Escolher o seu médico é um passo importante para cuidar de sua saúde e suas necessidades médicas. Selecionar o médico certo pode significar a diferença entre conseguir tratamento personalizado que você quer ou ser visto como um número em um registro sem um rosto. A seguir estão algumas etapas a considerar na hora de escolher o médico certo para você.

Certificações e afiliações

Peça a um amigo ou colega de trabalho, se eles sabem de alguns bons médicos na área. Compile uma lista ampla, permitindo que você escolha aquele que se adapta às suas necessidades. Lembre-se de que eles precisam ser localizados perto o suficiente para que você seja capaz de fazer uma visita com relativa facilidade. Busque hospitais da região ou escolas de medicina para recomendações também.

Verifique se todas as suas escolhas são devidamente certificados. Você pode chamar o CRM (Conselho Regional de Medicina) para saber se um médico é certificado em uma especialidade específica.

Verifique online para ver se há informações sobre o médico. Algumas pessoas podem ter passado por algum problema com o doutor.

Serviços e Aceitação de Planos de Saúde

Saiba quais os serviços que são oferecidos no escritório médicos. Alguns terceirizam seu trabalho de laboratório e raios-X ou outros exames e testes. Lembre-se que quando isso é feito, também significa mais custos, principalmente em planos de co-participação. Se eles querem terceirizar, descubra o quão longe você vai ter que ir para receber esses serviços.

Melhores médicos

Um médico que é também um bom profissional é aquele que sabe ouvir seus pacientes antes de sair dando diagnósticos. (Foto: james-makker.net)

Saiba quem vai substituir o seu médico quando ele está fora, em férias ou doente. Olhe para as credenciais desta segunda opção também.

Conheça a equipe. Não é uma experiência agradável quando você está doente e sentado na sala de espera ter uma equipe do escritório que não faz um bom atendimento. Eles são amigáveis e educados? Ninguém quer lidar com uma pessoa agressiva quando você está doente.

Falar com um médico para ter uma noção do nível de confiança das orientações para seus pacientes e determine se ele vai ouvir as suas queixas e será capaz de responder com o tratamento adequado. Faça bastante perguntas.

Descubra o que o tempo médio de espera é para agendamentos. Se a equipe do médico agenda muitos pacientes por hora, você pode ter que esperar um bocado cada vez que você vá para uma consulta.

Verifique com sua companhia de planos de saúde para determinar se o médico que você seleciona é da sua rede.

Essa pesquisa pode demorar um tempo. E cada problema exigirá um médico de diferente especialização. Porém, com paciência, você irá encontrar o médico certo para seu caso. Mas não deixe de fazer sua parte enquanto não o encontra.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.