Enquanto alguns procedimentos são menos caros do que outros, nenhum é barato. Alguns custam centenas de reais, outros custam menos. Para todas as cirurgias, há muitos custos associados que os pacientes não estão cientes, que são ocultos aos olhares menos detalhistas.

Custos de uma cirurgia: as taxas do plano de saúde e do hospital

Algumas cirurgias que são comumente pagos pelo paciente, tais como cirurgia plástica e cirurgias para perda de peso, podem ser oferecidas em um plano de cobertura total. É uma exceção, e não a regra. Uma cirurgia de um plano de saúde pode não incluir exames e uma recuperação não típica, como uma internação mais longa.

As taxas cirúrgicas que são cobrados pelo hospital são frequentemente muito diferentes do que é efetivamente pago pelo seguro. Os planos de saúde muitas vezes negociam descontos significativos sobre os serviços prestados. Isso pode resultar em taxas mais caras, quando você foge dos limites de cobertura de seu plano de saúde.

Se você está pagando para a cirurgia direto do seu bolso, não se esqueça de pedir um desconto. Você também têm direito a uma conta detalhada que lista cada despesa da sua fatura.

Taxas de exames médicos para cirurgia

A grande maioria das cirurgias requerem pelo menos dois médicos, e, em alguns casos, mais. Há sempre, pelo menos, um cirurgião que executa o procedimento, e um anestesista. Em muitos casos, há o envolvimento de um cardiologista, para verificar problemas cardíacos antes da anestesia. Para cirurgias mais complexas, vários cirurgiões podem trabalhar juntos para realizar a cirurgia. Cada médico envolvido no processo normalmente irá apresentar um relatório dos procedimentos necessários, bem como um relatório com o custo desses procedimentos. Assim, quando vier a coparticipação no plano, ou as taxas cobradas, você já tem um planejamento financeiro para os valores.

Custos de uma cirurgia

Uma cirurgia pode envolver custos ocultos que esvaziam consideravelmente seu bolso. Se previna e planeje para tais custos ocultos. (Foto: www.answers.com)

Custos de pessoal adicional durante a cirurgia

Além dos médicos participantes da cirurgia, há pelo menos dois membros da equipe adicionais na sala de cirurgia durante o procedimento. Uma enfermeira sempre está presente, bem como um técnico de enfermagem. Em caso de alguma emergência durante a cirurgia, pode ser necessária a participação de mais membros da equipe.

Geralmente, o valor da equipe, incluindo o adicional, está incluso no valor da cirurgia. Só que vale verificar para garantir que não haverá custos extras muito grandes no caso de emergências.

Aluguel da sala de cirurgia

Uma sala de operação é cobrada com taxas que incluem a esterilização e utilização dos instrumentos, a máquina de anestesia, a limpeza do quarto após o procedimento, e outros itens que são usados ​​durante a cirurgia. O valor varia de acordo com a complexidade da cirurgia, tamanho da sala, tamanho da equipe, e tempo de utilização da sala.

Implantes cirúrgicos

Se a sua cirurgia exige um implante, tais como parafusos de titânio ou enxertos, haverá uma taxa para o implante. O preço dos implantes varia amplamente. Espere que um implante seja bem caro, dado o fato de que eles têm de ser estéreis, feitos para durar por toda a vida, e que precisam de muita pesquisa para serem provados seguros.

Custos de medicamentos para cirurgias

Os medicamentos utilizados durante a cirurgia são uma despesa adicional durante a cirurgia. São medicamentos anestésicos, contrastes, antibióticos. Inclui-se aqui também o soro fisiológico, agulhas, tubos flexíveis, curativos, e outros descartáveis necessários para a aplicação dos medicamentos.

Custos da sala de recuperação

A sala de recuperação é para onde os pacientes são levados após uma cirurgia e são monitorados enquanto a anestesia perde o efeito. Pode haver uma taxa individual para o tempo gasto na recuperação, juntamente com quaisquer medicamentos administrados. Quartos individuais tem taxas mais caras, enquanto enfermarias e quartos compartilhados são mais baratos.

Custos de exames e cuidados antes da cirurgia

Seu caminho para a cirurgia começará com uma consulta com seu cirurgião, o que resultará em uma taxa cobrada. Quaisquer visitas adicionais com seu cirurgião, antes e após a cirurgia, também podem resultar em taxas.

Seu cirurgião pode pedir exames para se certificar de que você está saudável o suficiente para tolerar o estresse de uma cirurgia. Estes testes podem variar desde exames de sangue até radiografias e testes cardíacos, exames de imagem (tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassom) e quaisquer análises adicionais que o cirurgião considere necessárias. Estes exames podem ser bem caros, dependendo da complexidade.

Custos de assistência hospitalar

Se a recuperação da cirurgia é feita em ambiente hospitalar, haverá uma taxa substancial para o quarto do hospital e os cuidados de enfermagem necessários. Neste momento, exames adicionais, medicamentos ou cuidados que possam ser necessários aumentam os custos do processo.

Se a sua recuperação ocorre na UTI, como é comum para cirurgias cardíacas, transplantes, cirurgias pulmonares e traumas, você pode esperar que o custo aumente significativamente. Pelo menos, dobrando os custos de uma cirurgia padrão.

Custos das consultas médicas em uma cirurgia

Quando os cirurgiões e outros médicos que estão participando do seu atendimento te visitam todos os dias durante a sua recuperação, uma taxa adicional é cora. Esta é a forma como os médicos são pagos por seu tempo e experiência quando você está sendo atendido no hospital.

Fisioterapia e terapia ocupacional pós cirurgia

Depois de algumas operações, tais como a cirurgia ortopédica, a terapia física é muitas vezes parte do processo de recuperação. fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais irão ajudá-lo a se recuperar o mais rápido possível e voltar à sua atividade normal.

Cirurgias complementares

Para alguns tipos de cirurgia, após algum tempo, é necessário fazer mais cirurgias. Podem ser cirurgias plásticas, cirurgias de remoção de pinos e suportes, entre outros. Veja o vídeo abaixo, com um exemplo de cirurgias complementares depois de uma cirurgia bariátrica.

Custos de ficar sem trabalhar por causa de uma cirurgia

Quem é empreendedor ou sócio de empresa pode perder dinheiro ao ficar sem trabalhar. Trabalhadores comissionados também perderão suas comissões. Empregados que recebem bônus, horas extras, adicional de periculosidade, adicional noturno, vale alimentação, vale refeição, e transporte, ficarão sem esses “ganhos extras”, que não integram o salário base. Lembrando: toda cirurgia envolve riscos, e sua recuperação pode demorar mais do que o planejado.

Pode ser necessário, nesse ponto, preparar a família para segurar os gastos, ou ajudar com empregos temporários, para reduzir o impacto financeiro do tempo de recuperação.

Custos diversos para uma cirurgia

Se você precisar de muletas, uma bengala ou um aparelho semelhante, podem adicionar custos extras à sua cirurgia, seja só como aluguel ou como compra para uso próprio. O mesmo é verdadeiro para produtos como meias para prevenir coágulos sanguíneos, ou uma tipoia para apoiar um braço engessado.

Coloque tudo isso no papel, ligue para sua operadora de plano de saúde, e saiba todos os custos antes de fazer sua cirurgia. Evite que a alta conta do plano de saúde acabe com sua vida financeira.

Já fez uma cirurgia? Quais foram os custos dessa cirurgia? Você se planejou financeiramente com sua família?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.