Mais da metade dos adultos roncam ocasionalmente. Enquanto a maioria pensa que o ronco é uma peculiaridade inofensiva do sono, ele pode ser o sintoma de um problema ainda mais profundo, como a apneia do sono. É importante seu médico avaliar seus padrões de sono e os hábitos para discernir se há um problema maior, além de indicar possíveis soluções e recomendações para seu problema específico de ronco.

Felizmente, existem remédios caseiros para o ronco, além de mudanças de estilo de vida pode ajudá-lo ao procurar uma solução de como parar de roncar, permitindo uma melhor e mais silenciosa noite de sono.

Perca peso

Um remédio natural para parar de roncar é perder peso. Pessoas com sobrepeso são mais propensas a sofrer de ronco devido ao tecido pescoço exercendo excessiva pressão sobre suas vias aéreas, resultando em uma incapacidade de respirar corretamente durante o sono. A solução óbvia para este problema é perder peso. A receita natural para o ronco é uma dieta de baixa caloria, com pelo menos 30 minutos de exercício por dia para ver uma mudança em seu corpo e seu ronco.

Evite o álcool

O álcool impacta na sua capacidade de reajustar a posição do corpo automaticamente quando você começa a roncar alto e de forma desconfortável. Quando você beber álcool ou tomar sedativos, é provável que você caia em um sono ainda mais profundo do que o normal, resultando em um relaxamento completo de seus músculos. Isto leva à compressão em suas vias respiratórias, podendo levar facilmente ao ronco. Pare de beber e para prevenir o ronco naturalmente e evite sedativos para dormir, preferindo remédios naturais para ajudar no sono.

Por que dar uma solução para o ronco

Ao buscar uma solução natural para o ronco, você vai dar paz também para sua saúde e para quem está do seu lado, ouvindo você roncar. (Foto: www.huffingtonpost.com)

Mude de posição ao dormir

Se você é normalmente dorme de costas, você está colocando pressão sobre as vias aéreas. Mesmo as pessoas que não são tipicamente roncadores acabam roncando alto quando deitados sobre as costas. Se você não está acostumado a dormir de lado, tente esta dica de solução caseira para o ronco: costure uma bola de tênis na parte traseira de seu pijama ou camisa com gola, de modo que quando você tenta rolar do lado para as costas durante o sono, você vai se sentir desconfortável e voltar para o lado para parar o ronco.

Trate ou cure completamente sua congestão

Seu ronco pode ser um resultado de alergias sazonais ou um resfriado. Congestionamento se acumula em seus seios e fossas nasais, tornando mais difícil você respirar. Trate o seu congestionamento para uma noite mais tranquila de sono.

Coloque um umidificador no seu quarto para manter o ar úmido, invista em gotas nasais salinas ou tome um banho quente antes de dormir para limpar suas passagens, facilitando a respiração durante a noite como uma receita caseira para o ronco. Você também pode querer colocar toalha molhada perto da cama para umedecer o ar. Em última instância, com uma avaliação por um otorrinolaringologista, pode ser necessária a cirurgia para correção do desvio de septo nasal, um problema comum e que causa ronco em muitas pessoas.

Exercícios para a mandíbula

Em conjunto com as soluções naturais acima, se você não tem sobrepeso, tem hábitos saudáveis e ainda está roncando, existem uma série de exercícios corretivos que podem ajudá-lo a descansar sua mandíbula na posição apropriada para a respiração correta durante o sono. Praticar estes exercícios regularmente pode ajudar a reduzir ou eliminar o ronco ao longo do tempo, dando uma solução definitiva para o ronco em alguns casos.

O primeiro exercício envolve uma ação de mascar que exercita sua boca, língua e mandíbula de uma só vez. Finja que você está mascando chiclete por cerca de um minuto e repita. Outro exercício para evitar o ronco para a mandíbula é estender o maxilar inferior sobre sua mandíbula superior para mostrar os dentes enquanto nesta posição. Segure esta posição por 10 segundos e volte a uma posição relaxada. Repita algumas vezes por dia.

Cantar para curar o ronco

Além de exercícios convencionais para o pescoço, garganta e mandíbula, cantar de determinadas maneiras pode ajudar a trabalhar os diferentes músculos na parte de trás da garganta. Quando os músculos da garganta estão muito relaxados durante o sono, eles podem vibrar enquanto você respira e criar um som de ronco. O exercício trabalha o palato mole, o arco na parte de trás da garganta e a língua.

O exercício funciona fazendo o som “ung-gah”. No som “ung”, o palato mole se resume a tocar a parte de trás de sua língua e no som “gah”, ele levanta de volta. Repetindo esse som vai exercitar o palato mole para fortalecer os músculos apropriados e evitar o ronco.

Exercícios faciais

Como ronco resulta da incapacidade de obter ar suficiente através de suas vias respiratórias, fortalecer toda a área da boca e pescoço é eficaz como exercício para reduzir ou eliminar o ronco.

O primeiro exercício envolve fazendo um movimento de bico como se você estivesse dando a alguém um grande beijo. Mantenha essa posição por alguns segundos e repita. Outro exercício semelhante envolve franzir seus lábios como se você estivesse indo tomar um gole de água e pressionando os lábios. Mantenha essa posição por alguns segundos, depois relaxe e repita.

Não saia tomando remédios para parar de roncar sem a recomendação médica apropriada. Sabemos que é um problema incômodo, mas apenas com esforços consistentes e durante um tempo é que você poderá dar uma solução definitiva para seu ronco.

Como você faz para roncar menos ou parar de roncar? Quais receitas naturais e exercícios você recomenda?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.