poderia colocar a saúde do paciente em risco.

Temas Tabu

Existem alguns problemas particulares que você nunca sonharia de compartilhar com seus entes queridos, o que diria então um médico que é um estranho? Os pacientes são propensos a mascarar informações que eles acreditam ser socialmente inaceitáveis como abortos passados, história sexual, abuso e estupro. Também podem ser informações sobre as quais os pacientes estão envergonhados como dificuldade nas relações sexuais, problemas com os órgãos genitais entre outros.

Considerações Finais

É normal sentir-se fora de seu elemento e com vergonha de abordar certas condições médicas. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Então, fique sempre com a verdade para reduzir as chances e não arriscar a sua saúde. Afinal, se você mentir para o seu médico, algumas reações medicamentosas simples podem facilmente te levar a morte. E acredito não ser isso o que você quer, não é?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.