Ao decidir entre óculos e lentes de contato, muitas vezes a escolha se resume a preferência pessoal. Um pode ser mais confortável do que o outro, ou pode ser a opção mais prática. Antes de decidir, no entanto, olhe alguns exemplos de prós e contras a serem considerados na hora de escolher cada um deles para diferentes situações. E é importante também uma consulta com um oftalmologista para saber se você tem algum problema a mais de visão, se algum problema foi agravado e quais as recomendações dele para seu caso.

Estilo

Óculos foram uma vez pensados como menos do que elegantes, mas o novo cenário mudou muito isso, com famosos estilistas lançando linhas próprias de óculos. As lentes de contato, enquanto isso, vêm em variedades coloridas para dar um ar novo ao seu olhar ou transparentes, mostrando seus olhos verdadeiros.

Visão

Usuários de lentes de contato têm relatado que eles gostam da visão periférica aumentada, enquanto usuários de óculos às vezes se queixam de que suas lentes embaçam em determinadas temperaturas, além da perda da visão periférica.

Custos

O custo de lentes de contato diminuiu significativamente nos últimos tempos, e armações de óculos novos estão disponíveis em muitas escalas de preço. Ambos agora custam aproximadamente o mesmo valor.

Escolhendo para a ocasião certa

A escolha entre os dois vai variar de acordo com a situação em que você estiver, onde cada um apresentará suas vantagens e desvantagens. (Foto: www.stamfordeyedoctor.com)a

Cuidados

Óculos devem ser limpos diariamente com um pano limpo e adequado. A maioria das lentes devem ser limpas diariamente com soluções. No entanto, você deve consultar as instruções, pois as dicas e cuidados necessários variam entre tipos diferentes de lentes.

Conforto

Óculos fazem peso nas orelhas e nariz até com os modelos mais leves. Muitas pessoas relatam conforto com as lentes de contato, no entanto, cada utilizador é diferente e algumas pessoas passam por experiências com a sensação de olhos arranhando ou sob pressão com as lentes de contato.

Lentes de contato e carreiras/profissões

Pessoas que trabalham em determinadas carreiras não estão autorizadas a usar lentes de contato. Por exemplo, sugere-se que aqueles que trabalham em laboratórios químicos não usem lentes de contato.

Esportes

Já no caso de quem pratica esportes, as lentes de contato, em geral, tem uma grande vantagem aqui. Porém, cuidado com lentes de contato rígidas, que podem sofre um impacto durante esportes mais ativos e acabar machucando muito seu olho.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.