Como fazer sabão com óleo de cozinha!

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Chega um ponto em que não podemos mais reutilizar o óleo de cozinha para fritar alimentos e acabamos jogando fora os restos. Na melhor das hipóteses, podemos levá-lo para um ponto de coleta de óleo usado, onde ele será levado para o lugar certo para reciclagem e ser usado para fazer biodiesel. Na pior das hipóteses, nós jogamos o óleo pela pia, o que é ruim para o meio ambiente. Porém, há outra alternativa para tirar o máximo proveito de óleo de cozinha usado: fazer sabão caseiro!

Esta é uma técnica usada já há muito tempo, ensinando como fazer sabão com óleo usado gerações, com resultados muito bons. Passo a passo, vamos ensinar como fazer sabão caseiro com óleo usado de casa.

Ingredientes para fazer sabão com óleo de cozinha

Aprendendo a usar o óleo para o sabão caseiro

A mesma receita de nosso artigo pode ser usada para qualquer óleo, inclusive óleo de azeite e de outras fontes. (Foto: turkishbathandbeyond.com)

Segurança antes de tudo

Nesta técnica em que ensinamos como fazer sabão com óleo de cozinha, já que há o uso de produtos químicos pesados, é preciso segurança total no manuseio dos ingredientes. Antes de começar, você tem que colocar as luvas porque a soda cáustica pode causar danos à pele e é recomendável que você use óculos de proteção para evitar que os vapores não irritem seus olhos.

Sabão com óleo de cozinha: receita!

Coloque a água em um grande recipiente de plástico ou de aço inoxidável. Adicione a soda cáustica e agite até que se dissolva na água. Você deve ter muito cuidado, porque a temperatura vai aumentar para cerca de 80º C e gerar vapores que não devem ser inalados, altamente tóxicos. Deixe repousar e esfriar para cerca de 35° C. Se você quiser adicionar alguns óleos essenciais e dar um cheiro especial para o sabão, faça isso agora.

Despeje lentamente o óleo de cozinha na mistura de água e soda cáustica, mexendo constantemente sempre na mesma direção para evitar “corte” na liga, por cerca de 30 a 40 minutos, até que a mistura comece a engrossar durante o processo de saponificação. Quando a mistura tem uma textura pastosa, derrame em moldes e deixe o sabão para secar por cerca de 30 dias.

Informações importantes

Em qualquer momento, ao aprender como fazer sabão com óleo de fritura, você vai descobrir que a soda cáustica é um elemento importante para a saponificação do óleo, e não pode ser “eliminada” da mistura. Ela pode ser encontrada em supermercados, e deve ser mantida afastada das crianças e animais.

É recomendável que você faça o sabão em uma área aberta ou muito bem ventilada, usando camisa de mangas compridas e calças compridas para proteger-se de possíveis respingos, ou mesmo um avental de plástico com luvas de PVC longas. Se você quer cortar o sabão em barras, você pode fazê-lo com uma faca no dia depois de fazer a mistura, quando adquiriu alguma consistência. É muito importante que você não use sabão durante os 30 dias do seu desenvolvimento, pois pode conter pequenas quantidades da soda cáustica e irritar a pele.

E como fazer sabão com óleo sem soda cáustica?

Se você tem uma pele mais delicada, você deve aprender a fazer sabão com óleo e álcool, em uma mistura que ensina como fazer sabão com óleo usado sem soda cáustica. Nesse caso, você precisará adicionar mais solventes à mistura da soda cáustica, tais como o álcool (propileno glicol ou álcool etílico 90%), glicerina e/ou açúcar dissolvido em água, respeitando as seguintes proporções na mistura: álcool entre 30%-35% da mistura, glicerina 8%-12%, açúcar dissolvido na água 6%-9%, e água 12%-20%. Diferentes combinações podem e devem ser testadas, até você encontrar a concentração mínima de soda cáustica que pode usar na sua receita.

O mais importante depois de fazer essa receita de sabão caseiro com óleo de cozinha é usar um bom hidratante para a pele, mesmo que você não tenha entrado diretamente em contato com a mistura. E claro, não se esqueça de compartilhar nos comentários qual foi sua receita e como ficou o resultado para outros também testarem em suas casas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.