A pele fica seca quando perde a umidade ou não pode retê-la. O ar aquecido dentro de casa durante o inverno, tomar banho com muita freqüência e usar sabonetes duros pode contribuir para a pele seca. A pele seca ocorre mais frequentemente nas pernas, os lados do abdome e coxas, embora a condição possa aparecer em qualquer parte do corpo. Pele extremamente seca pode levar a descamação, rachaduras e irritação.

Muitos remédios naturais para pele seca podem resolver e prevenir os problemas. No entanto, consulte o seu médico se o ressecamento e coceira interferem com o seu sono ou se o tratamento caseiro para pele seca não melhorar a sua condição.

Óleos para pele seca

Aplicar hidratante na pele seca cria um selo que impede a umidade de escapar. Tente um hidratante à base de óleo, como óleo de bebê, para a pele extremamente seca, pois dura mais tempo do que outros tipos de hidratantes. Óleos naturais para pele seca, incluindo óleo de abacate, jojoba e amêndoa, também ajudam a manter a pele seca hidratada.

Para melhores resultados, aplique o óleo na sua pele imediatamente após o banho. Seque sua pele seca com uma toalha suavemente, mas permita que uma certa umidade permaneça sobre a superfície. Aplique o óleo para pele seca generosamente, prendendo a umidade e impedindo que sua pele seque muito rapidamente.

Sal marinho para a pele seca

O sal do mar pode hidratar a pele seca quando usado em um banho ou como uma esfoliação com sal. Adicione uma xícara de sal marinho em uma banheira de água quente e fique em imersão durante pelo menos 20 minutos, para nutrir a pele extremamente seca. Combine 1 xícara de sal grosso com 1/4 xícara de glicerina vegetal para criar um esfoliante de sal nutritivo para a pele seca. Esfregue a mistura sobre a pele em um movimento circular, e enxágue com água morna. Siga com um hidratante à base de óleo para obter melhores resultados. Não use sal do mar, se você tem feridas abertas, ou você pode sentir ardor doloroso.

Quais produtos usar para a pele seca

Vários produtos naturais, como cebola, azeite, pêssego e gema de ovos podem ser usados em tratamentos para hidratar a pele seca eficientemente. (Foto: www.dailyindia.org)

Aloe vera para pele seca

O aloe vera tem propriedades calmantes, curativas e hidratantes quando usado topicamente na pele extremamente seca. Ele funciona especialmente bem na pele escamosa, já que remove suavemente a camada superior de células mortas da pele. Aplique uma camada fina de aloe vera nas áreas afetadas pela secura. Se a sua pele absorve o gel, você não precisa lavar. Se um pouco do gel permanecer na sua pele após cerca de 20 minutos, enxágue com água morna. Repita o processo uma ou duas vezes ao dia, ou simplesmente substitua o seu hidratante regular por aloe vera.

Mel para pele seca

Mel aperta, amacia e hidrata a pele seca. Você deve fazer a aplicação de mel puro diretamente na pele extremamente seca, e massageie a área levemente com as pontas dos dedos por cerca de 2 minutos. Isso aumenta a circulação no local, e incentiva a mais profunda ação hidratante. Enxágue bem com água morna, e aplique hidratante depois. Repita o tratamento natural para pele seca com mel, pelo menos, uma vez por dia para ajudar a acalmar a pele seca.

Hidratante natural para pele seca de mamão e abacate

O mamão é uma fruta muito popular para tratar a pele seca naturalmente. Ela não só reduz a secura, mas também efetivamente remove cicatrizes. Faça uma pasta usando uma fatia de mamão, 1 abacate e 1 banana. Aplique no rosto e deixe por 15 minutos. Você também pode fazer uma pasta com o abacate e aplicá-la em todo o rosto e corpo para nutrir a pele. Este é o mais eficaz de remédios caseiros para a pele seca no rosto.

Hidratante para pele seca de gema de ovo

A gema de ovo é uma outro remédio naturai muito popular para a pele seca. Faça uma máscara de beleza utilizando a gema de 1 ovo, 1 colher de chá de leite em pó e 1 colher de chá de mel. Aplique este hidratante natural para pele seca no rosto e todas as áreas secas. Deixe por 20 minutos e, em seguida, lava com água em temperatura ambiente.

Hidratante para pele seca de pepino

Pepino é extremamente benéfico no tratamento da pele seca. Pepino naturalmente hidrata a pele seca e também destaca o tom da pele. Faça uma pasta com um pepino batido no liquidificador e aplique no rosto. Deixe o pacote por 30 minutos e você vai notar diferença visível em questão de poucas semanas.

Coma peixe para manter a pele seca hidratada

Pelo menos duas vezes por semana, coma alguns peixes oleosos de água fria como o arenque ou salmão. Estes são ricos em ácidos graxos ômega-3 que ajudam a manter suas membranas de células da pele saudáveis. Outras boas fontes desses ácidos graxos são oleaginosas, abacates e óleo de linhaça. Misture até duas colheres de sopa de óleo de linhaça todos os dias em sua salada ou o seu mingau de aveia de manhã para obter a dose diária necessária de ômega 3.

Tome vitaminas para evitar que a pele seque

Certas vitaminas e minerais ajudam a suportar a pele saudável. Todos os dias, tome cerca de 100 miligramas de um suplemento de vitaminas do complexo B contendo tiamina, riboflavina, e ácido pantotênico; e 15 mg de beta-caroteno em doses divididas, com as refeições; e 15 mg de zinco. Faça essa hidratação com o acompanhamento de um profissional de saúde para não ter problemas com excesso ou falta de vitaminas e minerais no seu organismo

Encontre a fórmula de produtos naturais para pele seca

Procure por produtos que ofereçam uma variedade de nutrientes para nutrir a pele. Isso significa buscar por alimentos, cremes e outros produtos naturais que contenham vitamina A, vitamina C, vitamina E, riboflavina, vitamina B6, folato, zinco, selênio, e outros minerais.

Não se esqueça: vá um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento de pele!

Você tem receita naturais para pele seca? Quais tratamentos você usa e recomenda? Como você cuida da sua pele seca?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.