O número de crianças que sofrem com a obesidade infantil continua a aumentar . Geralmente, as crianças têm menos problemas de saúde relacionados com o peso do que os adultos. No entanto , as crianças com excesso de peso correm um alto risco de se tornarem adolescentes ou adultos com sobrepeso, colocando-os em risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes mais tarde na vida. Elas também são mais propensas a desenvolver estresse, tristeza e baixa auto-estima.

Quais as causas da obesidade em crianças?

As crianças ganham sobrepeso e chegam a obesidade por uma variedade de razões. As causas mais comuns são fatores genéticos, falta de atividade física , hábitos alimentares pouco saudáveis ​​ou uma combinação desses fatores. Só em casos raros é o excesso de peso causado por uma condição médica, como um problema hormonal. Um exame físico e alguns exames de sangue podem descartar a possibilidade de uma condição médica como a causa para a obesidade.

Apesar de problemas de peso poderem correr nas famílias, nem todas as crianças com uma história familiar de obesidade serão obesas. As crianças cujos pais ou irmãos ou irmãs estão com sobrepeso podem ter um maior risco de excesso de peso em si, mas isso pode estar ligado a comportamentos familiares compartilhados, como hábitos alimentares e atividades.

A dieta da criança e nível de atividade desempenham um papel importante na determinação do peso de uma criança. Hoje, muitas crianças passam um tempo muito grande em inatividade. Por exemplo, a criança média gasta cerca de quatro horas por dia assistindo televisão. Como computadores e videogames tornam-se cada vez mais populares, o número de horas de inatividade pode aumentar.

Quais os riscos de doenças para crianças obesas?

As crianças obesas estão em risco de um determinado número de condições, incluindo:

  • Colesterol alto;
  • Pressão alta;
  • Doença cardíaca precoce;
  • Diabetes;
  • Problemas ósseos;
  • Condições de pele como brotoeja , infecções fúngicas e acne.
Obesidade infantil

Ao identificar que a criança está ganhando muito peso, os pais devem interferir para que não chegue à obesidade. (Foto: www.topnews.in)

Como faço para saber se meu filho está acima do peso ?

A melhor pessoa para determinar se o seu filho está acima do peso ou não é o médico do seu filho. Para determinar se ou não o seu filho está acima do peso , o médico irá medir o peso e a altura do seu filho e calcular seu IMC ou índice de massa corporal , para comparar este valor com os valores padrão. O médico também irá considerar a idade da criança e os padrões de crescimento. Avaliar a obesidade em crianças pode ser difícil, porque as crianças podem crescer em ritmos imprevisíveis.

Como posso ajudar meu filho com excesso de peso?

Se você tem uma criança com excesso de peso, é muito importante que você permitir que ele ou ela saiba que você vai ser solidário. Sentimentos das crianças sobre si mesmos muitas vezes são baseados em sentimentos de seus pais sobre eles, e se você aceitar seus filhos , em qualquer peso, eles estarão mais propensos a sentir-se bem consigo mesmas. Também é importante conversar com seus filhos sobre o seu peso , permitindo-lhes partilhar as suas preocupações com você.

Os pais devem concentrar-se em mudar gradualmente a atividade física de sua família e os hábitos alimentares. Ao envolver toda a família , todo mundo aprende hábitos saudáveis ​​e a criança com excesso de peso não se sente destacada.

Como posso envolver minha família em Hábitos Saudáveis ​​?

Há muitas maneiras de envolver toda a família em hábitos saudáveis ​​, mas aumentar a atividade física da família é especialmente importante. Algumas maneiras de fazer isso incluem:

Liderar pelo exemplo. Se os seus filhos enxergam que você é fisicamente ativo e se diverte, eles são mais propensos a ser ativos e permanecerem ativos para o resto de suas vidas.

Plano de atividades. Fornecendo a todos os exercícios possíveis como caminhar, andar de bicicleta ou nadar .

Seja sensível às necessidades do seu filho. Crianças com excesso de peso podem se sentir desconfortáveis em participar de certas atividades. É importante ajudar a criança a encontrar atividades físicas que eles gostam e que não são embaraçosas ou muito difíceis.

Abandone o sedentarismo. Faça um esforço para reduzir a quantidade de tempo que você e sua família gasta em atividades sedentárias, como assistir TV ou jogar jogos de videogame

Considerações finais

Independentemente da abordagem que os pais optam por tomar em relação a uma criança com excesso de peso, o objetivo não é fazer que atividade física e seguir uma dieta saudável sejam tarefas árduas. O objetivo principal é aproveitar ao máximo as oportunidades que você e sua família têm para serem ativos e saudáveis, prevenindo e tratando presentes e futuros problemas de saúde de todos os membros da família.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.