Não vá encher sua criança com sal, açúcar, frituras e produtos químicos complexos, que podem atrapalhar o pensamento das crianças, deixá-los hiperativos e torná-los incapazes de se concentrar. Confira 10 piores alimentos para crianças que devem ser evitados.

Piores alimentos para crianças: docinhos de frutas

Prefira frutas reais. A maioria dos docinhos de frutas, principalmente as gomas de mastigar, são repletos de xarope de milho, cores e sabores artificiais. Substitua por frutas inteiras, tais como maçãs, bananas e laranjas.

Alimentos ruins para crianças: manteiga de amendoim, geleia e maionese

São três alimentos geralmente aplicados no pão do lanche das crianças. A manteiga de amendoim e a geleia podem ser carregadas de xarope, açúcar, sal, e gorduras. A maionese é quase gordura pura.

Todos esses itens devem ser usados apenas em pão de trigo integral, e não terem em sua formulação açúcar, sal em excesso, xarope, e corantes artificiais. Bananas ou morangos misturada com mel puro são ótimos substitutos naturais para geleia. Para a maionese, ou troque pelo requeijão light, ou obtenha maionese light e sem gorduras saturadas.

Afaste as crianças de alimentos não saudáveis

Frituras, alimentos ricos em sal e açúcar são péssimos para crianças, e devem ser evitados ao máximo. (Foto: MomJunction)

Barras nutritivas ricas em amido

Estes alimentos convenientes, podem conter mais de 15 ingredientes. Quanto mais ingredientes que um produto tiver, mais ele se desvia do alimento real, e mais produtos químicos e açúcares você encontrará nele. Escolha uma barra nutritiva que ofereça cereais integrais, frutas e fibras, ou faça sua própria barra.

Iogurtes muito coloridos: fuja deles!

Iogurtes com cores muito virantes devem ser afastados das crianças. Procure iogurtes que tem três ingredientes: leite, probióticos e frutas. Evite açúcar no iogurte: quanto mais natural, melhor. Iogurte grego ou desnatado são ótimas opções.

Compotas de frutas e saladas de frutas prontas

Seu filho não precisa de uma compota de frutas para saboreá-las, nem de uma salada de frutas pronta, comprada fora de casa. Prepare para a criança alimentos integrais, feitos com frutas como maçãs, pêssegos, peras e tangerinas, que são doces o suficiente por si só. Se você comprar uma salada de frutas prontas, certifique-se que o único açúcar acrescentado venha do mel.

Alimentos que crianças devem evitar: energéticos, refrigerantes, e bebidas adocicadas artificialmente

Uma criança não deve exceder 12 colheres de chá de açúcar na dieta por dia. Em uma única porção, essas bebidas excedem a dose diária recomendada de açúcar em grandes quantidades. Algumas escolhas nutritivas incluem smoothies, sucos integrais, e vitaminas.

Salgadinhos fazem mal para crianças? Sim!!

Salgadinhos que mancham as roupas e os dedos de uma criança com aquela cor laranja neon são um candidato definitivo para o pior lanche que uma criança poderia comer. As pessoas geral comem muito sal, e salgadinhos oferecem mais sal em uma porção do que uma criança precisa em um dia, enquanto não oferecem qualquer valor nutritivo. Substitua estes por petiscos caseiros ou pipoca feita sem óleo.

Bolos e biscoitos para crianças: evite!

Pães doces, bolos, bolinhos e biscoitos estão cheios de xarope de milho e ingredientes artificiais. Esses produtos são ricos em calorias e pobres em nutrientes. Para uma maneira mais saudável para satisfazer a gula do seu filho, vá com biscoitos, passas, mangas secas (sem adição de açúcar) e um bolo caseiro ocasional ou cookies.

Gelatina ou pudim: cuidado!

Quase nenhum ingrediente nutricional real pode ser encontrado na gelatina ou pudim. Você pode se assustar com a leitura dos rótulos desses produtos. Evite completamente, trocando por iogurtes e outras sobremesas integrais.

Bandejas de almoço prontas

Almoços pré-embalados são possivelmente as piores opções para um lanche. Estas bandejas de plástico cheias de sal e de químicos devem ser evitados a todo custo. Fique com sanduíches caseiros, ou faça sua própria bandeja do almoço para o seu filho usando alimentos naturais, saudáveis.

Adquira o hábito de ler os rótulos e evitar alimentos com ingredientes desnecessários. Pesquise um pouco no supermercado, e você vai conseguir preparar excelentes almoços e lanches para sua criança.

Vale dizer que alguns desses alimentos, de vez em quando, não fazem mal algum. O problema é o excesso, ou como parte de uma dieta do dia a dia. Isso não pode, mesmo!

Quais alimentos você acha pior para crianças? Quais você já não dá para suas crianças e quais você acha que não tem problema?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.