Viver no interior é mais saudável do que viver na cidade? Eu não acho que há uma resposta definitiva a essa pergunta. A primeira reação de muitos a esta questão é de que a vida no interior é muito mais saudável. Parece ser uma resposta óbvia devido a questões sobre criminalidade, poluição, densidade populacional e o estresse relacionado à cidade. Mas não é bem assim que a coisa funciona. Vamos entender melhor as questões de qualidade de vida no campo e na cidade, para você escolher onde você terá uma saúde melhor servida.

Vantagens e desvantagens da zona rural e urbana: profissionais de saúde

Uma minoria dos profissionais médicos escolhem praticar seus ofícios no campo. A maioria deles preferem morar em cidades grandes ou próximos a elas. Quem mora na cidade terá um acesso mais fácil a esses profissionais, enquanto quem mora no campo terá acesso apenas a profissionais da rede pública de saúde (onde não há hospitais nem clínicas particulares), ou terá que viajar para uma cidade maior para um atendimento particular. Quem tem uma saúde mais delicada pode ter problemas para encontrar um atendimento médico. Mas apesar disso, geralmente a qualidade do atendimento de saúde público em cidades do interior é bem melhor do que nos grandes centros.

Desvantagens de morar no campo: plano de saúde

Os residentes de zonas rurais são menos propensos a ter planos de saúde pagos pelos empregadores. Além disso, um plano de saúde, para ser realmente usado, pode forçar a pessoa que mora no campo a viajar para uma cidade grande próxima para poder fazer consultas ou receber atendimento médico.

Qualidade de vida no interior

Antes de achar que morar no campo é mais saudável, analise realmente se é o caso, e se vale a pena fazer a troca. (Foto: The Allstate Blog)

Vantagens de morar na cidade: acidentes

Você não leu errado. Apesar de boa parte dos acidentes acontecerem nas cidades e rodovias, nas zonas rurais, quando ocorre um acidente, a taxa de mortalidade é maior. Isso porque o tempo de resposta médio para uma equipe de emergência chegar até o local de um acidente é maior do que nas cidades. Esse tempo de demora faz a diferença, pois a pessoa demora mais para receber os cuidados necessários para evitar a morte ou sequelas graves.

Vantagens de morar na zona rural: qualidade de vida

Sem trânsito, sem poluição do ar, sem poluição sonora. Isso já reduz consideravelmente o estresse que um indivíduo passa nas cidades. Hoje se sabe que o estresse é um grande causador de doenças e problemas de saúde, causando cada vez mais problemas para as pessoas. Vivendo no campo é possível reduzir consideravelmente o estresse e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida.

Vantagens de morar na zona urbana: vícios

Taxas de alcoolismo e abuso de substâncias em zonas rurais são geralmente maiores (proporcionalmente) do que nas zonas urbanas. É até meio lógico o pensamento. Geralmente não há muito entretenimento nas cidades pequenas, fazendo com que uma das únicas diversões seja ir para o bar ou usar drogas recreativas. Como na cidade as pessoas ficam mais ocupadas ou, simplesmente, tem mais formas de se divertir, é mais fácil fugir dos “atalhos” que fazem mal à saúde.

Quais os problemas enfrentados pelos moradores do campo: doenças

As doenças cerebrovasculares e a hipertensão arterial são mais elevadas nas zonas rurais. E a maioria das cidades no campo carecem de serviços de saúde mental em comparação com zonas urbanas. Isso pode parecer bobeira, mas se você considerar que o número de suicídios no campo é maior (proporcionalmente) do que nas cidades, você já começa a entender como essa ausência de cuidados influencia na saúde das pessoas que moram no campo.

Semelhanças e diferenças no modo de vida no campo e na cidade

Quem mora na cidade vai ter de conviver com o estresse, ou aprender a lidar com ele muito bem. Quem mora no campo, precisa cuidar da saúde para manter a qualidade de vida melhor. Isso significa algumas viagens à cidade ou buscar o atendimento médico público na cidade do interior, para manter tudo dentro dos conformes. Mas é necessário ter consciência que quem mora no campo terá de viajar longas distâncias para chegar até um médico ou hospital, e esse tempo pode prejudicar bastante na hora de atendimentos de emergência. É, de certa forma, semelhante o modo de vida nesse caso, pois quem mora na cidade terá de enfrentar o trânsito, a correria do dia a dia, para chegar em um hospital ou médico. Mas na cidade, o processo será, na maior parte das vezes, mais rápido.

Onde é melhor morar?

Para sua saúde, o que mais vai influenciar na qualidade é os cuidados que você toma e seu próprio estilo de vida. Pessoas que passam por muito estresse na correria da cidade, mesmo com as desvantagens, podem term uma vida muito melhor no campo. Porém, é importante tomar cuidados psicológicos para evitar que um estilo de vida no campo prejudique sua saúde mental, levando a certos comportamentos que possam ser prejudiciais à sua saúde.

Onde você acha que é melhor morar? Por que? O campo ou a cidade que é mais saudável?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.