Confrei é um arbusto perene, que é nativo da Europa, e as suas raízes e folhas são vendidas como pomadas, óleos compostos, cremes, compressas e extratos de folhas para uma variedade de fins medicinais. Confrei foi historicamente utilizado oralmente para o tratamento de doenças gastrointestinais, bronquite e úlceras pépticas. No entanto, a planta também foi encontrado como tóxica para o fígado quando tomada internamente, e pode causar hepatotoxicidade. Como tal, o uso oral de confrei já foi até banido em alguns países e não é recomendado sua utilização, o que inclui o uso do chá de confrei para beber. Mas isso não significa que o chá não tenha aplicação tópica com efeitos positivos.

Compostos benéficos no Confrei

O confrei contém minerais, vitaminas e numerosos fitoquímicos, que são compostos antioxidantes potentes encontrados em plantas. As folhas e raízes contêm a alantoína e taninos fitoquímicos, que tanto ajudam na formação de novas células da pele para formar quanto promovem a cicatrização de feridas e pele saudável. Folhas e raízes também conter ácido rosmarínico, que é um fitoquímico que ajuda a reduzir a inflamação.

Lista de benefícios tópicos do Confrei

Confrei é usado topicamente para reduzir a inflamação e promover a cura de distensões, fraturas, músculos estendidos e ossos quebrados É também utilizado para reduzir a dor e a inflamação associada com a osteoartrite. A planta ajuda a acelerar a cura de diversas doenças da pele, incluindo erupções cutâneas, queimaduras, dermatite e psoríase. Confrei também é usado para o tratamento de escaras, mordidas e picadas, contusões, joanetes inflamados, queimaduras, pele seca, úlceras de perna, hemorragias nasais e sarna.

Preparando o chá de confrei

O chá de confrei deve ser preparado com a planta inteira, mas não deve ser ingerido a não ser que receitado pelo seu profissional de saúde. (Foto: dtlherbsltd.blogspot.com)

O chá de Confrei

Preparando o chá de confrei, você pode ter uma mistura mais concentrada da planta e diluída em líquidos, sem a perda de boa parte dos nutrientes. Assim, sem ter que ingerir o confrei, você pode obter o melhor da planta sem prejudicar sua saúde.

Confrei para cicatrização

Chá de confrei pode ajudar a acelerar a cicatrização de feridas cutâneas menores, porque as raízes de confrei e folhas contêm um composto químico chamado ácido úrico que podem estimular o crescimento de novas células da pele. Também pode ser útil para queimaduras, escaras, picadas de insetos e erupções cutâneas.

Confrei para hematomas e sangramento

Chá de confrei pode ajudar a reduzir a aparência e acelerar a cicatrização de feridas. Ele também pode ajudar a reduzir o sangramento de feridas na pele, e pode ajudar a parar hemorragias nasais. Folhas de confrei e raízes contêm taninos, que têm um efeito adstringente sobre os vasos sanguíneos. Estes taninos são os componentes de confrei responsáveis ​​pelo controle do sangramento.

Confrei para dor nas costas

Os benefícios de aplicações tópicas de confrei são principalmente baseadas em evidências, e poucas pesquisas têm sido feitas para confirmar a eficácia de confrei para seus usos pretendidos. Um estudo em relação ao uso de confrei para o tratamento de dor nas costas concluiu que havia uma diferença significativa entre o extrato de confrei e o grupo placebo quanto à intensidade da dor. De fato, o extrato causou uma diminuição de 95,2 por cento em dor percebida durante os movimentos normais e produziu os efeitos de alívio da dor rapidamente.

Cuidados no uso do chá de Confrei

O uso tópico de confrei é geralmente considerado seguro. No entanto, substâncias encontrados em plantas de confrei podem ser prejudiciais em grandes quantidades. Quando o confrei é usado em feridas abertas ou aplicado em excesso, pode acumular-se no corpo e tornar-se tóxico. Como tal, você deve seguir as instruções sobre produtos de confrei, certificando-se de não usar mais do que é recomendado e não usar confrei para mais de 10 dias de cada vez. Se você estiver grávida ou amamentando, você deve evitar produtos de confrei.

Embora o chá de confrei pode oferecer benefícios medicinais, o uso interno de chá de confrei tem suscitado controvérsia considerável. Tomando esta erva pode causar danos ao fígado, além de contribuir para a doença veno-oclusiva hepática, uma doença caracterizada pelo estreitamento dos vasos sanguíneos em seu fígado. Confrei também tem sido associado à formação de câncer embora apenas tenha sido demonstrado o aumento de risco em animais. Fale com o seu médico antes de tomar qualquer forma de confrei, incluindo chá de confrei.

Você conhece o Confrei? Ele funcionou para te ajudar em algum problema de saúde? Compartilhe nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.