Dormir o suficiente é a coisa mais importante. Mas você sabia que a forma como você dorme também pode afetar a sua saúde e melhorar (ou piorar) certas dores? Vamos dar uma olhada em oito posições de dormir comuns e o que elas causam em seu corpo.

Dormir de costas com os braços nas laterais

Dormir de costas com os braços ao seu lado é geralmente considerada a melhor posição para dormir para a saúde da coluna e é boa para o seu pescoço também, contanto que você não use muitas almofadas. Dito isso, quem dorme de costas tende a roncar mais do que em qualquer outra posição e apneia do sono está fortemente associada a dormir de costas.

Dormir de costas com os braços para cima

Esta posição chamada “estrela do mar” também é boa para as costas. Se você coloca os braços para cima em torno do seu travesseiro ou não, dormir de costas também pode ajudar a prevenir rugas faciais e erupções de pele. No entanto, esta posição também pode resultar em roncos e problemas com refluxo ácido. Além disso, ter os braços para cima pode colocar pressão sobre os nervos em seus ombros, levando à dor.

Rosto para baixo

Dormir sobre seu estômago pode melhorar a digestão, mas a menos que você tenha desenvolvido uma maneira de respirar através de seu travesseiro, provavelmente leva você a inclinar seu rosto em uma direção ou outra. Isso pode colocar muita pressão sobre o pescoço. Dormir sobre rosto também pode causar dor nas costas, como a curva da coluna não é suportada.

Dormindo melhor para uma boa saúde

Dormir em diferentes posições te ajudará a cuidar de diferentes dores e problemas de saúde. (Foto: www.hampsteadchiropractic.co.uk)

Posição fetal

Dormir tudo enrolado como uma bola e com os joelhos dobrados e seu queixo inclinado para baixo pode ser confortável, mas é provavelmente uma das piores posições para dormir, considerando como isso pode exercer pressão em suas costas e pescoço.

No extremo da posição fetal também pode restringir a respiração profunda. Isso considerado, dormir como um feto pode te ajudar a dormir como um bebe se você costuma ter problemas com ronco ou se você está grávida.

De lado com os braços nas laterais

Quando você está dormindo ao seu lado com ambos os braços para baixo, a coluna vertebral é melhor suportada em sua curva natural. Isso pode definitivamente ajudar a reduzir dores nas costas e pescoço enquanto também reduz a apneia do sono. A desvantagem? Dormir sobre o lado pode contribuir para o envelhecimento da pele devido à gravidade, o que significa rugas faciais e flacidez seios.

De lado com os braços para fora

Esta posição tem muitos dos mesmos benefícios de dormir de lado com os braços esticados para baixo. No entanto, qualquer posição dormindo de lado pode causar dores nos ombros e dores no braço devido ao fluxo restrito de sangue e pressão sobre os nervos, o que pode ser agravado por ter seus braços para fora na frente de você.

No lado direito

Se você é um dorminhoco lateral, o lado em que você dorme também faz a diferença. Dormir sobre o lado direito pode piorar a azia e no lado esquerdo pode colocar pressão sobre os órgãos internos como o fígado, os pulmões e o estômago (minimizando o refluxo ácido). Para mulheres grávidas, os médicos geralmente aconselham dormir sobre o lado esquerdo, pois isso pode melhorar a circulação para o feto.

Compensação com o travesseiro

Escolher uma posição de dormir adequada é importante, mas, independentemente de qual posição de dormir que você preferir, é altamente provável que você pode obter uma melhor noite de sono com menos dor na parte da manhã, compensando o seu corpo com um travesseiro.

Quem dorme de costas pode colocar um pequeno travesseiro sob o arco da sua coluna vertebral, quem dorme de lado pode colocar um travesseiro entre os joelhos, e aqueles que dorme sobre o estômago podem colocar um travesseiro sob os quadris para apoiar as articulações e permitir o relaxamento, livre de dores.

De todas as posições de dormir mencionados, qual delas lhe dá a melhor noite de sono sem dor?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.